quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

O tempo


O valor do tempo está nas causas que abraçamos, nos projetos que construímos e nas histórias que escrevemos, cotidianamente, com o sangue, o suor, as lágrimas e alegrias da vida… Humanização se constrói no tempo ético do cotidiano em movimento, no território de vida e comunidade.

Observou como tudo nos dias de hoje é urgente? O que realmente é prioritário vai ficando pra depois, todos se queixam da falta de tempo, mas será que estamos sabendo aproveitar o nosso tempo? 

Sendo sincero consigo mesmo, será que você não está dando mais importância as coisas que não deveriam ter tanta importância e aquelas que realmente precisam do seu tempo tem sido deixado de lado? 

Hoje enquanto eu aguardava em uma sala de espera (sim novamente eu estava em um sala de espera) enquanto eu aguardava meu marido terminar um exame, por alguns minutos eu fiquei observando as pessoas que ali também aguardavam por alguém, os dedos inquietos nas telas do celular, focados nas redes sociais, sequer levantavam a cabeça para ver quem entrava na sala, ou trocar uma conversa como era antigamente, onde quem estava presente tinha mais importância, do que os ausentes. Então eu abri minha bolsa e tirei um pedaço de tecido e linhas e comecei a bordar, rapidamente eu chamei a atenção de uma senhora que aguardava por sua filha, eu olhei para ela e ela sorriu, por alguns minutos ficamos ali conversando, ela me contando de quando bordava e costurava, deixamos de lado a tela de um celular para uma boa conversa, muitas vezes estamos tão focados na nossa correria, que não damos oportunidades para conversar com alguém que acabamos de conhecer ou que apenas precisava de alguém para o ouvir.

É comum ouvir alguém dizer: Não tenho tempo para nada, ou o dia deveria ter mais horas, o que temos vivido é uma falta de gerenciamento do tempo. Recebemos uma enxurrada de informações todos os dias, trabalhos e tarefas de todos os lados. A velocidade da internet, redes sociais, tem consumido de modo avassalador o nosso tempo, e sem perceber o dia já foi, outra semana terminou e mais uma vez algo ficou para trás.

Mas é preciso se lembrar que o nosso tempo não é nosso, e sim de Deus. E como bons mordomos precisamos saber ser bons administradores desse precioso bem e usá-lo com sabedoria.

Em Efésios 5:16 nos diz: " Remindo o tempo; porquanto os dias são maus".

Esse versículo nos remete a lembrar que o "tempo" é um dom de Deus, um recurso valioso que Ele nos confiou.

Se você observar estamos trabalhando mais horas do que nunca, e como nunca é o suficiente pra a realização de todas as suas tarefas diárias, tem se aumentado o número de pessoas estressadas por não terem tempo de fazer tudo o que foi planejado, podemos dizer que estamos vivendo uma "fome do tempo", uma frenética corrida contra o tempo, contra o relógio, querendo espremer cada segundo ao máximo.

Hoje, passamos em média mais de 6 horas por dia conectados com a internet, e uma boa parte desse tempo é nas redes sociais entre outras distrações digitais que mesmo que seja de certo modo relevante, acaba consumindo nosso tempo.

Voltando ao versículo de Efésios 5:16, o que deve nos chamar a atenção é com relação de como  estamos usando o nosso tempo, como estamos usando cada oportunidade para o nosso crescimento, para o nosso bem, para nos desenvolvermos, para amar a Deus e ao próximo, para buscar o reino de Deus, para ajudar, e expandir o Reino de Deus? Ou estamos permitindo usar esse precioso dom com nossas preocupações mundanas e sem valor eterno?

Uma vez que perdemos o tempo, ele não volta mais, não podemos comprar e nem armazená-lo para o futuro e nem estocar. O momento vivido não voltará mais, e um recurso finito, mas extramamente valioso.

O pastor e escritor Max Lucado diz: "A chave não é priorizar o que está na sua agenda, mas agendar as suas prioridades".


Que possamos aprender a valorizar esse dom tão precioso que é o TEMPO. Que possamos resistir as distrações do mundo moderno que busca nos afastar do nosso verdadeiro propósito.


Deus te abençoe e cuidado para não ser refém da falta de tempo.



Com amor em Cristo

Adriana Faria








Um comentário:

Por que estamos tão sem tempo?

Vivemos em uma geração marcada pela correria. Os dias parecem curtos demais para as tarefas, e a frase “estou sem tempo” se tornou um bordão...