Estudando o livro As cinco linguagens do perdão pude analisar a importância de entender o motivo pelo qual devemos pedir e liberar perdão.
Quantos relacionamentos são quebrados e frustados pela falta de perdão? Quantos casais poderiam estar juntos até hoje se o perdão tivesse encontrado espaço dentro dos corações, quantas famílias poderiam estar vivendo unidas se o perdão tivesse feito parte dos seu convívio.
Nenhum de nós estamos isentos de sermos machucados por pessoas próximas, familiares, amigos, colega de trabalho, se render ao pedido de perdão é um ato de fé e amor, é se despir do seu orgulho e mostrar seu lado sensível de contentamento e de temor a Deus.
Mas porque devo pedir perdão?
- Se fossemos nos basear ao que o mundo diz, diríamos que ninguém deveria de desculpar por nada, virar a página e seguir em frente. Mais o ato de pedir perdão é um processo que deve ser lapidado e moldado, podemos dizer que é um "senso de dever moral", e que deveria vir impressa em todos os seres humanos.
Pedido de desculpas....
Ao meu ver entendo que um pedido de desculpas sincero pode se aproximar de um pedido de perdão, se quem o recebe esteja preparado para aceitar como forma de arrependimento por quem o fez.
Pedir desculpas é um ato para muitos normal de se fazer e pedir, mais já para outros é algo dificil de se fazer. Presenciei uma cena uma vez em que o marido havia magoado sua esposa a tal ponto de quase romper seu casamento, ela muito ferida me disse: Só fico com ele se ele me pedir perdão por tudo que me fez, não aceito desculpas, pois desculpas é algo que a pessoa não está disposta a liberar do fundo do coração e sim da boca pra fora...... fiquei pensando nisso que ela me falou, será mesmo que o pedido de desculpas pode ser sincero e ser comparado ao pedido de perdão? Confesso que relutei para aceitar isso como um SIM.
Mais depois de estudar alguns casos e também vivenciar alguns, pude entender que realmente existe pessoas que interpretam o ato de pedir desculpas com a mesma intensidade que o pedido de perdão.
Presenciei pessoas pedindo desculpas com tanta sinceridade em suas palavras, atitudes e sua mudança de comportamento que então mudei meu modo de ver e entender sobre essa questão.
Baseando no livro "As cinco linguagens do perdão" abordados tópicos importantes que podem nos ajudar a entender e a praticar isso em todos nossos relacionamentos, quer seja conjugal, familiar, com os filhos, trabalho e na igreja.
1- Manifestação de arrependimento:
É se concentrar na solução do problema causado pelo comportamento inadequado e na manifestação de solidariedade à pessoa que ficou magoada. A falta de sinceridade também pode ser sinalizada quando dizemos "sinto muito", só para que a outra pessoa pare de falar no assunto que incomoda.
Para algumas pessoas, ver uma manifestação genuína de arrependimento funciona como a mais poderosa linguagem do perdão. É o que as convence de que o pedido é sincero.
2- Aceitação da responsabilidade:
Não ache que justificativas eliminam a necessidade de pedir perdão, quando na verdade essas justificativas comprometem os relacionamentos. O problema é achar que fazendo isso você esta assumindo que errou.
Por isso é tão difícil para algumas pessoas dizer: Errei... pois pra essas pessoas pode dar a impressão de fraqueza. Admitir que está errado, e não ficar procurando por um culpado.
3- Compensação do prejuízo:
Compensar um erro, fazendo o que é justo. Para muitos a compensação do prejuízo é a principal linguagem do perdão.
As pessoas que acreditam que o esforço de compensar um erro é a maior prova de sinceridade de um pedido de desculpas.
4- Arrependimento genuíno:
A palavra "arrependimento" significa "voltar atrás" ou "mudar de atitude". É perceber que está se comportando de maneira nociva, sentir remorso por causar algum tipo de sofrimento ou prejuízo a outra pessoa e fazer a opção por uma mudança de atitude.
5 - Pedido de perdão:
Quando se comete um ato ofensivo ou prejudicial, cria-se imediatamente uma barreira emocional entre duas ou mais pessoas. Até que esse obstáculo seja removido, o relacionamento não tem como progredir. O pedido de perdão é a tentativa de remover tal barreira. Se você descobre que a principal linguagem da pessoa é o pedido de perdão, então está diante da maneira mais óbvia e simples de resolver o problema.
Para que você possa descobrir qual a sua linguagem do perdão você precisa estar preparado e disposto a responder algumas perguntas:
1- O que espero que a outra pessoa faça ou diga?
2- O que mais magoa você nessa situação?
3- Qual é a linguagem mais importante na hora de pedir perdão?
Pedir perdão é questão de escolha
Muitos o fazem como um ato de amor, respeito, liberação de culpa, porém para outros não vale o esforço, acreditam que não há necessidade de se chegar a esse ponto, já outros buscam por culpados e jamais admitem que errou.
Aprenda a perdoar
Pra mim é até mais forte e mais difícil do que pedir perdão. Mais quando se libera o perdão à outra pessoa é como se um peso saísse de cima de nós e nos deixa leve, isso não quer dizer que passamos uma borracha, apagamos tudo e vivemos como se nada tivesse acontecido, não temos amnésia, mais sim é até lembrar do que ocorreu, mais é não sentir mais dor ao lembrar do fato.
Aprenda a si perdoar
Quantas pessoas são levadas a ficar por meses, anos com essa dor e com esse impedimento de não se perdoar por um ato falho, se deprimem, sua auto-estima é abalada emocionalmente a tal ponto que muitos não sentem mais prazer até mesmo na vida.
Quando sentimos que agimos mal, nossa autoimagem é prejudicada, ainda que nosso comportamento possa nem ter sido imoral ou mesmo muito importante. Lamentamos por não ter sido mais maduros e nos martirizamos por isso.
Aumento de depressão e ansiedade é outra razão pela qual não consegue se erguer, se sentem oprimida e acreditam que todos a sua volta irão reprimi-la e não irão perdoar e com isso cada dia mais vemos pessoas recorrendo a medicamentos, ao invés de lidar com o problema diretamente com quem os provocou.
O bom seria se todos aprendesse a pedir perdão, e a transformasse em um estilo de vida.
Não é fácil, mais pode ser aprendida.
Se você ainda não consegue pedir ou liberar perdão eu o encorajo a orar da seguinte maneira: "Pai, ajuda-me a liberar e a pedir perdão, mostra-me a quem eu preciso que me perdoe, por favor me ensine a pedir perdão de maneira eficaz, amém!"
Extraído do Livro: "As cinco linguagens do perdão" escrita por Gary Chapman e Jennifer Thomas.
Gostaria de estar orando por você, deixe nos comentários uma mensagem.
Fiquem com Deus, e até a próxima!!
Adriana Faria
sábado, 4 de dezembro de 2021
Porque pedir perdão?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Por que estamos tão sem tempo?
Vivemos em uma geração marcada pela correria. Os dias parecem curtos demais para as tarefas, e a frase “estou sem tempo” se tornou um bordão...

-
Vivemos em uma geração marcada pela correria. Os dias parecem curtos demais para as tarefas, e a frase “estou sem tempo” se tornou um bordão...
-
Vivemos dias em que o status, o poder e a autoridade são exaltados como troféus de sucesso. Todos querem ser chefes, líderes, influenciado...
-
*Construindo Pontes, Não Muros: A Arte de Construir Relacionamentos* Em um mundo cada vez mais dividido por opiniões e diferenças, a constr...
Nenhum comentário:
Postar um comentário