quarta-feira, 25 de outubro de 2023

A sala de espera



Recentemente eu vivenciei essa experiência de estar numa sala de espera, e a sala de espera pode tornar-se um dos lugares mais solitários do mundo. No tempo em que ali permaneci posso dizer que pude experimentar virtudes como paciência, paz, sabedoria e confiança. São muitas as razões que nos levam à sala de espera: morte, enfermidade, traição, separação e divórcio, violência familiar, desemprego, abandono etc.

O tempo de espera nos mostra que não somos o dono do tempo, e que nada está nas nossas mãos, apenas o esperar. 

Durante esse tempo em que fiquei na sala de espera, observei o semblante de cada pessoa, uns com o aspecto mais esperançosos, outros com a angústia declarada em seu olhar, ali eu meditei, orei, li a Bíblia, li algumas páginas de um livro, fiquei olhando pela janela os pássaros e o pensamento voltado ao máximo em crer que Deus estava cuidando de tudo.

Nessas circunstâncias, frases como: "Deus tem um plano maravilhoso para a sua vida" e "Não desanimem, apenas orem e confiem, pois Deus é soberano" parecem não fazer muito sentido.

É difícil entender por que Deus muitas vezes nos deixa numa longa espera, no silêncio,como se o tempo parasse. Muitas vezes até duvidamos da sua bondade, pois afinal, estamos sofrendo.

O profeta Habacuque também viveu uma experiência marcante em uma sala de espera. Ele conviveu com violência, enfraquecimento da justiça, impunidade dos líderes e o triunfo do ímpio sobre quem desejava agradar a Deus.

Assim como eu e você, ele também esperava por respostas e dirigiu a Deus perguntas do mais profundo de sua alma. 

O livro de Habacuque é essencial pois traduz para hoje alguns dos mais profundos anseios do ser humano, como o de entender Deus quando seus caminhos não fazem sentido para nós. 

Somente Deus é capaz de levar-nos do desespero à esperança. Mesmo que experimentemos o desespero, ele não precisa ser a nossa marca, pois o mesmo Deus que ouviu Habacuque, escuta eu e você.

O esperar nos faz refletir em muitas coisas, nos faz pensar, nos faz buscar um força dentro de nós, o esperar nos ensina que não temos o controle de nada, e que se não tivermos Deus como o centro de tudo enlouquecemos. 

Quando lembro do versículo de Salmos 46:10  "Aquietai-vos e sabeis que eu sou Deus...." lembro que ele me acompanha a muitos anos em minha mente, quando o desespero vem, a incerteza chega, imediatamente o Espíritos Santo me lembra desse versículo. Então eu me deparo com a questão de que confiar em Deus é em TUDO e não somente quando algo não está bem.


Desejo do fundo do meu coração que você possa entender que a sala de espera é momentânea,  logo passa, e que o agir de Deus é a nosso favor.


Parei de perguntar o "Porquê disso" e passei a dizer: " O que o Senhor quer me ensinar com tudo isso." 


 Não desanime, não desista. Deus está cuidando de tudo. 



Com amor em Cristo


Adriana Faria 



 

terça-feira, 17 de outubro de 2023

Nem as turbulências da vida podem nos parar


Quando estamos passando por uma dificuldade, ou um momento de turbulência, muitas vezes nosso primeiro pensamento é o do fracasso, de que você está sozinho no meio da tempestade. Em meio ao caos você não tem perspectiva de que há jeito, um meio, uma forma de vencer e avançar. Só de desistir.

Todos os dias nos separamos com situações das mais variadas que querem nos fazer desistir, recuar e em muitas vezes parar. 

O caótico país em que estamos vivendo, a politicagem desastrosa, a falta de amor, de compreensão, o abandono, a indiferença, não é só uma questão exclusiva nossa, mas de todo o mundo, veja ao nosso redor, não estamos em guerra como Israel, mas estamos enfrentando outras guerras, igualdade de gênero, distorção da Bíblia, abandono, dura luta contra o aborto e o mais triste a morte espiritual. 

Recentemente estive em um velório de um querido amigo e pastor, que literalmente deu a sua vida para salvar jovens de um acidente fatal. Ali em meio aquela tristeza toda eu vi o agir de Deus, como assim? Isso mesmo, Deus faz milagre até mesmo em meio a tristeza, ao conversar ali com pessoas que eram da minha juventude vi algumas delas que saíram dos caminhos do Senhor, apresentaram seus argumentos, e foi aí que Deus me tocou para falar com aquelas vidas, em especial com uma. Sobre sua vida, sobre a volta de Jesus e em como nossa vida está aqui de passagem, e nas oportunidades que Deus nos dá para sermos pessoas melhores, amigos melhores, líderes melhores, pois quando Jesus volta para alguém, assim como naquele momento ele havia voltado para nosso amigo, não teremos mais tempo de reconciliar, de amar, de perdoar, de sermos melhores, o tempo acabou, os minutos encerrou, a porta fechou, já não dá mais tempo para nada, então porque você não aprovei a oportunidade que Deus está te dando e mude, recomece, perdoe e não perca a sua salvação. Você não tem o controle da sua vida, os minutos não vão ser acrescidos para você adiar seu retorno. Volte enquanto é tempo. 

