terça-feira, 31 de agosto de 2021

MANTENDO A FÉ, EM TEMPOS DIFÍCEIS

Estamos vivendo um momento difícil, crises econômicas, pandemias, divórcios, depressão, insonia, ansiedade, falta de empatia, de amor, de respeito, de temor a Deus e de fé.

Mais como aumentar a fé em meio a um caos? Será que existe uma fórmula ou um meio de enfrentar tudo isso, falando francamente a resposta é sim!! Podemos aumentar nossa fé, e continuar firmes no propósito de Deus para nós, colocando em prática conselhos que recebemos, uma mensagem que ouvimos, um artigo que lemos e claro se baseando nas escrituras sagradas.

Algumas dicas para isso:
- Enfrente o medo: Mesmo que tudo não seja favorável em nossas vidas, isso irá requerer de nós FÉ, força e um olhar adiante, além das montanhas. O medo é um companheiro presente em nossas vidas, o medo de fracassar, de errar, de não ser aceito, nos faz querer em muitas vezes parar no meio do caminho, então é preciso estar determinado a enfrentar o medo e seguir em frente. Nos posicionarmos na direção correta, colocar nossos olhos na  visão certa, e acima de tudo crer que Deus jamais te abandonou.

- Buscando forças: na oração, na leitura, com a família, com amigos, ouvindo uma boa musica, grupos de auto ajuda, nas escrituras sagradas, grupos de comunhão da sua igreja.

- Pensar positivo: delete definitivamente o pensamento negativo, exercendo atitudes e pensamentos positivos que lhe motivam a prosseguir.

- Ampliar seus olhares: mesmo que no primeiro momento você não compreenda as razões e os motivos da qual somos submetidos todos os dias com tantos ataques e acontecimentos que os cercam. Mais se focarmos em ampliar nossa visão pelo olhar espiritual, chegaremos a conclusão de que tudo está escrito nas escrituras sagradas.

- Acreditar: saber e sentir que as coisas boas podem e vão acontecer se você crer. Tire bons exemplos de pessoas que vivem ao seu redor que superaram seus obstáculos, venceram seus medos, dores porque ACREDITARAM que poderiam vencer.

Ser grato e valorizar: saber agradecer e valorizar o que temos faz parte de um exercício diário na conquista da fé. Agradeça pela sua vida, pela família, pela saúde, pelos mínimos detalhes em sua vida seja grato. Valorize um sorriso, um abraço, um gesto, uma atitude.... lembro que quando meus filhos começaram seu ano escolar e vinham pra casa com alguns rabiscos em uma folha de papel e me mostravam, eu os elogiava e os valorizava, pois ali eles estavam expressando seus sentimentos e eu podia naqueles pequenos rabiscos agradecer a Deus por ter meus filhos.

Oportunidade de exercitar e mostrar a sua fé: quando recebi o diagnóstico que meu marido estava com câncer nas cordas vocais e que por ser maligno ele precisaria fazer uma delicada cirurgia da qual ele corria o risco de não falar mais, ou de apenas sussurrar palavras nos assustou e nos deixou profundamente abalados, mais nesse momento meu marido exercitou uma fé que até então eu desconhecia que ele tinha. Ele me disse: Querida a melhor resposta virá de Deus, ele sabe que eu preciso da minha voz para trabalhar e nada foge do controle Dele, farei o que tiver que fazer e a vitória virá, apenas creia. Foi impactante ouvir ele dizer isso e com isso minha fé em Deus aumentou, passei a crer e a esperar o agir de Deus. E para honra e glória de Deus, meu marido fez a cirurgia, correu tudo na conformidade e o espantoso aos médicos foi ouvir sua voz em 10 dias após a cirurgia, e ali naquele consultório pudemos mostrar nossa fé em Deus e semear que para Deus nada é impossível.

