Nesse ultimo mês que passou eu me deparei em uma fila gigantesca para ver uma mulher de Deus ministrar em uma igreja aqui na cidade de Campinas.
O empurra-empurra, mulheres por todos os lados, igreja lotada, calçada lotada, uma multidão aglomerada para vê-la, muitas estavam ali desde a tarde para vê-la, mesmo não conseguindo chegar nem perto do portão principal da igreja, eu tive a chance de vê-la passar ao meu lado ali na calçada, simpática e atenciosa com todas que estavam ali, sorrindo, tirando fotos, muitos abraços e beijos, eu me lembrei da multidão que apertava e se exprimia para ver o mestre Jesus passar.
Ali em meio aquela multidão de mulheres eu não pude deixar de observar, mesmo que estávamos na calçada para muitas não foi motivo de semblantes tristes, mas ali na calçada as mulheres estavam adorando ao Senhor, levantando suas mãos, louvando, mas mesmo em meio a esse cenário, muitas desistiram e foram embora, reclamações, questionamentos se deveria ter sido melhor organizado, uma inscrição talvez, mas mesmo assim estava lindo, ver aquela multidão de mulheres, muitas estavam ali para ver e conhecer quem era aquela mulher, e se em todos os cultos tivéssemos essa aglomeração de pessoas sedentas por Jesus, lutando por um espacinho dentro da igreja, seria tão lindo, corações quebrantados em adorar ao Senhor.
O que não podemos é tornar um servo ou uma serva de Deus um ídolo, pois isso sabemos que é pecado, amar e querer estar perto é normal, só não podemos tornar isso uma celebridade.
Em toda a minha vida cristã eu nunca presenciei tal fato, adorar a Deus numa calçada, mas imaginei Jesus passando e o povo o seguindo e o apertando para pelo menos tocar nas suas vestes, como fez a mulher do fluxo de sangue.
É inegável o fenômeno que existe hoje em dia na Igreja brasileira a idolatria a certos pastores e cantores ou ainda podemos dizer artistas. Os que os idolatram vão dizer que não, que apenas os admiram, tomam como exemplo ou coisa parecida. Mas o que de fato é uma verdade, é que muitos estão colocando pessoas comuns, pecadoras, assim como eu e você no pedestal, no altar e muitos deles ocupando o lugar que já tem dono, e esse dono tem ciúmes de nós, ele não deseja ser somente o único, ele deseja ser sua prioridade. E para isso você precisa urgentemente rever seus conceitos, suas escolhas, suas atitudes e seus pensamentos.
Quando trocamos quem deve estar no altar de adoração em seu coração, damos legalidade para que qualquer um suba nesse altar, e a idolatria por qualquer pessoa do meio gospel se torna uma idolatria.
A idolatria nos dias atuais não são muito diferentes da antiguidade, as pessoas adoram imagens, pessoas famosas, bem materias, seus pets, cônjuge, namorado, namorada, filhos, os pais, amigos ou até mesmo um deus imaginário.
Existe também outro tipo de crente que idolatra a si mesmo. Ele se acha melhor que todo mundo, as pessoas tem que estar aos seus pés e esse ama um puxa saco. Esta pessoa confunde o significado de amor próprio com culto a autoidolatria. Este crente por ter essa exagerada admiração por si mesmo, humilha os outros e impõe ao outro a sua vontade.
A idolatria é condenada pela Bíblia como um pecado grave, devemos abandonar essas práticas em nossas vidas.
Isaías 42:8 diz: “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.” Tudo aquilo que requer de nós a lealdade e a glória que pertencem somente a Deus é um ídolo. Por isso, os ídolos são detestáveis aos olhos de Deus. Eles provocam seu zelo, sua ira e até a sua abominação.
Muitos tem trocado o único de ser adorado por tantos outros ídolos, e sem perceber estão com outros altares em sua vida. Trocam o que as escrituras dizem, pois charlatões do evangelho que vendem as bençãos, por preços muitas vezes exorbitantes, um pedacinho no céu, uma fronha ungida para levar embora seus pesadelos, uma vassoura que varre as maldições do seu lar, misericórdia Jesus, cadê aquele povo que lê as escrituras e as praticam? Esse evangelho de crendices está aonde está porque os preguiçosos da leitura estão cada dia aumentando, é melhor acreditar no que falam por aí, do que ler e ter certeza do que estão falando.
Seja prudente, observe se tudo o que está em sua volta não está tirando o brilho daquele a quem você deve a vida, daquele que deve ser adorado como UNICO em sua vida. Deus não divide seu poder e glória com ninguém, e cabe a você continuar crendo dessa forma.
Gostar, admirar alguém não tem problema, só quando isso se torna um vício ou primeiro em seu coração.
Mantenha Cristo no altar do seu coração.
Tenha um dia feliz em nome de Jesus.
Adriana Faria