quarta-feira, 24 de maio de 2023

Abrindo mão dos seus sonhos para viver a vontade de Deus.



Enquanto lia o livro "O Deus que destrói sonhos" do escritor Rodrigo Bibo, me deparei com o capítulo 4 desse livro que é exatamente o titulo dessa matéria. ABRINDO MÃO DOS SEUS SONHOS PARA VIVER A VONTADE DE DEUS.

Vivemos num tempo marcado pela independência e pela autenticidade, uma busca incessante pelo reconhecimento e pelo estereótipo de ser aceito e de viver uma vida descolada. Que não devemos prestar contas a ninguém, viver a vida do jeito que bem entendemos e queremos, sem controle, sem direção, mas viver desse jeito não é ser original, pois na realidade estamos sempre imitando alguém.

Segundo o mediador Girard ele diz: "O desejo pela autenticidade, entendido como desejo de ser quem queremos ser, jamais ocorre sem um mediador". Ou seja sempre haverá alguém que queremos imitar.

Muitos querem imitar um personagem de TV, um ídolo, um jogador, um pastor, um cantor, eu mesma quando criança ficava em frente ao espelho imitando um pastor pregar, uma pastora, pois via neles um exemplo a ser seguido.

A Bíblia nos mostra claramente o exemplo a ser seguido: JESUS. Ele nos chamou para sermos seus imitadores (seguidores) uma frase que me chamou a atenção e me fez refletir foi essa: "Somos Escravos"

Soa meio estranho pra você? Mas na verdade vendo o ponto de vista do escritor desse livro ele escreve: "Servo ou Escravo, vamos começar pelas diferenças: - Servos são contratados; escravos são propriedade de alguém. Os servos têm a liberdade de escolher para quem trabalhar e o que realizar. A ideia de servidão preserva certo nível de autonomia e direitos pessoais. Escravos, por outro lado, não têm liberdade, autonomia nem direção".

No livro de Romanos no capitulo 6 podemos entender o ponto "ESCRAVO" onde Paulo deixa claro que ou somos escravo do pecado ou somos escravos de Deus. Não existe a tal liberdade do "eu posso ser o que eu quiser ser". 

Devemos nos considerar mortos para o pecado e vivos para Deus. A graça de Deus transborda de maneira tal na vida do pecador que o liberta da escravidão. Por isso que não devemos nos misturar e nos contaminar com os desejos pecaminosos desse mundo, oferecendo nossos corpos aos frutos do pecado, mas sim oferecer nosso corpo como instrumento para fazer o que é certo perante Deus.

Quando nos tornamos cristãos a grosso modo, trocamos de proprietário. Deixamos o proprietário desse mundo vil e pecador que é Satanás e vamos ao encontro do proprietário que nos traz paz, alivio e refrigério, que nos ama incondicionalmente, que nos ouve, nos exorta com amor, corrige e acima de tudo nos chama de filhos.

Eu também acredito que por meio da graça podemos viver de modo separado, e por meio do Espirito Santo escolhemos obedecer ao Senhor, e, consequentemente Ele nos ajuda em nossas fraquezas. Nos ergue e nos faz avançar, crescer e conquistar.

Às vezes, é muito difícil conseguir confiar nosso caminho inteiramente a Deus. Entretanto, se formos parar e analisar, é muito mais vantajoso fazer a nossa parte, mas deixar que prevaleça a vontade de Deus, pois Ele conhece o nosso futuro e vê aquilo que não vemos.

Se os seus sonhos contradizem à tudo aquilo que o Senhor planejou para você, pode ter certeza que ele estará propenso a fracassar, então entregar-se sem reservas como Jesus o fez no Getsêmane, é permitir que a vontade de Deus se cumpra em nossa vida, mesmo que não corresponda as nossas perspectivas, buscar a Deus pelo que Ele é, e não apenas, pelo que Ele pode nos proporcionar.




Abaixo segue a sinopse desse incrível livro, que instiga a reflexão de nossas ações como cristãos nesse mundo, de viver como discípulo que deseja seguir os passos de seu mestre. O desafio é que após ler " O DEUS QUE DESTRÓI SONHOS", tenhamos coragem de dizer sinceramente: "Senhor seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu", e viver alegremente com o que Deus escolheu para cada um de nós, pois , "sua graça nos basta". Leitura Recomendada!



Abraços no amor de Cristo, e até a próxima!!


Adriana Faria




Capa do livro o Deus que destrói sonhos

Sinopse: O Deus cristão não pode ser domesticado. Uma tentação constante que cerca a vida cristã é a inversão do chamado: a presunção de que Deus precisa abençoar o meu caminho e me seguir em meus planos e sonhos. Essa postura é enganosa e faz parecer que Deus só é fiel quando me abençoa. Mas e se Deus derrubar o meu sorvete, ele deixa de ser fiel? Claro que não. Às vezes, ele só quer chamar a minha atenção para o caminho certo. Eu já testemunhei gente adulta se comportando como criança por não ter a vida que pediu a Deus. Pediu errado! Neste livro, apresento o caminho do discipulado, o caminho para “sonhar” o que Deus já planejou.


Título: O Deus que destrói sonhos | Rodrigo Bibo | Editora: Thomas Nelson Brasil (1ª ed. 2021) | Gênero: Literatura Cristã | Páginas: 160 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que estamos tão sem tempo?

Vivemos em uma geração marcada pela correria. Os dias parecem curtos demais para as tarefas, e a frase “estou sem tempo” se tornou um bordão...