segunda-feira, 31 de março de 2025

Jesus, eu escolhi te amar

Escolher amar para muitos não é tarefa fácil, para outros é uma coisa tanto quanto fácil de lidar, mas e amar quem não conhecemos? Amar quem sucumbe as nossas forças, nos deixe sem forças e sem motivação?

Quando lemos a passagem em João 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha  a vida eterna." Essa sem sombra de dúvidas é a maior prova de amor que Deus demonstra para cada um de nós pecadores e miseráveis que somos. Que privilégio temos, sermos escolhidos por Deus para receber esse amor imensurável e inesgotável, mesmo não sendo merecedores de tamanha graça e bondade.

Quantos de nós temos desperdiçado esse imenso amor inefável que Deus nos dá todos os dias, sua mais perfeita criação. Como podemos esquecer e sermos tão ingratos a abrir nossas bocas para murmurar, reclamar, questionar e pior de tudo muitas vezes abandonar a fé, pois não queremos enxergar e entender os propósitos de Deus para nós, fazemos escolhas erradas, agimos errados, vivemos errado, pois queremos que nosso EGO seja inflado de coisas sobre nós. Enquanto vivemos essa mísera vida, deixamos de aproveitar as coisas boas que o Senhor reservou para nós.

Em 1 Timóteo 1:15 Paulo diz: "Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." Mesmo Paulo tendo sido o um perseguidor e blasfemador dos cristãos, o Senhor o amor e o escolheu, e pensa num homem que apesar de não ter conhecido Jesus em vida, converteu-se após um encontro milagroso com Cristo. Tornando-se um ardente defensor do Cristianismo, ele percorreu o Império Romano, fundando comunidades cristãs e escrevendo epístolas que são parte fundamental do Novo Testamento. O que quero dizer com isso é que, não existe nada que impeça Deus de agir sobre a vida de alguém, nada é tão grande que seu amor por um pecador.

Quando eu e você duvidamos do amor de Cristo, é como que tivéssemos jogando pedra na cruz e nos esquecendo de tudo que Ele fez por nós. Quando deixamos que qualquer obstáculo, dificuldade e temores fiquem no caminho entre Deus e nós, abrimos uma brecha onde o inimigo das nossas almas, toma proveito e faz um estrago.

O amor é uma decisão, e quando falamos sobre escolher amar Jesus, estamos falando de um compromisso profundo e transformador. Em João 14:15, jesus nos diz: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos." Essa escolha de amar a Cristo não é apenas uma questão de sentimento, mas uma questão de sentimento, mas uma ação que se reflete em nossas atitudes e obediência.

A decisão de amar e escolher amar Jesus é reconhecer quem Ele é; nosso Salvador, Redentor e Amigo. É entender que Ele nos amou primeiro (1 João 4:19) e que essa relação é baseada em confiança e fé. Ao decidir amar Jesus, estamos optando por segui-lo e permitir que Sua vontade guie nossas vidas.

O Amor de Jesus transforma. Quando escolhemos amá-lo, somos desafiados a deixar para trás nossos velhos hábitos e a buscar uma nova vida Nele. Em Gálatas 2:20, Paulo afirma: "Já estou crucificado com Cristo: e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim." Essa transformação é fruto do amor que recebemos e decidimos retribuir.

A manifestação do amor de Jesus, se manifesta em ações concretas. Isso inclui a oração, o estudo da Palavra, o serviço ao próximo e a busca pela santidade. Em Mateus 22:37-39, Jesus nos ensina que devemos amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como nós mesmos. Esse amor deve ser ativo e visível.

O nosso compromisso diário é: Escolher amar Jesus como uma decisão única e diária. Enfrentamos desafios e tentações que podem nos afastar dEle, mas renovar essa escolha diariamente nos fortalece. Em Romanos 12:1-2, somos chamados a oferecer nossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Essa entrega diária é uma expressão do nosso amor por Ele.

Essa declaração da qual foi o titulo dessa matéria é uma declaração poderosa que reflete nossa decisão de seguir a Cristo em todos os aspectos da vida. Que possamos viver essa escolha com autenticidade, permitindo que Seu amor transforme nossos corações e vidas. Ao escolher amar Jesus, encontramos propósito, paz e alegria que só Ele pode oferecer.


