Nesses últimos dias o que mais temos visto e ouvido é "apoio" as vítimas da catástrofe da região do Rio Grande do Sul, inúmeros movimentos em prol de atender as necessidades básicas do povo do Sul. Igrejas, comércios, empresários, famosos e anônimos uniram forças para socorrer uma população devastada pela catástrofe dos últimos dias, em meio a esse caos todo, pudemos nos sensibilizar e demonstrar não só das orações, mas o de se doar pelo próximo, inúmeros voluntários se deslocando para ajudar, médicos, enfermeiros saindo do conforto de suas clínicas e hospitais para ajudarem, pessoas que de bom coração se dispuseram a estar lá, ajudando de alguma forma, mesmo enfrentando obstáculos de várias formas, que é sabido de todos e não preciso entrar no mérito da questão aqui, pois poderiam achar que estou tomando algum lado político. O que mais me alegrou foi ver que, sim, somos um povo que quando despertado, sabemos amar, se doar, ajudar, estender a mão, mesmo que em meio à esse povo existam os contras e os que não poupam de destilar seu veneno, a sua grande maioria se mostrou generosa e benevolente, não só o brasileiro se mostrou solidário, mas outros irmãos de vários países se dispuseram em ajudar, a intenção aqui não é politica, e sim salvar vidas, que é o que todos devem fazer e praticar, o bem ao próximo, como está escrito no livro de Marcos 12:30 e 31 "Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes."
A urgência fez a ocasião, e o quão sentido fez esses versículos, ninguém deseja ficar desabrigado, ninguém deseja passar por uma situação dessa, mas tudo o que passamos de alguma forma, mesmo que dolorosa vem para nos ensinar e nos fazer saber que somos dependentes de Deus e que sem Ele não somos nada, Nossa natureza humana é pecaminosa e má, mas graças a misericórdia e a bondade de Deus podemos nos tornar pessoas melhores, bondosas e generosas, quando somos abastados da graça de Deus, desejamos que todos em nossa volta se sintam amados, valorizados e notados. Sentir a dor do outro, e se sensibilizar, demonstram o quanto de Deus existe dentro de nós, o quanto o "amar vidas" e "usar objetos" tem importância.
Tenho estudado nessas últimas semanas sobre "Identidade em Deus" e a cada dia tenho visto que ser mais parecido com Deus nos torna sensíveis, amáveis, pacientes e generosos. Sermos parecidos com Deus, demonstra uma maturidade espiritual incrível, é entender que sou dependente Dele, e que Ele está no controle de tudo, e com isso comecei a entender que do jeito Dele é muito melhor. Todos os dias quando me levanto, entrego meu dia nas mãos Dele e peço que todas as minhas decisões sejam baseadas naquilo que Ele deseja para mim, mesmo que eu não compreenda, ou me faça sofrer por não entender de imediato, somos falhos, somos ansiosos, queremos as coisas do nosso jeito, somos birrentos, imaturos, egoístas e mesquinhos, mas quando nos colocamos nas mãos de Deus e pedimos que Ele nos guia e direcione, que nos dê uma nova identidade, temos que descartar a velha identidade e deixar que a nova seja aquela que iremos mostrar com a certeza que está de acordo com a direção de Deus.
Certa vez li essa frase: "A vida é o laboratório perfeito para o desenvolvimento da caridade. O ensinamento do Salvador denominado a Regra de Ouro pode guiar nossas ações: "Tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o também" (Mateus 7:12). Todos somos imperfeitos, mas todos desejamos ser tratados com bondade, a despeito de nossas falhas.
