domingo, 21 de maio de 2023

Recomece

Quem nunca teve que recomeçar algo do zero? Desde nossa infância somos ensinados pelos nossos pais a começar do zero, quando caímos da bicicleta, ou quando estamos tentando equilibrar pinos de um dominó enfileirados, ou até mesmo aquele joguinho virtual, onde queremos passar pelas fases, mas somos levados ao recomeço todas as vezes que fracassamos, muitas vezes não é mesmo? Ou melhor dizer inúmeras vezes algo desfavorável acontece, ou um pequeno descuido e tudo desmorona, cai, e somos obrigados se quisermos conquistar nossos objetivos é ter que: RECOMEÇAR.

Muitas pessoas procuram na mudança do emprego, da casa, do curso, do convívio um meio de recomeçar, mas muitas vezes o recomeçar não está nas coisas ao seu redor, mas dentro de você.

Quantas vezes em minha caminhada eu tive que recomeçar....várias vezes posso te dizer, mas em todas elas a pior parte sempre foi dar o primeiro passo, pois as decepções passadas por muitas vezes me travavam no primeiro momento, pois eu não queria sofrer novamente, eu não queria passar por aquilo novamente, sem ao menos tentar, eu já projetava como seria lá na frente, não me dava um chance e nem uma nova oportunidade para isso. Então isso me bloqueou por muitos anos. 

Umas das coisas que mais me paralisava era a questão da frustração das amizades, eu me entregava de coração, me doava pelos meus amigos, sentia a dor deles, chorava com eles, ria com eles, orava por eles, mas no fim quando via, era apenas um dos lados que vinha a valorização, apenas eu sentia falta, apenas eu dizia te amo, apenas eu estava presente, então comecei a me retrair das amizades ao ponto que dar ou receber um abraço me causava tremores no corpo, eu ficava imóvel, sem reação, eu não era assim, mas um bloqueio me paralisava todas as vezes que eu começava a me relacionar com as pessoas, vinha aquele pensamento: isso é real? Vai durar quanto tempo? posso confiar? Então era eu quem se afastava das pessoas, por medo e insegurança de me machucar novamente, eu não dava abertura para mais ninguém se aproximar de mim, não queria me machucar mais, não queria sofrer mais. Mas todas as vezes que isso acontecia eu me feria profundamente pois estava tirando a oportunidade de recomeçar novamente, de tentar novamente, me sentia uma fraca e se eu mesma não acreditava em mim, quem iria acreditar?

Com vergonha de conversar com alguém sobre isso, em como eu me sentia frustada, eu me recolhia em meu mundo, onde o exterior era sorrisos e o interior era lágrimas de solidão, assim como são as redes sociais em sua grande maioria, uma vida fantasiosa, de mentiras e enganos. Me mostrava forte, as pessoas me viam como forte, mas por dentro só os cacos despedaçados de uma vida que queria recomeçar a amar, abraçar e a ter amigos novamente, mas que ainda não tinha encontrado forças pra reagir.

Houve dias que peguei o celular e ao olhar os mais de 2 mil contatos não consegui chamar por nenhum para conversar, por medo, por achar que não seria entendida, por tirar minhas próprias conclusões, me afundava na solidão que eu mesma estava criando, e pior, eu estava alimentando uma cova, pois quanto mais eu me afastava das pessoas, achando que eu estava me preservando me protegendo, eu estava na verdade me matando lentamente e dolorosamente.

Sempre fui uma pessoa comunicativa, alegre e sempre estive motivada a ajudar e a servir, estar entre as pessoas, conversando, trocando ideias, favores era o que eu havia aprendido desde a minha infância, nascemos para servir, nascemos para um propósito e para um chamado, e deixar de exercer isso era muito doloroso para mim, era algo que me corroía por dentro. Mas tudo isso só aconteceu porque eu permiti que isso acontecesse, se no primeiro pensamento negativo sobre rejeição eu tivesse sido forte e tivesse dito não a esse pensamento talvez tudo isso não teria chegado a esse ponto. 