Fiquem com Deus e até a próxima!


Pra Adriana Faria


domingo, 23 de março de 2025

Entrevista: Pr. Marcos Oliveira

O entrevistado do mês de março foi o Pr Marcos Oliveira da Igreja do Nazareno Jd. Amanda da cidade de Hortolândia, pertencente ao Distrito São Paulo.  Conheci o Pr. Marcos em uma das minhas aulas de Seminário,  e aprendi muito com ele, a respeito do amor e do servir ao Senhor com excelência, no preparo de uma mensagem, na comunicação e na postura para ser uma boa ministra do evangelho, e transmitir de forma honrosa a palavra do Senhor. Com carinho e prontidão aceitou participar dessa entrevista para o blog. Que Deus abençoe cada dia mais seu ministério e que os frutos desse amor e serviço cresçam, se multipliquem e conquiste as nações, espalhando o amor de Cristo.


Quem é Marcos Fernando Oliveira 

Meu nome é Marcos Fernando de Oliveira. Sou nascido em Campinas em primeiro de junho de 1960. Sou filho de um casal cristão da Igreja do Nazareno chamados, Gonçalo e Maria que já estão com Jesus. Tenho apenas um irmão de sangue chamado Fernando que também é pastor. Sou casado com Cecília há 41 anos e temos um casal de filhos, Eric e Priscila uma nora, Tatiana e uma neta, Sofia.


1. O que o levou a se tornar pastor? Houve um momento específico que marcou sua decisão?

O que me levou a tornar-me pastor foi um chamado de Deus ainda quando eu tinha 9 ou 10 anos de idade. Eu fui criado num lar cristão ouvindo a palavra de Deus desde bebê. Eu amava ao Senhor. Fui batizado Aos 9 anos de idade e de fato o meu sonho era ser um pastor. Me lembro que numa tarde, o pastor Joaquim Lima veio visitar-nos e perguntou o que você será quando crescer e eu lhe respondi: quero ser missionário e ele me orientou a ser um pastor. A partir daquele momento sonhei em formar-me em meus estudos básicos e entrar para o seminário teológico da Igreja do Nazareno e me preparar o melhor possível para me tornar um bom pastor.


2. Quais foram os maiores desafios que você enfrentou no início do seu ministério?

No início de meu ministério, ainda quando eu era um seminarista do terceiro ano, casei-me e eu e minha esposa Cecília fomos abrir uma igreja do Nazareno no bairro Vila Costa e Silva em Campinas, SP. O desafio seria, além de alcançar pessoas, ter um local próprio para as reuniões e ter uma liderança forte. Pela graça de Deus, ficamos ali 6 anos e nesse tempo desenvolvemos uma liderança deixamos uma igreja formada com templo próprio e continuamos o nosso trabalho através do evangelismo e de implantação de novas igrejas. O desafio financeiro foi vencido através de um ministério bi ocupacional. Os desafios de tempo de qualidade para a família, igreja, trabalho secular e estudos juntos, foram superados em oração, conselhos dos mais velhos, uma esposa muito dedicada e filhos maravilhosos que me acompanharam em tudo. Através da oração, meditação na Palavra de Deus, jejuns, santificação pessoal e diária e incessantes esforços, tudo foi vencido, para a glória de Deus.


3. Como você vê o papel da igreja na comunidade atual?

O papel da igreja no mundo atual é o de transformar a sociedade. A sociedade se encontra esvaziada dos seus melhores valores; encontra-se confusa, sem respostas para suas perguntas e em estado de sofrimento, sofrendo com relacionamento ruins, sofrendo com falta de condições necessárias a uma vida normal e também sob pressão de governantes que trazem leis anti-vida, apoiam o que é imoral e protegem os maus.   Há hoje muitos apelos para uma vida errada, uma vida sem Deus, uma vida numa falsa liberdade. O papel da igreja hoje é pregar o evangelho de Cristo, trazer de volta os valores morais judaico-cristãos, orar, insistir com as pessoas para que se arrependam de seus pecados, orientar crianças, adolescentes, jovens e adultos para que obedeçam e sirvam a Deus de todo coração e que sejam santos em toda a sua maneira de viver.