- Ajudando o próximo: mais do que nunca o momento em que estamos vivendo é a prova viva que precisamos estar dispostos ajudar o próximo, sendo espiritualmente como materialmente. É se condoer pela dor do próximo, acredito que tudo nos tornará pessoas melhores, com mais respeito e empatia ao próximo, mais humildes, que sabem valorizar as pequenas coisas, os vínculos familiares. Poder dar e receber o apoio em momentos difíceis, de perdas e de dor nos torna mais propícios a termos um amadurecimento espiritual, pois sabemos que Deus jamais irá nos dar uma prova maior do que podemos suportar.

Orar: é sem sombra de dúvidas o meio mais eficaz para buscar forças e aumentar a fé....quando conversamos com o Pai, Ele nos ouve e nos ajuda da melhor forma, é como um remédio espiritual que precisamos tomar diariamente para mantermos a saúde da nossa alma em dia e nosso relacionamento com Deus com mais intimidade.


Para sua meditação:
Hebreus 4:16 "Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno."

Filipenses 4:6-7 "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus."

Hebreus 11:1 "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem."

Tiago 1:3 "Sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência."

Romanos 1:17 "Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé."



Revista-se da armadura de Deus e jamais pare no meio da batalha, o bom soldado mesmo que ferido prossegue até o fim, para levantar a bandeira da vitória em seu exercito, poder voltar para a casa com a sensação de dever cumprido.

Deus reservou o melhor pra você, então siga em frente!!!



Vou deixar um louvor que amo muito e fala sobre fé:

A Tua Glória Faz
A TUA GLÓRIA FAZ
Faz estremecer tudo em mim
Faz derreter meu coração
Me tira o medo, me conta segredos
Aumenta minha fé, revela quem és
Tu és Emanuel, por mim Se entregou
Nunca ninguém assim me amou
A Tua glória faz com que eu voe mais
Me leva bem junto a Ti, me faz flutuar
Ao som da Tua voz pulsa meu coração
Teu derramar de amor me faz dançar
Dançarei, dançarei para Tua glória, Senhor
Viverei, viverei para Tua glória, Senhor
Segue acesso a letra cantada pela voz de Fernanda Brum:
https://www.youtube.com/watch?v=-e6B-mM8WOM




Fique com Deus, não esqueça de deixar um comentário!!


E até a próxima!!

Adriana Faria



Siga-nos nas redes sociais:

domingo, 29 de agosto de 2021

Sendo influenciada para influenciar


A Bíblia nos relata diversas mulheres que foram usadas por Deus, ousadas em sua fé e corajosas em sua batalhas. 

Isso não quer dizer que essas mulheres não tiveram medo, ou nunca pensaram em desistir.... Elas simplesmente creram que Deus agiria em seu favor e sabiam esperar o seu agir, eram obedientes, corajosas e tinham a esperança que na hora certa ia acontecer.

Podemos citar varias mulheres que fizeram história e que nos incentivam a influenciar, assim como fizeram nos tempos antigos.

As filhas de Zelofeade - Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza, através dessas cinco mulheres a Lei de Deus foi alterada, mas o que elas fizeram de tão impactante para que isso acontecesse? Elas comoveram o coração de Deus, e por causa delas Deus mudou a história delas no direito a herança entre os israelitas. 

    "E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José; estes são os nomes das suas filhas; Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza;  E apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo: Nosso pai morreu no deserto, e não estava entre a congregação dos que se ajuntaram contra o SENHOR no grupo de Coré; mas morreu no seu próprio pecado, e não teve filhos.  Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai. E Moisés levou a causa delas perante o SENHOR.  E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:  As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; e a herança de seu pai farás passar a elas.  E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então fareis passar a sua herança à sua filha. E, se não tiver filha, então a sua herança dareis a seus irmãos. Porém, se não tiver irmãos, então dareis a sua herança aos irmãos de seu pai.  Se também seu pai não tiver irmãos, então dareis a sua herança a seu parente, àquele que lhe for o mais chegado da sua família, para que a possua; isto aos filhos de Israel será por estatuto de direito, como o SENHOR ordenou a Moisés. (Números 27:1 a 11)