Quando desenvolvemos a caridade, um amor semelhante ao de Cristo pelas pessoas - melhora nossos relacionamentos, ajuda-nos a servir com disposição , e qualifica-nos para a vida eterna. Todos nós sabemos que a caridade é um dom espiritual pelo qual devemos orar e que devemos aplicar em nossa vida diariamente. O que quero dizer com isso? É que devemos nos propor a fazer isso todos os dias, não somente quando catástrofes acontecem, todos os dias existem milhares de pessoas ao nosso redor precisando de ajuda, em várias áreas, físicas ou emocionais, não podemos fechar os olhos ao nosso redor e sermos negligentes, ou fazer de conta que isso não acontece ao nosso lado. É só ir aos hospitais e ver o quanto de pessoas estão ali, enfermas, doentes, e muitas delas só precisam de uma abraço, uma atenção, um ouvido, muitas estão enfermas em suas mentes, depressivas e angustiadas, a dor não é física, a dor é na alma.
Você lembra qual foi a ultima vez que você tirou um tempinho no seu dia para orar por alguém? Se preocupou, se dispôs a estender a mão, foi ao encontro dela? Hoje eu tive o prazer de receber logo pela manhã uma mensagem que dizia: Eu orei por você, levantei um clamor ao Senhor por você, estou com você na minha mente, isso alegrou tanto meu coração, de saber que existem pessoas que nos amam e que nos querem bem, e que demonstram o amor de Cristo através dessas atitudes e gestos, isso faz uma diferença enorme na vida de quem faz, e na de quem recebe mais ainda. Procuro todos os dias semear uma palavra ou um versículo, seja em minhas redes sociais ou particularmente.
Não espere que chegue até você a ajuda que alguém precise, estenda a mão primeiro, peça ao Senhor que lhe mostre onde você pode ser útil, onde você pode ser a diferença e fazer a diferença, sua igreja, seu convívio familiar, uma comunidade carente, um vizinho, seja onde for, esteja pronto a ajudar. Atitudes simples pode mudar completamente o dia de alguém, ande com um cobertor no porta mala, uma blusa de frio, um pacote de bolacha, uma garrafa de água, até mesmo se possível um pouco de ração, nunca se sabe quem vai cruzar seu caminho, você estará pronto de alguma forma de ser essa diferença na vida de alguém.
Deus continua sendo Deus, mesmo em meio a tudo o que está acontecendo a nossa volta, Ele não quer nos ver padecer, mas muitas vezes somos arrastados pelo nosso egoísmo, pelo pecado, pela revolta, cobiça, inveja e tantos outros fatores que nos afastam de Deus, e o culpamos quando as coisas dão errado, ou saem do nosso controle, queremos ser independentes, donos da nossa altivez e soberba, mas somos apenas pó, não temos o domínio sobre nada, não temos o poder de aumentar o dia e nem as horas, não temos domínio sobre a chuva e nem sobre o sol. E queremos ser estrelas de um projeto que não é nosso.
Desta vida não levaremos nada, tudo fica aqui, não se importe tanto com o material, se preocupe com o que é eterno, com a sua salvação, com o evangelho de Cristo, com as vidas que podem estar esperando por um gesto e uma atitude sua. Saia do comodismo, da sua zona de conforto, arregace as mangas e comece a exercitar a sua fé, ainda é tempo de plantar a boa semente, de cultivar boas amizades, de bons relacionamentos, de ser luz, de buscar ao Senhor, de ir nos cultos assiduamente, de fazer parte de um ministério, se envolva nas coisas do Pai com amor e zelo, guarde sua língua de pecar, apaixone-se pelas escrituras todos os dias, se preciso for aceite Jesus todos os dias, volte ao primeiro amor, seja verdadeiro em palavras e puro em atitudes.
Se a urgência faz a ocasião, seja o propagador dessa: "Boas-Novas", faça a diferença aí mesmo onde você está, seja um embaixador de Cristo dentro da sua família, dentro do seu bairro, da sua cidade, você não precisa de holofotes para isso, ser um discípulo de Jesus é entender que seu chamado ao "Ide" vai muito além daquilo que você ouve, e sim sobre aquilo que você pratica.
Que Deus abençoe sua vida e que você possa se erguer como um(a) valente valoroso(a) para o Senhor, sendo porta-voz da mensagem de Jesus. Existe uma vida sedenta para ouvir de Jesus hoje!
Com amor em Cristo,
Adriana Faria