Não permita que as adversidades, desafios, frustrações te levem para caminhos tortuosos e longe de Deus. 

Não sinta que você está sozinho, pois Cristo disse que jamais nos abandonaria. Ele iria para o junto ao Pai e ia preparar lugar para todos os seus filhos, mas para isso você precisa permanecer firme até o fim, até que Ele venha te buscar, ou venha nos buscar. 

Nenhuma situação é maior que o poder do nosso Deus.

Nenhuma enfermidade, é maior que o poder do nosso Deus.

Nada, nem ninguém é maior que o nosso Deus.


Não pare, não desista, falta pouco acredite! 


Com amor em Cristo


Adriana Faria 


sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Dependência em Deus


Acompanhando recentemente o nascimento da minha sobrinha, me lembrei de alguns anos atrás quando dei a luz aos meus filhos, quanta emoção e alegria ao conhecer seu rostinho, ouvir seu choro, segurar em sua pequena mão, aquele ser tão indefeso e incapaz de seu cuidar sozinho, de se alimentar, tem uma dependência total de seus pais, a maneira que vão crescendo vão ganhando espaço e começam a tomar suas próprias decisões e escolhas, mesmo que venhamos a dizer que não é uma boa escolha, ou que por esse caminho não terá bons resultados, faz parte da natureza humana ser omissa e desobediente a voz sábia, pois somos pecadores desde o nascimento, trazendo tudo isso para o lado espiritual nós também jamais deveríamos deixar de ser totalmente dependente de Deus em todos os sentidos e aspectos da nossa vida.

Se nós deixássemos que o controle das nossas vidas estivesse totalmente nas mãos de Deus, que nossas escolhas e vontades fossem segunda à vontade Dele, com toda certeza seríamos pessoas melhores, mas felizes e realizadas.

Mas o nosso grande problema é que queremos acelerar o processo de crescimento, não queremos esperar pelo "leite", nem pela papinha, queremos avançar na comida sólida, queremos entrar em caminhos desconhecidos, em lugares que o nosso corpo e mente não foram projetados para isso e sofremos as consequências das nossas teimosias.

Tenho uma cicatriz em meu dedo que adquiri aos 2 anos de idade, quando minha mãe me contou o porque daquela cicatriz, eu entendi ainda muito nova que a teimosia gera consequências nada agradáveis, ela traz dor, traz choro e aquele pensamento: bem que me avisaram. Carrego essa cicatriz e sempre me lembro o que a teimosia e a curiosidade me trouxe de presente, uma marca para o resto da vida, que poderia até ter sido pior, mas ela está aqui para eu sempre me lembrar e a nunca mais cometer o erro da curiosidade de colocar o dedo aonde não deveria.

Quantas vezes somos alertados pelo Espirito Santo de Deus a não cometer tais erros, e escolhas que nos trarão consequências desastrosas, que nos farão muitas vezes sermos envergonhados, humilhados e nos farão cair. Seja um relacionamento desigual, um sociedade, um contrato... são inúmeras situações que eu poderia citar aqui, que podem tirar seu equilíbrio, sua direção , desviar seu foco com Cristo.

Quando de fato entendermos que se nossa dependência for única e exclusivamente em Deus, que nosso levantar e deitar está em suas mãos, seremos uma nação mais feliz e próspera. 

Quando de fato nos achegarmos a Deus e deixarmos que Ele cuide nós, assim como um mãe cuida do seu recém-nascido, descansaremos seguros sabendo que seu agir em nós e por nós é a nossa maior recompensa.

No livro de Salmos 37:3-9 nos exorta a confiar e crer no agir de Deus:

³ Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.

⁴ Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.

⁵ Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.

⁶ E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.

⁷ Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.

⁸ Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.

⁹ Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra. 


Que você possa de fato se tornar dependente de Deus por completo, deixando nas mãos do Pai tudo aquilo que tem lhe afligido e tirado seu foco. Não permita que nada e ninguém seja capaz de interromper seu laço de confiança e de intimidade com nosso Deus.


Com amor em Cristo,


Adriana Faria

Por que estamos tão sem tempo?

Vivemos em uma geração marcada pela correria. Os dias parecem curtos demais para as tarefas, e a frase “estou sem tempo” se tornou um bordão...