4. Como a igreja pode melhor atender às necessidades da comunidade local?

A igreja pode atender melhor às necessidades da comunidade local tendo ministérios que sirvam a comunidade em suas necessidades; se é uma comunidade carente então a igreja deverá oferecer facilidades para que as pessoas se alimentem bem, para que elas tenham em suas mesas, legumes, frutas e verduras por exemplo. Para isso, a igreja poderá ter um convênio com o CEASA ou Ceagesp para que possa receber a doação de verduras, frutas e legumes semanalmente e distribui-los à comunidade através de um cadastro das famílias. Também poderá ajudá-los com cestas básicas, com medicamentos gratuitos, com atendimentos através de advogados, dentistas médicos, cabeleireiros e outros profissionais que possam, voluntariamente, atender à comunidade de forma sistemática. Também poderá atender à comunidade pregando a palavra de Deus através das mídias sociais e abrindo o seu templo para outras atividades que possam fazer com que as pessoas tenham um progresso na sua vida estudantil, vida profissional, no seu ambiente familiar e vida emocional. A igreja procurar atender as pessoas em todas as suas necessidades.


5. Como você lida com momentos de dúvida ou desânimo em sua vida espiritual?

Todos nós líderes espirituais temos os nossos momentos de dúvida ou desânimo. Muitas vezes eu me senti só; porém eu sabia que havia algumas pessoas que eu poderia procurar e encontrar nelas ajuda. Muitas vezes me senti desanimado porque não via todos os frutos que eu desejava alcançar. Eu queria mais e talvez tivesse menos do que eu esperava. Mas, nessas horas, sempre Deus ministrou ao meu coração através do Espírito Santo e através dos seus profetas, pregadores e pregadoras da palavra, através da família, através de amigos que trouxeram palavras de encorajamento, palavras de direção e de inspiração. Esses momentos de dúvida e desânimo foram superados. Tenho uma vida rica de esperança e sei que posso todas as coisas naquele que me fortalece.


6. Que conselhos você daria para alguém que está lutando para fortalecer sua relação com Deus?

Para aqueles que estão lutando para terem uma vida espiritual e uma relação melhor com Deus, eu recomendo as disciplinas espirituais. Todos os dias devemos ter um tempo de qualidade para ler a Bíblia, orar, estudar a palavra de Deus, meditar nas coisas lá de cima, tirar um tempo semanal para jejum e estar em plena comunhão com a igreja participando dos cultos, da escola bíblica, dos cultos de oração, dos grupos nos lares de estudo bíblico, dos trabalhos de evangelismo e dos treinamentos. E necessário que leiamos livros cristãos e é necessário que nós vigiemos e oremos para não cairmos em tentação; o salário do pecado é a morte. Devemos vigiar para que não tropecemos. A palavra de Deus diz que Deus é poderoso para nos guardar de tropeços e nos apresentar irrepreensíveis perante o Senhor. Então, devemos ser cautelosos; a pensarmos muito antes de fazermos qualquer escolha importante, consultar o Senhor, ter amigos sinceros que nos levem para mais perto de Deus e cultivarmos a presença íntima do Espírito Santo, manifestando a natureza de Deus, vivendo em amor, paz, alegria, ânimo longo, fazendo o bem, sendo bondosos, misericordiosos, perdoadores, sendo fiéis a Deus e aos outros, sendo justos e imparciais, mansos e humildes e exercendo o domínio próprio.


7. Como você se prepara para suas pregações e ensinamentos? 

Eu me preparo para pregar pedindo a Deus a orientação sobre que texto bíblico irei pregar. Depois de achar o texto bíblico indicado pelo Senhor, começo a fazer a mensagem. A mensagem precisa ter um título e normalmente esse título é a palavra ou a verdade central daquele texto escolhido. Passo a estudar o texto através de comentários bíblicos e dicionário bíblico. Procuro ler muito sobre o autor do livro bíblico onde está minha mensagem, a quem escreveu, porque escreveu, e o que pretendeu ao escrever. Consulto outros autores que escreveram sobre aquele assunto; começo a escrever, montar a mensagem: Título, texto, proposta para aquele sermão, uma pergunta a quem está me ouvindo e uma ilustração interessante. Passo a pontuar número um e suas subdivisões; número dois e suas subdivisões; número 3 e suas subdivisões, fazendo uma aplicação prática para a vida de cada um dos ouvintes e ao final faço um apelo para que as pessoas respondam ao chamado daquela mensagem. Quanto às minhas aulas, procuro ler e ouvir vários autores diferentes. Gosto de anotar e gosto de voltar ao assunto para ver se realmente entendi aquela mensagem, aqueles conteúdos; estou sempre pesquisando, sempre me atualizando, sempre procurando novas informações que enriqueçam aquilo que eu já sei.