Certo dia em um velório, encontrei um irmão da antiga igreja que eu frequentava na cidade que eu morei anteriormente e esse irmão me disse algo que mexeu comigo: "Todas as manhãs quando eu acordo, eu pego meu celular e vou ler o que você publicou, e me alimento com aquelas palavras, que me motivam a prosseguir e a não desistir"... eu fiquei paralisada ouvindo aquele irmão falar aquilo pra mim, pois eu já não me enxergava mais, eu não me reconhecia mais, eu estava como no automático, todos os dias escrevendo naquela página no facebook, eu queria parar de escrever, mas não conseguia, só sabia que  precisava escrever, dali eu entendi que eu poderia recomeçar, mesmo que sendo por um abraço virtual, aquele famoso joínha do facebook, já era algo que estava fazendo a diferença. Mas eu ainda carecia de liberar dentro de mim o afeto, o caloroso abraço do calor humano, háaa esse ainda era difícil pra mim, quantas vezes eu recebia um abraço apertado e minha reação era um tapinha nas costas da outra pessoa, mas já era um começo, algo estava começando a mudar. Eu estava disposta a mudar só não sabia que para isso tudo acontecer seria a parte mais difícil, mudar de dentro para fora, ou seja liderar meus pensamentos e reconstruir do zero tudo aquilo que eu sabia ou achava que sabia sobre amizade.

Relutando e tremendo na base eu resolvi me aproximar num culto de mulheres de algumas irmãs e então eu abracei uma delas, e ela me apertou tão forte que quase perdi o fôlego (kkkkk) e ela me disse: se esse abraço não saísse hoje eu ia na sua casa te abraçar, rimos muito naquele dia, e ela começou a se aproximar de mim, aos poucos fui dando abertura para isso, cautelosamente ainda confesso, mas deixei que o Espirito Santo pudesse trabalhar em mim e em meu ser para que eu pudesse fluir, e recomeçar a amar e a ser aquela pessoa novamente, que ama, que se doa, que valoriza e que deseja estar junto. Hoje posso dizer que ainda não estou 100% mais estou trabalhando para isso, poderia dizer: "EM REFORMA, PARA UMA NOVA VERSÃO NAS MÃOS DO REI".

Eu já estava sem escrever aqui no blog já havia uns meses desde minha ultima postagem, um pouco desmotivada por palavras que eu permiti entrar em meu coração, mas que não estavam no coração do Pai que foi quem me deu esse blog em meio a Pandemia quando eu orei e pedi ao Senhor que me usasse de alguma forma para levar a palavra Dele aonde eu não pudesse chegar, então ontem em meio ao servir e ouvir uma palestra e outra no Summit algo tocou em mim, o que eu estou fazendo para impactar o mundo a conhecer quem Jesus é? Se eu fracassar, se eu cair, Ele vai estar comigo para me levantar assim como foi com cada um daqueles palestrantes, o cair é do homem, mas o levantar é de Deus, se meu livro vai sair um dia, eu creio e espero que sim, mas o primeiro passo deve ser dado é o meu, assim pra finalizar aqui eu encorajo você a recomeçar quantas vezes for necessário até que você possa realmente se encontrar, se encaixar e se entregar para o seu chamado, para o seu propósito. Fácil não é, mas desistir não será mais sua primeira opção, abre a sua mente e sua visão para as mudanças, permita-se ser tocada pelo Espirito Santo de Deus, permita as pessoas de se achegar até você, sem restrições ou armaduras, seja apenas você, seja autentica e verdadeira, não se omita e nem se feche, avance, cresça e evolua.

Se abrir para alguém não é fácil, buscar ajuda não é fácil, mas é saber onde buscar ajuda que fará toda a diferença na sua vida, eu relutei muito para me abrir com alguém, mas eu encontrei essa pessoa que me ouve, me orienta, me corrige quando preciso, hoje posso dizer que dar um abraço voltou a ser prazeroso, voltou a fazer parte da minha essência e do meu cotidiano. 

O capítulo 3 do livro de Eclesiastes é uma prova viva de tudo isso que vivi e que estou vencendo, dia após dia, pois há tempo para tudo, e eu creio que esse tempo foi um aprendizado para mim, sobre o que devo guardar e se o que guardo irá produzir que tipo de fruto. Se eu guardar frutos da amargura irei produzir frutos da mesma forma, mas se eu produzir frutos de amor e esperança irei colher os frutos doces do amor e da esperança, não tem como ser diferente, está somente e exclusivamente nas minhas mãos o poder da decisão de como quero seguir daqui pra frente.

E pra encerrar vou escrever uma frase que uma amiga me enviou ainda hoje sem saber o titulo dessa matéria: "Só recomece, e se renda aquilo que Deus irá fazer através da sua vida." esta palavra eu também digo a você que está lendo essa matéria, só recomece, e deixe Deus fazer o restante.


Fique com Deus e até a próxima.


Adriana Faria




   

2 comentários:

  1. Impactante. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  2. Quando estamos dispostos a deixar Deus agir, Ele transforma e modifica qualquer obstáculo.
    Deus abençoe

    ResponderExcluir

Por que estamos tão sem tempo?

Vivemos em uma geração marcada pela correria. Os dias parecem curtos demais para as tarefas, e a frase “estou sem tempo” se tornou um bordão...