Quantas vezes assistindo a um programa de Show de Talentos, eu me pego emocionada, com lágrimas nos olhos, quando um jurado aperta o botão dourado, a platéia de pé aplaudindo e gritando, eu sinto uma emoção em ver a alegria daquela pessoa, a surpresa em que ela fica ao ver que o seu talento foi reconhecido, ali naquele momento ela deu o seu melhor, ela correu atrás do seu sonho, ela batalhou, ela conquistou o seu "botão dourado"sua recompensa. Por diversas vezes antes deles subirem ao palco, eles relatam sua história, suas dificuldades para estarem ali, os percalços que passaram em sua jornada para estarem ali, a disciplina que tiveram que ter para estarem ali. Alguns relatam suas perdas, outros que venderam suas coisas para irem atrás dos seus objetivos. Elas não desistiram no meio do caminho, elas acreditaram, elas se empenharam, elas se prepararam, estudaram e perseguiram os seus sonhos. E acima de tudo enfrentaram os "nãos", e não deram ouvidos aos negativos. Só uma coisa importava pra eles, irem em busca do "botão dourado".
Então eu paro pra pensar: E nós? Será que estamos servindo a Deus com essa mesma paixão? Com esse mesmo preparo? Será que Deus apertaria o Botão Dourado para nós? Será que estamos nos preparando para exercermos nossos ministérios com essa mesma paixão, como essas pessoas demonstram ali naquele palco? Perante aquele jurado e na frente daquela platéia enorme?
Será que se preparar para exercer uma função na igreja, não requer o mesmo comprometimento que essas pessoas tiveram? Por que negligenciamos tanto isso? Por que achamos que por ser um trabalho voluntário, dentro da igreja, não precisa de preparo, dedicação, empenho e motivação?
O que está faltando no povo de Cristo, para que busquemos essa chama ardente? A morte de Jesus Cristo na cruz, já não é o suficiente para que você se empenhe com todas as suas forças em fazer a obra do Pai? Ele deu sua vida por mim e por você, e como estamos retribuindo, essa graça imerecida?
Ao longo da sua jornada com Cristo, quantas vezes você fez algum treinamento, um curso de aperfeiçoamento do seu ministério? Quantas vezes você ouviu seu pastor falar em pulpito que estão abertas as inscrições de um determinado curso para tal ministério da igreja? Ou ainda, quanto tempo você não frequenta a Escola Dominical, pois acredita que já sabe tudo, e que não precisa estudar mais? Você pode dizer: ....há mais eu já sou líder, não preciso disso, triste engano. Os líderes deveriam ser os primeiros da lista, serem o exemplo, e dele sair a motivação para que seus liderados façam o mesmo. Quanto mais se estuda as Escrituras, mais sabedoria, discernimento e clareza temos para enfrentar o mundo lá fora, vencer os obstáculos, as dificuldades, as provas do dia a dia.
Já observou um jogo de futebol? Quantas pessoas ali gritando e vibrando pelo seu time, as mãos levantadas, o brado em alto e bom tom, para intimidar o adversário, ali eles não tem vergonha, eles gritam, choram, dão tudo de si pelo seu time. Mas, e na igreja? Bocas fechadas, mãos nos bolsos, pessoas dispersas, conversas paralelas, celular nas mãos, quando em meio ao louvor timidamente levantamos as mãos para adorar aquele que merece toda a honra e glória. Cadê os apaixonados por Cristo, assim como os apaixonados pelos times? Cadê aqueles que pulam e choram na presença de Deus? E que o adoram em Espirito e em verdade? Cadê aqueles que amam a Cristo com intensidade? Cadê aqueles que buscam seu botão dourado? O botão da Salvação, da busca por vidas sedentas, do coração quebrantado e contrito.
Por onde anda essas pessoas que sentem a dor do próximo, que não julgam, mas que se doam, que choram pelas vidas perdidas?
Por onde anda as pessoas sedentas em aprender mais de Deus? Por onde anda os soldados de Cristo?
Será que realmente o que cantamos na igreja, exercemos de verdade? "Ensina-me amar, ensina-me a ser como tu, dai-me o teu coração...." Será mesmo que você deseja ter o coração como o de Jesus? Você está disposto a isso? Reflita sobre isso, coloque na balança e veja se você está realmente vivendo o que você canta. Ou então aquele outro louvor: "Renova-me Senhor Jesus, já não quero ser igual. Renova-me Senhor Jesus, põem em mim teu coração"..... Será mesmo que você deseja ser diferente? Será mesmo que seu desejo é que o Senhor tome conta da sua vida?
Esteja disposto a servir com excelência, envolva-se mais, apaixone-se todos os dias. Esteja disponível para servir, pare de desculpas, lembre-se a sua vida está nas mãos de Deus, e o tempo da sua vida aqui na terra está determinado por Ele, nem um dia a mais, nem um dia a menos. Então esteja disponível para Ele, deixe Ele te usar no propósito para o qual Ele te escolheu. Seja obediente, participe dos encontros da sua igreja, participe das reuniões, quer seja: dos homens, das mulheres, dos jovens, dos adolescentes, das crianças, da EBD, seja qual for o ministério da qual você se enquadra, apenas seja um servo bom e fiel. Não menospreze quem está a frente do trabalho, antes ore por ele/ela e ame-o como Cristo ama a sua igreja.
Você já pensou se todos os membros da sua igreja, fizessem parte da EBD? Que benção seria, todos aprendendo da palavra? Se todos os membros fizessem parte de algum ministério, seja lá qual for, recepção, visitantes, louvor, intercessão, teatro, se todos estivessem envolvidos de alguma forma como seria diferente e muito mais proveitoso para todos aqueles que acabam se sujeitando a fazer mais de uma função para que não fique desfalcado aquele ministério por falta de pessoas dispostas a ajudar? Pense nisso!
Esteja disposto a estar com alegria na vigília da sua igreja, buscando um avivamento pra sua vida espiritual, com a mesma alegria que você vai para uma festa de aniversário, ou para um evento com os famosos "comes e bebes". Alimente sua alma, alimente com a palavra, com o louvor e com a oração.
Esteja disposto aos domingos pela manhã de estar aprendendo mais sobre o nosso Deus, frequentando a EBD, com a mesma disposição que você tem quando levanta cedo num domingo para um pic-nic, um passeio no shopping, um churrasco com amigos....
Friso mais uma vez, aquelas pessoas do "Show de Talentos" muitas vezes abdicaram oportunidades para estarem em outros lugares, para estarem ali em busca do "botão dourado", dando tudo de si. Então eu digo a você, faça o mesmo pelo Senhor. O adore com intensidade, se prepare, trabalhe para fazer o seu melhor para o Senhor, se dedique, leia a Bíblia, busque em oração, seja participativo, seja voluntário, seja servo, seja apaixonado pela obra de Cristo. Vá em busca do seu "botão dourado"- que nada mais é para nós do que a nossa Salvação. Nossa maior conquista será estar na eternidade. Mas para isso você não poderá chegar sem um preparo.
"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor."
I Coríntios 15:58 (ARC)
"Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra."
II Timóteo 3: 16-17 (ARC)
Deus te abençoe e que você possa estar disposto a servir ao Pai com Intensidade, de corpo, alma e Espirito, em nome de Jesus. Amém!!
Adriana Faria