8. Qual é a mensagem central que você gostaria de transmitir à sua congregação?

A mensagem Central que eu quero transmitir a minha congregação é a mensagem de santidade de vida. A palavra de Deus diz em Hebreus capítulo 12, versículo 14, que sem a santificação, ninguém Verá o Senhor. Todos nós, quando nos convertemos a Cristo, somos perdoados dos nossos pecados mediante nosso arrependimento e, em seguida, somos batizados com o Espírito Santo e passamos a viver uma vida de santidade; passamos a viver uma vida de vitória sobre o pecado, a carne, o diabo e o mundo; passamos a cultivar as virtudes de Deus, a ter a mente de Cristo. Passamos a ser imitadores de Cristo e andamos como filhos amados. Minha mensagem é para que cada um seja o mais santo possível, o mais fiel possível e que trabalhe o máximo possível para o Senhor, oferecendo seus dons e talentos tanto dentro da igreja quanto fora da igreja, dando um bom testemunho de vida, influenciando pessoas para Deus, alcançando o máximo maior número possível de pessoas para Cristo e treinando essas pessoas e enviando-as para realizarem o ministério ao qual Cristo as chamou.


9. Como você trabalha para construir relacionamentos saudáveis dentro da sua equipe ministerial?

Construo relacionamentos saudáveis dentro de minha equipe ministerial gerando uma proximidade com eles. Em meu ministério de 41 anos de duração, gerei vários pastores; treinei vários pastores e enviei vários pastores e líderes para a igrejas, cidades e outros estados do Brasil. procurei dar exemplo a eles de um verdadeiro líder, alguém que se preocupa com as pessoas, que faz tudo com sinceridade e verdade e se esmera por agradar ao Senhor em tudo. Meu relacionamento com minha equipe é, estando em suas casas, conhecendo suas famílias e seus problemas e os ajudando em suas dificuldades. Também os treino e os inspiro dando a eles, dicas de boas leituras de bons vídeos no YouTube, bons pregadores e os ajudo dando a eles oportunidade de trabalho e procurando desenvolver suas habilidades ministeriais.


10. Quais qualidades você considera essenciais em um líder espiritual?

As qualidades que considero essenciais a um líder espiritual são: caráter cristão, temperamento transformado pelo Espírito Santo, disciplina com respeito ao tempo, dinheiro e lazer. Praticar exercícios físicos regulares, ter uma boa dieta, relacionamentos saudáveis, cuidar da saúde, ter emoções sob controle, boas leituras e sobretudo, ler as obras dos grandes escritores da história, sacra e secular. Ouvir boa música, dormir bem, orar muito e otimizar ao máximo seu tempo e talentos.


11. Quais são suas esperanças e visões para o futuro da sua igreja?

Sobre as esperanças e visões que eu tenho a respeito do ministério, a respeito da minha igreja eu creio que nós estamos num tempo de colheita aqui no Brasil e no mundo.  Temos visto a igreja na África crescer muito em números em batismo lá realmente está havendo um avivamento africano também temos ouvido falar das notícias da Ásia onde a igreja também tem crescido e ainda é tempo da igreja crescer aqui na América do Sul principalmente no Brasil.  E aqui onde estou em Hortolândia Jardim Amanda pertinho de Campinas um lugar muito promissor cheio de cidades próximas, com muitos condomínios muitos bairros novos.  Então temos esperança de ganharmos essas pessoas, novos moradores tem Contrato suas casas seus apartamentos aqui tem construído também e alguns também vem a Hortolândia para trabalhar e outros têm escolhido Hortolândia como a sua cidade onde vão passar o restante dos seus anos e isso tudo é muito desafiador eu tenho esperança de que a igreja que o pastor irá crescer muito e também sei que ainda é tempo da Igreja Evangélica crescer no Brasil expandir pregar o Evangelho alcançar os perdidos em Cristo e ainda fazer um grande trabalho de transformação social desta nação a minha visão é de que o Brasil será um celeiro Missionário que irá exportar e enviar muitos missionários para várias partes do mundo que a igreja que o Pastoreio possa não somente alcançar pessoas mas também discipular treinar e enviar essa é a minha esperança a minha visão o meu desejo e as minhas orações.


