domingo, 28 de novembro de 2021

Por que é tão difícil se alegrar com a conquista do próximo?

                           


Nos deparamos todos os dias com pessoas buscando uma oportunidade para vencer, crescer e conquistar um espaço nesse mundo tão concorrido e corrido.


Quantas vezes presenciei mães pedindo uma curtida na foto de sua criança nas redes sociais para que elas pudessem participar de algum evento, te custa algo? Não...mais você simplesmente ignora pois ao seu ponto de vista não te trará nenhum beneficio próprio e sim o do outro, ou então um aluno pré-formando precisando de uma ajuda em um TCC onde ele pede aos amigos que respondam simples perguntas, mais você passa batido e não o ajuda.
A falta de empatia nas pessoas tem gerado a cada dia pessoas egoístas e mesquinhas, tão cheias de si e tão vazias de Deus e de amor ao próximo.

Quando uma criança vê um brinquedo do amiguinho, logo se vira para seus pais e diz que quer um igual, esperneia, faz birra e é nessa hora que temos que agir com sabedoria e ensinar desde pequeno que a inveja não é algo bom, e que desejar o que o outro tem não é saudável, tenho 2 filhos e sempre mostrei a eles que a inveja corrói a alma e nos afasta de Deus, e nem sempre o que vemos podemos ou precisamos ter. E acredite ninguém morre por isso, eles passaram dessa fase, e quando na fase adulta se tornaram pessoas que sabem valorizar o que tem e ser feliz pelo que o outro tem.

Desde o começo a criação do mundo, quando Deus  criou a humanidade, ali já existia a inveja quando a serpente disse a Eva que se comece do fruto proibido seria igual a Deus, indo mais pra frente vemos quando Caim por inveja matou seu irmão Abel, ou ainda quando José foi vendido por seus irmãos por conta da inveja, entre tantos outros exemplos que podemos ler na Bíblia sobre as pessoas que invejaram alguém.

A inveja segundo a psicologia é o desejo de atributos, posses, status ou habilidade de outras pessoas. É um sentimento controverso, indica algo positivo que desperta algo negativo dentro da pessoas.

A inveja segundo a Bíblia é uma atitude errada, que leva a comportamentos pecaminosos. Inveja é querer ter algo que a outra pessoa possui.

Podemos ler em algumas passagens bíblicas o que a inveja atrai:
>Prov 14:30 "O coração em paz da vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos."
>Tiago 3:16 "Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males."
>I Cor. 13:4 "O amor é paciente, o amor é bondoso, não inveja, não se vangloria, não se orgulha."

É fundamental que você conheça a si mesmo para elevar a sua autoestima e com isso você possa perceber quando algo começa a ficar fora do controle, se você perceber que quando você vê algo de alguém e você deseja ter o mesmo, é um sinal de que algo dentro de você está descompensado e que precisa de ajuda, não ache que é normal sentir inveja por menor que seja, pois não é, inveja é pecado e não importa o tamanho da inveja. Antes porem se alegre pelo próximo desejando o melhor para ele/ela, pois todos nós temos um chamado, um propósito e uma missão nessa terra, e pode ter certeza que não é querendo ser igual a ninguém, pois Deus nos criou como forma ÚNICA, cada um de nós somos exclusivos para Ele, e Ele nos ama assim, já imaginou se todos nós gostássemos de uma única cor, o que seria das demais, ou se gostássemos somente de comer massas, o que seria dos demais alimentos, ou se todos gostassem de um único time, o que seria dos demais? Por isso o bom de tudo isso é que Deus nos fez únicos, porem com gostos parecidos, mais nunca para que tivéssemos inveja.

Peça orientação de Deus e até mesmo de pessoas capacitadas pra te ajudar, seja um psicólogo, um conselheiro espiritual, um psiquiatra, um pastor.....essas pessoas são habilitadas com dons e estudos que poderão te ajudar a se encontrar e a descobrir o seu melhor.

Nos dias de hoje o que mais nos deparamos é com uma mídia capitalista que te impõem como deve se vestir, agir, comer, vestir e faz com que aos poucos você perca sua identidade e que você queira ser igual aos outros, manipula sua mente a acreditar que desejar ser igual é normal, mais não é, isso se chama inveja.
Cuidam do corpo e ficam com corpos sarados dentro de uma mente vazia, tem inúmeros seguidores virtuais, mais quase nenhum no momento de um sufoco, quantos desses estão a beira de um colapso, de uma depressão, de um suicídio porque invejam outros e senão bastasse invejar muitos queriam ser aquela pessoa.

Entenda que para agradar a Deus você precisa estar com seu coração, alma e vestes limpas de toda as adversidades do mundo, estamos aqui de passagem e temos que ser a diferença nesse mundo. As pessoas precisam ver em nós a luz de Cristo, o qual prazeroso é quando alguém te fala: nossa você tem algo diferente, você tem uma luz, quando falo com você sinto uma paz, isso que devem ver em nós, e não ao contrário como: nossa como você é invejoso, ou querer se afastar de você pois tudo que fala é inveja, amargura e palavras duras.

Somos sal da terra e estamos aqui para temperar o mundo com palavras de sabedoria, paz, amor e mostrar ao mundo que Jesus os ama e que deseja entrar em sua vida e fazer morada.

Mateus 5: 13 a 16 diz: "Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus."






Fiquem com Deus e até a próxima!!


Adriana Faria



Apoio:  Clube Doxabox

Clube de assinaturas de livros cristãos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que estamos tão sem tempo?

Vivemos em uma geração marcada pela correria. Os dias parecem curtos demais para as tarefas, e a frase “estou sem tempo” se tornou um bordão...