sexta-feira, 7 de março de 2025

Entrevista: Pr Vicente Barbosa


Essa entrevista sem sombras de dúvidas foi a que mais me emocionou, entrevistar meu pai para mim foi o maior presente que recebi. Um homem íntegro, respeitado e amado, me ensinou o caminhar com Cristo, ao temor na palavra de Deus, o respeito e zelo pelas coisas do Pai, que me ensinou a dar meus primeiros passos, as primeiras palavras, me ensinou a ser uma pessoa de caráter, me mostrou que ser cristão é a melhor escolha que fiz na minha vida, já me fez rir tanto com seus contos e causos kkk, e me fez chorar quando por um breve instante pensei que ia perde-lo. Que tem dentro de si uma paixão e um amor incondicional pela obra de Deus, que chora ao falar das escrituras, que tem um vasto conhecimento pela palavra de Deus, que ministra com temor e fervor, que está sempre disposto a ensinar, que não mede esforços para estar na igreja. Desde que eu me conheço por gente digamos assim, ele é um exemplo pra mim, jamais o vi esmorecer ou sair de sua boca palavras que me desencorajasse a prosseguir, pelo contrário: em qualquer circunstância que passou ou que passamos juntos ele sempre teve uma palavra de animo e de motivação para seguir firme com Cristo, não importando o momento em que tivéssemos passando, e olha que já passamos por momentos bem difíceis, mais sua fé jamais foi abalada ou diminuída. Com muita alegria em meu coração eu escrevo abaixo as suas palavras agora, mesmo se recuperando de uma delicada e arriscada cirurgia no coração ele me concedeu essa entrevista, com carinho e admiração por você: MEU PAI, meu exemplo de força, fé e esperança no Grande Eu Sou!.

(Essa entrevista foi postada na versão anterior do blog em maio/2020 - mas vale a pena relembrar)


1- Como foi sua conversão
A minha conversão não dá para contar em uma entrevista,  já quis contar na igreja e fiquei 50 minutos e não passei da primeira parte. Demorou 20 anos para eu tomar uma decisão. Veja um detalhe. Desde minha infância eu temia a Deus, vivia para Deus, falava constantemente em Deus, abdiquei de muitas coisas para cumprir o meu proposito religioso, mas eu não conhecia a Deus. Dos 6 anos até os 20 anos vivi uma vida intensamente religiosa, devoto e praticante, nunca tinha visitado um igreja de crente com se falava na época. Depois de muitos convites resolvi visitar atendendo a insistência do meu cunhado (que também se chama Vicente) mais coloquei uma condição - nunca mais me convidar. Veja o que aconteceu, na recepção recebi um abraço que nunca tinha recebido, me acompanharam ate encontrar um bom lugar, os hinos já começaram a falar e quando veio a palavra tudo que pastor falou era para mim (João. 8:32) leu a minha vida inteira (os 14 anos de Religiosidade) ai entrei em guerra espiritual,  e demorou 90 dias para tomar a decisão de aceitar a Jesus a qual eu venho servindo até os dias de hoje.


2- O que a EBD representa pra você?
Após a decisão veio a fome de conhecer a verdade e o melhor caminho é a EBD onde encontramos o conhecimento e adquirimos forças para vencer as provações e conhecer verdadeiramente quem é o nosso Deus e o que Ele é, fez e fará por nós.      


3- Como é ser um cristão nos dias de hoje? 
Ser cristão nos dias hoje está muito fácil,  todo é favorável, não tem que abandonar o mundo, tudo é relativo, não precisa sacrificar e ainda diz (tudo posso naquele que me fortalece) o difícil em meio a tudo isso é dizer com convicção eu tenho certeza da vida eterna.


4- Em seu ponto de vista, a igreja está sendo violada com a modernidade?
A igreja verdadeira e que prega a verdadeira palavra de Deus não esta sendo violada porque não pode se abala com nada, ainda que venha a apostasia ela permanece firme na verdade.    

             
5- Como podemos permanecer em Cristo em meio a tudo isso que estamos vivendo?
Se vós estiverdes em Cristo sois nova criatura, buscais as coisas lá do alto. O cristão que ama a verdade e pratica a verdade não vai se abalar com tudo que esta acontecendo porque está na palavra e é cumprimento das escrituras dita pelos profetas mas os que estão em Cristo não pode se abalar com nada que esta acontecendo,  tenha fé e vença tudo isso. Deus abençoe a todos e fiquem com Deus!


 
EBD ano de 1978 - Ensinando na classe de Jovens na 
1ª Igreja Batista de Ribeirão Pires


Em seu aniversário de 70 anos com a família reunida
Esposa, filhos, genro, nora e netos

Meus pais
Pr. Vicente e Lucia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que estamos tão sem tempo?

Vivemos em uma geração marcada pela correria. Os dias parecem curtos demais para as tarefas, e a frase “estou sem tempo” se tornou um bordão...