12. Como você vê a evolução do ministério pastoral nos próximos anos?

A evolução do ministério pastoral depende muito do trabalho do pastor que não somente precisa alcançar pessoas para Cristo mas também,  treinar estas mesmas pessoas para serem obreiros em nossa igreja, para serem líderes departamentais, líderes de missões, jovens, ensino e também ministérios que atuam dentro e fora da igreja. A minha tarefa é treinar líderes e fazer com que todos eles tenham uma função, um trabalho, uma atividade, porque Deus tem dado dons aos seus filhos e filhas e esses dons precisam ser usados na obra, para que o ministério da Igreja do Nazareno onde  pastoreio, cresça; e para que o meu próprio ministério cresça é necessário fazer um trabalho para que haja um desenvolvimento integral da igreja, ou seja, todas as idades, todas as pessoas, todas as classes sociais, todos os tipos de pessoas; todas elas precisam de Cristo e devem vir a Cristo, devem ser transformadas por Cristo, se consagrarem a Deus completamente serem purificadas e santificadas em seus corações através da Palavra de Deus e através do Espírito Santo. Então, a evolução do ministério depende muito desse acolhimento das pessoas, depende muito da atenção individualizada, da motivação para o prosseguimento e o crescimento da fé cristã. Creio que podemos crescer sim, um a um, mas não deixar de fazer um trabalho artesanal, cuidando de cada família, de cada cristão, principalmente dos novinhos na fé, para que eles possam ser maduros e possam vencer o mundo, vencer o pecado, vencer o mal, vencer as trevas e serem um vaso de honra nas mãos do Senhor.

Família Oliveira 


Igreja Nazareno Jd. Amanda
R. Augusto dos Anjos, 444 - Jardim Amanda II, Hortolândia - SP, 13188-251

Siga o @ Instagram da Igreja



Fiquem com Deus e até breve!


No amor de Cristo

Pra Adriana Faria





segunda-feira, 17 de março de 2025

Revivendo a Sala de Espera


Alguns anos atrás vive a experiencia de estar em uma sala de espera, e esta  semana estou novamente revivendo esta experiencia, é reconfortante saber que Deus está conosco em todo o momento e em qualquer circunstancia ao nosso lado, e que sua mão está nos segurando e nos protegendo de todo o mal.

A vida muitas vezes nos leva a momentos de espera, onde a paciência e a fé são testadas. A "Sala de Espera" pode ser vista como um espaço de preparação e reflexão, onde Deus trabalha em nosso coração e nos ensina a confiar em Seus planos. Muitas vezes, esses períodos podem parecer frustrantes ou intermináveis, mas é essencial entendemos que Deus está trabalhando em nós durante esses tempos.

É nesse tempo que podemos reviver nossa esperança, fortalecer nossa fé e nos conectar mais profundamente com o Senhor. Cada instante de espera é uma oportunidade para buscar a presença de Deus, ouvir Sua voz e entender o propósito que Ele tem para nós.
Não devemos encarar esses períodos como tempos perdidos, mas como momentos preciosos de crescimento espiritual. Ao reviver uma "Sala de Espera", lembre-se de que cada oração, cada leitura da Palavra e cada ato de gratidão nos aproxima do que Deus deseja realizar em nossas vidas.

Neste espaço, permita-se ser moldado por Ele. Confie que, mesmo quando não sabemos o que nos espera. Deus está preparando algo extraordinário. Reviva sua esperança e esteja aberto para receber as bençãos que estão por vir. Afinal, o melhor ainda está por vir.


1- A importância da espera: Isaías 40:31 nos lembra: "Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças; sobem com asas como águias; correm, e não se cansam; caminham, e não se fatigam." A espera não é um tempo perdido, mas um tempo de renovação. É nesse espaço que somos moldados e preparados para aquilo que Deus tem reservado para nós.