E falando de Ester.....foi uma jovem que soube ouvir seu tio Mardoqueu, foi obediente e cuidadosa. Sendo uma improvável candidata se tornou a rainha da Pérsia, e salvou a vida de toda uma nação. Tudo que era desfavorável sobre a vida dela (não era uma persa e ainda era uma órfã), mas Deus interveio de forma sobrenatural e colocou-a em uma posição de influência para o Seu propósito para o povo dela, os judeus. Uma jovem levou a libertação aos judeus, quando tudo a sua volta era destruição. Ela se submeteu a um preparo completo, da qual senão tivesse se submetido a esse preparo não teria tido o êxito para qual Deus a designou. Foi obediente e por isso teve a vitória gloriosa.

Seja o que for, seja qual for o propósito para o qual Deus a designou a fazer, faça com amor, seja diligente, abrace o processo de preparação necessário para que você esteja bem preparada quando chegar a hora de agir. Mesmo que não seja libertar uma nação, não importa o que Deus a tenha chamado para fazer, é algo extremamente significativo.


Ana, mãe de Samuel.... Como a história dessa mulher mexe comigo, ela lutou contra a impossibilidade de ser mãe e não desistiu dos seus sonhos. Mesmo com tudo sendo desfavorável ela não se calou.....ela clamou a Deus por um filho e recebeu essa graça quando deu a luz a Samuel.

Me lembro da minha primeira gestação, um aborto espontâneo estava colocando um ponto final no meu sonho, a perda de um filho, mesmo que ainda no ventre me fez sentir uma perdedora naquele momento, uma infelicidade invadiu meu coração, as lágrimas, a frustração de incapacidade, tudo se tornou em um turbilhão de emoções dentro do mim, a resposta do médico que não engravidaria novamente tão facilmente, a não ser por um duro e trabalhoso tratamento de reabilitação do meu útero que estava apodrecendo devido aos restos do feto que havia ficado em meu útero, nesse momento eu me vi como uma criança indefesa, chorei e queria o colo do Pai para me acalentar, então me lembrei dessa passagem de Ana, e veio em meu coração: " Se Deus abençoou o ventre de uma estéril, porque não pode agir em meu favor me dando um filho? Após se passado seis meses, lá estava eu novamente no consultório médico realizando meu ultrassom e a confirmação que havia um bebê em meu ventre, e ali eu glorifiquei a Deus, por essa herança que Ele me concedeu para cuidar e ensinar o caminho do Senhor.

Assim Ana engravidou e, no devido tempo, deu à luz um filho. E deu-lhe o nome de Samuel, dizendo: "Eu o pedi ao Senhor" (1 Samuel 1:20)


Raabe, de uma vida promíscua a uma salvadora dos espiões israelitas. De grande temor pelo que ouvira a respeito de Deus, ela os escondeu e lhes disse o motivo pelo qual todo aquele povo temia o Deus dos israelitas. Ela foi capaz de superar seu passado, e mudar sua vida complemente por amor ao Senhor e Rei de Israel, e é mencionada como ancestral de Jesus Cristo. (Mateus 1:5)

Não importa quão negativo tenha sido o seu passado, saiba que Deus sempre tem um novo começo para você. Assim como Raabe, você pode ter um passado, mas também tem um futuro. Você pode superar o seu passado!


Joquebede a mãe que salvou a vida do filho por duas vezes...sim duas vezes. A primeira foi da morte quando o decreto do rei era de que todos os bebês hebreus que nascessem do sexo masculino que fossem mortos, e segunda foi quando Miriã sua filha mais velha acompanhou o caminho do cestinho com Moisés, no Rio Nilo e ao ver a princesa com o pequeno Moisés nos braços, ofereceu uma ama de leite hebreia para cuidar e amamentar a criança, para que a criança crescesse saudável e que não morresse de fome. 

