
Estamos vivendo nesses últimos tempos dias difíceis e desafiadores, dias de lutas e dores em nosso mundo, o nosso físico está abalado, nossa mente está confusa, mais e o nosso lado espiritual?
Além de estarmos lidando com algo invisível e devastador, que atinge o corpo físico, deixando-o vulnerável, fraco e sensível, tenho observado que o lado espiritual tem sofrido muito também, com as doenças da alma, descrença, falta de fé, de amor, compaixão em total incredulidade.
Muitos abandonaram sua fé em meio à pandemia, se acomodaram com esse "novo normal" que a mídia tenta implantar todos os dias em nossas mentes, tantas coisas entraram na sua mente para tirar sua atenção, seu foco que é fazer a vontade do Pai.
Mas nós como cristãos sabemos que tudo isso que está acontecendo é para se cumprir o que está escrito nas Sagradas Escrituras, sabemos que o fim está próximo. E para que não percamos no meio do caminho precisamos estar aliançados com Deus, buscando uma maior intimidade com Ele.
Quantas pessoas temos visto, que estão desiludidas com a falta de emprego, de recursos, de esperança, alguns tirando suas vidas por acreditar que não tem mais saída, divórcios, abandono da fé, com a cegueira espiritual estão correndo para o inferno, atendendo os desejos da carne como desculpa que estão amenizando a dor da perda, se afundam nas drogas, bebidas e vícios de todos os tipos, alguns até culpam a Deus por toda as tragédias e desgraças que assolam o mundo, mas se esquecem que para toda escolha sejam boas ou ruins têm consequência! Todo ato tem um final e um resultado.
A profanação tem crescido a cada dia, zombadores de Deus tem aumentado assustadoramente! Vemos isso nos noticiários e programas de TV, pessoas sendo usadas pelo inimigo da nossa alma para denegrir a imagem de Deus, colocando Jesus como alguém que não merece nosso temor e respeito, e a consequência de tudo isso é a morte espiritual e física.
Quantas igrejas perderam seus fiéis para o cansado e fracasso espiritual, quantos pastores não suportaram a pressão que receberam nesses últimos dias, deixando de lado suas ovelhas e se fecharam, entendo e tenho o pensamento que todos nós precisamos de ajuda, até mesmo os pastores, ainda mais a eles, a quem foi dado uma incumbência ordenada por Deus que é cuidar das suas ovelhas. Mas também podemos ver igrejas que se empenharam ao máximo pelas suas ovelhas, pela igreja, clamando pelas ovelhas, pela nação, levantando um clamor de jejum e oração, campanhas de arrecadação de alimentos para ajudar a suprir a necessidade do próximo, isso é ser igreja. Amém!
Quantas igrejas tem se preocupado não só com o alimento do corpo físico, mais com o alimento para o corpo espiritual? Quantos pastores e líderes tem se preocupado em ir atrás das ovelhas, ministrando palavras proféticas vindas de Deus para a cura da alma?
Eu nesse período de quarentena recebi por 2x a ligação de um dos pastores do ministério da qual eu congrego, me perguntando se eu estava bem, com saúde, como estava a família e principalmente como eu estava com meu lado espiritual, se eu estava orando, buscando a Deus e participando de alguma forma dos cultos e estudos que estavam sendo ministrados online! Isso faz a diferença acredite, uma simples ligação, uma simples mensagem, muda o dia de alguém! Use essa ferramenta, as redes sociais para propagar o evangelho e o amor. Como é bom saber que podemos ser instrumentos usados por Deus para abençoar a vida de alguém, demonstrarmos que são amados e importantes na vida de alguém.
Quando lemos: No mundo tereis aflições, mas tende bom animo eu venci o mundo (João 16:33) eu creio que seja para todas as áreas das nossas vidas. Somos todos os dias bombardeados de informações boas e ruins, mas cabe a nós escolher de que forma vamos enfrentar cada uma delas:
- com fé e temor que em Deus sou vencedor e que minha morada eterna não é aqui;
ou
- amedrontados, descrentes que é o fim e que não tem mais jeito....e se entregar à derrota!
Na bíblia lemos que no final dos tempos o amor de muitos se esfriaria e, de fato, temos visto isso a cada dia, quando lemos ou vemos, noticiários, que um pai matou filho, filho matou seus pais, pessoas matando-se uns aos outros por coisas banais, pessoas amando mais aos animais do que o homem, que é a imagem e semelhança de Deus, amantes de si mesmo, desprezando o órfão e a viúva, seu próximo como senão existissem! Que tragédia!!!
O isolamento social já estava no nosso meio só que como o nome de "privacidade". Crianças, adolescentes, jovens e também muitos adultos se isolam em seu mundo virtual, se distanciando da família, do ministério, se afundando no mundo virtual e imaginário, onde tudo é belo, lindo e todos se amam.
Esta é, infelizmente, a geração com mais problema de identidade que já vi, acreditam que não precisam de ninguém, não respeitam seus pais, autoridades, professores e líderes....descrêem completamente de Deus e dos ensinamentos de seus pais, zombam deles, enjoam fácil de tudo que estão fazendo, não se apegam a nada, tudo tornou-se descartável e desprezível. Trocam de amigos, de parceiros e de objetos sem se preocupar com nada, sem medir as consequências futuras dessas tais atitudes!
As clínicas de psicologias, psiquiatria e de psicanálise vivem cheias de pessoas amedrontadas, frustradas, pessoas buscando suas identidades, com crises de pânico, medo e ansiedades, mais será que realmente estão dispostas a mudar? O sacrifício para a mudança será mantida/? Ou tudo isso é mais uma modinha do momento?
No início do Ano Novo muitos prometem sacrifício para a mudança. Mas será que isso será mantido? Ou tudo isso será mais uma modinha do momento?
Fico preocupada quando vejo crianças e jovens se perdendo todos os dias, nos vícios, na falta de carinho, de atenção dos pais e familiares, a pandemia os isolou do afeto presencial e os jogou com força no mundo virtual e fantasioso. Oro por eles sempre, sou mãe de uma adolescente e de um jovem e sei que tudo isso que mencionei acima como eles enfrentam tudo isso no dia a dia. As vezes afrouxo a corda para ver até onde vão e percebo que o mal sempre quer vencer e com isso então eu puxo a corda e mostro a eles que o caminho largo é belo aos olhos, fácil de andar, mais que o seu final é o inferno, e que o conduz para a perdição eterna! Friso o caminho com Deus é estreito, cheio de obstáculos, mais que vale passar por eles, pois a vida eterna com Cristo ao lado do Pai é a melhor escolha que temos, permanecei pois firmes na fé, buscando sempre fazer a boa a agradável vontade de Deus, em seu propósito da qual Deus chamou a cada um deles. Essa é e sempre a melhor escolha.
A pandemia espiritual tem cegado há muitos (podemos dizer: morte espiritual), então cabe a cada um de nós vigiar e orar para não sermos engolidos por essa doença terrível da falta de fé e temor! Busquemos, incessantemente, a Deus e a sua vontade. Tenhamos direção de Deus para escolher com quem queremos dividir nossos sonhos e onde queremos estar quando tudo isso aqui se findar.
Deus te abençoe!!!
Adriana Faria
Imagem retirada de: https://br.freepik.com/
Revisão de texto: Pastor José Luiz Marques