2- A sala de espera como espaço e reflexão: A "Sala de Espera" nos convida à introspecção. Salmos 46:10 diz: "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus. " Este é o momento de silenciar as vozes externas e ouvir a voz do nosso Criador. Ele nos guia, conforta e esclarece nossos caminhos.

3- Esperança em meio à incerteza Romanos 12:12 nos exorta: "Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração." Mesmo quando as circunstancias parecem desfavoráveis, podemos encontrar alegria na esperança que temos em Cristo. A oração é nossa linha direta com Deus e nos fortalece durante a espera.

4- Preparação para o futuro: Em Jeremias 29:11, Deus nos promete: "Porque eu sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor; planos de paz e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. " Cada momento na "Sala de Espera" é parte do plano de Deus, preparando-nos para o futuro que Ele já desenhou.

5- O poder da gratidão: Durante essa espera, devemos cultivar um coração grato. 1 Tessalonicenses 5:16-18 nos ensina: 'Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em cristo Jesus para convosco. " A gratidão transforma nossa perspectiva e nos ajuda a ver as bençãos ao nosso redor.

Revivendo a "Sala de Espera", lembramos que cada dia é uma oportunidade de crescer em fé e confiança no Senhor. Ao aguardarmos com paciência e esperança, estamos permitindo que Deus opere em nossas vidas.

Que possamos aproveitar esse tempo para buscar Sua presença, renovar nossas forças e preparar nossos corações para as bençãos que estão por vir. Lembre-se: o melhor ainda está por vir!

Que Deus te abençoe e que em suas salas de espera você tenha forças, direção, paz e direcionamento para vencer os obstáculos com fé e esperança no Grande Eu Sou!!

sexta-feira, 7 de março de 2025

Entrevista: Pr Vicente Barbosa


Essa entrevista sem sombras de dúvidas foi a que mais me emocionou, entrevistar meu pai para mim foi o maior presente que recebi. Um homem íntegro, respeitado e amado, me ensinou o caminhar com Cristo, ao temor na palavra de Deus, o respeito e zelo pelas coisas do Pai, que me ensinou a dar meus primeiros passos, as primeiras palavras, me ensinou a ser uma pessoa de caráter, me mostrou que ser cristão é a melhor escolha que fiz na minha vida, já me fez rir tanto com seus contos e causos kkk, e me fez chorar quando por um breve instante pensei que ia perde-lo. Que tem dentro de si uma paixão e um amor incondicional pela obra de Deus, que chora ao falar das escrituras, que tem um vasto conhecimento pela palavra de Deus, que ministra com temor e fervor, que está sempre disposto a ensinar, que não mede esforços para estar na igreja. Desde que eu me conheço por gente digamos assim, ele é um exemplo pra mim, jamais o vi esmorecer ou sair de sua boca palavras que me desencorajasse a prosseguir, pelo contrário: em qualquer circunstância que passou ou que passamos juntos ele sempre teve uma palavra de animo e de motivação para seguir firme com Cristo, não importando o momento em que tivéssemos passando, e olha que já passamos por momentos bem difíceis, mais sua fé jamais foi abalada ou diminuída. Com muita alegria em meu coração eu escrevo abaixo as suas palavras agora, mesmo se recuperando de uma delicada e arriscada cirurgia no coração ele me concedeu essa entrevista, com carinho e admiração por você: MEU PAI, meu exemplo de força, fé e esperança no Grande Eu Sou!.

(Essa entrevista foi postada na versão anterior do blog em maio/2020 - mas vale a pena relembrar)


1- Como foi sua conversão
A minha conversão não dá para contar em uma entrevista,  já quis contar na igreja e fiquei 50 minutos e não passei da primeira parte. Demorou 20 anos para eu tomar uma decisão. Veja um detalhe. Desde minha infância eu temia a Deus, vivia para Deus, falava constantemente em Deus, abdiquei de muitas coisas para cumprir o meu proposito religioso, mas eu não conhecia a Deus. Dos 6 anos até os 20 anos vivi uma vida intensamente religiosa, devoto e praticante, nunca tinha visitado um igreja de crente com se falava na época. Depois de muitos convites resolvi visitar atendendo a insistência do meu cunhado (que também se chama Vicente) mais coloquei uma condição - nunca mais me convidar. Veja o que aconteceu, na recepção recebi um abraço que nunca tinha recebido, me acompanharam ate encontrar um bom lugar, os hinos já começaram a falar e quando veio a palavra tudo que pastor falou era para mim (João. 8:32) leu a minha vida inteira (os 14 anos de Religiosidade) ai entrei em guerra espiritual,  e demorou 90 dias para tomar a decisão de aceitar a Jesus a qual eu venho servindo até os dias de hoje.