Joquebede não sabia o que ia acontecer com seu filho, mais ela confiou que Deus iria cuidar dele, quando o colocou naquele cesto e o levou ao Rio Nilo. Poderia temer por tantos obstáculos que estavam ao redor, mais ela simplesmente entregou. E por sua fé e coragem, Moisés se tornou o líder dos hebreus e salvador dos hebreus, e se ela tivesse retido? E se ela duvidasse que Deus cuidaria melhor de seu filho do que ela própria? Talvez não estaríamos aqui hoje contando essa história. 


Maria, a virgem escolhida. Quem não se emociona com a história da jovem Maria, que estava noiva do jovem José e foi surpreendida com a visita de um anjo e lhe entregou as boas novas: "Você concederá e darás a luz a um filho e ele será o Salvador, ele será Jesus!!!! Fico imaginando o que passou pela cabeça de Maria, o qual agraciada ela foi com essa incumbência, mesmo sabendo que as más línguas iriam falar dela, ela se alegrou e adorou o Senhor por isso, cumpriu seu papel de mãe, cuidou, ensinou e o amou. Mesmo sabendo que duras lutas estariam por vir, ela não duvidou, antes porém creu até o fim que sua trajetória de mãe do Salvador seria a melhor recompensa que alguém poderia ter recebido. 


Rute, a fiel. Relata uma imprecionante história do poder da fidelidade, do sacrifício e das escolhas sábias. Rute fez uma escolha difícil quando decidiu não voltar à sua terra natal, optando, em vez disso, suportar as agruras de ir para Belém com sua sogra, agora uma amarga viúva. Mesmo tendo ficado viúva e nenhum compromisso em permanecer ao lado da sua sogra Noemi, ela fez uma corajosa escolha de ser fiel e misericordiosa com a sogra, de cuidar dela e de seguir o  seu Deus. A difícil opção de Rute trouxe grande bênção ao seu futuro. Por causa da sua fidelidade mesmo em meio as lutas e provações, Deus a recompensou dando-lhe um marido rico e bom. Boaz, da qual lhe deu um filho. Isso alegrou o coração de Rute e o Senhor a colocou na linhagem de Jesus Cristo. 

Quando você age com tal comprometimento, Deus terá prazer em abençoa-la tão poderosamente quanto abençoou Rute.

Entre tantas outras que poderia descrever aqui. 


E nos dias de hoje somos bombardeadas por influências boas e ruins de pessoas que amamos, admiramos ou que vemos em algum lugar por aí.

Mais eu te pergunto: Como você tem se deixado levar por essas influências? Você tem se alimentado do que é bom e descartado o que é mau, ou tem se misturado aos prazeres que o mundo oferece? 

Como as pessoas que estão a nossa volta pode nos influenciar, ou até que ponto eu sei dosar isso em minha vida? 

E como as pessoas podem ser influenciadas por você? O que você tem feito de extraordinário que tem feito pessoas a te seguirem como exemplo? 

Certa vez ouvi minha filha conversando com uma amiga e explicando sobre uma passagem bíblica, quando ela terminou de explicar sua amiga lhe perguntou: Como vc sabe de tudo isso? E ela respondeu: Minha mãe me ensinou, ela é um exemplo pra mim. Confesso que naquela hora lágrimas encheram meus olhos, ao mesmo tempo de alegria, de temor pois eu estava sendo uma influenciadora na vida da minha filha, e graças a Deus, uma influenciadora positiva, passando a diante aquilo que um dia eu também aprendi com meus pais, sendo exemplo e referência positiva na vida de alguém. 


Assim, como cristãos devemos influenciar pessoas para serem abençoadas com nosso bom testemunho, sendo luz aonde houver escuridão, sendo paz aonde houver guerra, sendo porta voz da esperança aonde houver descrença. Sendo um instrumento de Deus para levar as boas novas!!

Amém!!!


 Fiquem com Deus e até a próxima!!




Referências:

- Bíblia de Estudo da Mulher

- Livro: Mulheres que comovem o coração de Deus. 




 

Por que estamos tão sem tempo?

Vivemos em uma geração marcada pela correria. Os dias parecem curtos demais para as tarefas, e a frase “estou sem tempo” se tornou um bordão...