2- O que a EBD representa pra você?
Após a decisão veio a fome de conhecer a verdade e o melhor caminho é a EBD onde encontramos o conhecimento e adquirimos forças para vencer as provações e conhecer verdadeiramente quem é o nosso Deus e o que Ele é, fez e fará por nós.      


3- Como é ser um cristão nos dias de hoje? 
Ser cristão nos dias hoje está muito fácil,  todo é favorável, não tem que abandonar o mundo, tudo é relativo, não precisa sacrificar e ainda diz (tudo posso naquele que me fortalece) o difícil em meio a tudo isso é dizer com convicção eu tenho certeza da vida eterna.


4- Em seu ponto de vista, a igreja está sendo violada com a modernidade?
A igreja verdadeira e que prega a verdadeira palavra de Deus não esta sendo violada porque não pode se abala com nada, ainda que venha a apostasia ela permanece firme na verdade.    

             
5- Como podemos permanecer em Cristo em meio a tudo isso que estamos vivendo?
Se vós estiverdes em Cristo sois nova criatura, buscais as coisas lá do alto. O cristão que ama a verdade e pratica a verdade não vai se abalar com tudo que esta acontecendo porque está na palavra e é cumprimento das escrituras dita pelos profetas mas os que estão em Cristo não pode se abalar com nada que esta acontecendo,  tenha fé e vença tudo isso. Deus abençoe a todos e fiquem com Deus!


 
EBD ano de 1978 - Ensinando na classe de Jovens na 
1ª Igreja Batista de Ribeirão Pires


Em seu aniversário de 70 anos com a família reunida
Esposa, filhos, genro, nora e netos

Meus pais
Pr. Vicente e Lucia

quinta-feira, 6 de março de 2025

Graça e Santidade: Caminhando e Harmonia



A relação entre graça e santidade é uma das mais profundas na vida cristã. Muitas vezes, podemos pensar que a graça é um convite à liberdade sem limites, mas a verdade é que ela nos chama a um padrão de vida mais elevado, um chamado à santidade.


A graça de Deus é o presente imerecido que nos permite ser perdoados e restaurados. Em Romanos 5:20, aprendemos que "onde abundou o pecado, superabundou a graça." Isso significa que não importa quão longe tenhamos ido ou quantas falhas tenhamos cometido, a graça de Deus é sempre maior. Ela nos acolhe, nos limpa e nos dá uma nova oportunidade. No entanto, essa mesma graça também nos convida a viver de forma diferente.


A santidade não é apenas sobre seguir regras ou evitar o pecado; trata-se de viver em intimidade com Deus e refletir Seu caráter em nossas vidas. Em 1 Pedro 1:15-16, somos chamados a "ser santos em toda a nossa maneira de viver." A santidade é uma resposta à graça recebida. À medida que compreendemos mais sobre o amor e a misericórdia de Deus, somos motivados a viver de maneira que O glorifique.


Portanto, viver em graça e santidade significa reconhecer que somos aceitos por Deus não por nossos próprios méritos, mas pela obra redentora de Cristo. Isso nos leva a uma transformação interior que se manifesta em ações externas. É um ciclo maravilhoso: a graça nos transforma, e essa transformação nos impulsiona à santidade.


Hoje, convido você a refletir sobre como a graça de Deus está moldando sua vida e como isso se traduz em sua busca pela santidade. Que possamos ser pessoas que não apenas recebem Sua graça, mas também vivem em resposta a ela, buscando refletir o amor e a pureza do nosso Salvador.


Fiquem com Deus e até a próxima!


Adriana Faria 

Por que estamos tão sem tempo?

Vivemos em uma geração marcada pela correria. Os dias parecem curtos demais para as tarefas, e a frase “estou sem tempo” se tornou um bordão...