terça-feira, 6 de junho de 2023

É necessário amadurecer






Quando meu filho estava com 7 anos começou a sentir fortes dores nos pés, após alguns exames com um ortopedista especialista em pés, foi diagnosticado com a síndrome da dor do crescimento, o que o levava a ficar com o seu pezinho imobilizado por longos períodos, as vezes seu pé direito, outras vezes o pé esquerdo, isso durou cerca de quase 2 anos, idas e vindas do ortopedista, remédios, gessos, muletas, tudo para ajudar ele a passar essa fase, cerca de 10 a 20% das crianças sofrem com esse tipo de dor, que mesmo benigna causa alguns desconfortos, mas ele venceu e superou a tudo isso.

O que quero dizer com tudo isso? 
É que amadurecer dói, porque crescer dói, mas precisamos entender que o processo das dores do crescimento nos elevam e nos empurram para um propósito e mesmo que para isso tenhamos que passar com alguns desconfortos e sair da nossa zona de conforto no final veremos que valeu a pena. 

Quando estamos sendo esticados, ou sendo amassados como o barro, ou sendo amolados por um ferreiro, é melhor que seja pelas mãos do nosso Deus. Que sabe a forma exata de trabalhar e a quantidade exata que precisamos para estar de acordo com aquilo que Ele sonhou para cada um de nós, as vezes precisamos um pouco mais de preparo, para poder estar prontos para o propósito. 

Precisamos entender que já não é mais tempo de ficar na infância da vida, é necessário crescer, evoluir, ser homens e mulheres crescidos em sabedoria e graça, e deixarmos que pequenas coisas da vida nos tire do foco, já não é tempo de ficar de carinha feia, é hora de amar, de anunciar o evangelho, de entender que seu propósito é servir ao Rei e não de ser servido.

Estamos à porta da vinda do Cordeiro, então já é hora de deixar de lado tudo aquilo que te tira do foco, tudo aquilo que não merece lugar de destaque que te leva pra baixo, já é hora de fazer as escolhas certas, eiiii você cresceu, lembra? 

Crescer espiritualmente faz parte do processo, é entender que o novo convertido precisa de um pouco mais de atenção que você, é entender que seu pastor tem as 99 também para cuidar, é deixar de querer ser o centro das atenções e ser parte da multidão.

Amadurecer envolve muitas coisas, das quais você precisa estar disposto a entender e a querer isso para sua vida, as vezes brinco com minha filha caçula, enquanto viajamos vejo ela dormindo na banco de trás sem se preocupar com nada, tirando aquilo soninho gostoso, e comento: "aproveita minha filha, a vida passa muito rápido, e logo as responsabilidades chegaram para você também". 

Como alcançar maturidade espiritual?

Você pode alcançar maturidade espiritual se aproximando de Jesus e pondo em prática as coisas que a Bíblia ensina.
O amadurecimento é um processo constante ao longo da vida cristã. Há sempre mais para aprender e espaço para crescer. Por isso é importante ter humildade para entender e procurar mais maturidade espiritual.

Tudo que você precisa para começar é: a palavra de Deus, a ação do Espírito Santo em sua vida e o desejo de aprender. Com o tempo, você vai se tornar mais maduro, se você fizer essas quatro coisas:

1. Estudar a Bíblia

A Bíblia é a palavra de Deus que ensina tudo que você precisa para viver como cristão maduro, agradando a Deus (2 Timóteo 3:16-17). Acima de qualquer outra palavra ou personalidade, a Bíblia é a autoridade máxima e o fundamento da fé cristã. Se você quer amadurecer ao ponto de não ser enganado por ensinamentos errados, você precisa conhecer a Bíblia.

Leia a Bíblia, estude-a e pense naquilo que diz. Nela, com a orientação do Espírito Santo, você vai encontrar a sabedoria de Deus.

2. Aplicar o que você aprende

Você pode ter muito conhecimento da Bíblia mas, se você não aplicar, nada disso tem valor! Você precisa obedecer à palavra de Deus. Jesus disse que a pessoa que ouve suas palavras mas não as põe em prática é como um homem que construiu uma casa sem alicerces, que caiu na primeira tempestade (Lucas 6:49). O alicerce para uma vida madura é obedecer a Deus.

A Bíblia diz para amar seus inimigos. Se você não ama seus inimigos, isso vai ser um entrave no processo de amadurecimento. A Bíblia diz para ser generoso. Se você não é generoso, não vai conseguir alcançar uma maior maturidade. E assim por adiante. Somente quando você muda sua vida para estar mais de acordo com a palavra de Deus é que você cresce.

3. Orar

Deus não espera que você amadureça sozinho! Ele está sempre próximo para lhe ajudar. Ore, fale com Deus, e peça Sua ajuda para ficar mais maduro. Quando você fala com Deus, você aprofunda seu relacionamento com Ele e aprende mais dele.

Você pode orar em todo tempo. Deus está sempre ouvindo e tem sempre sabedoria e amor para oferecer (Tiago 1:5). A oração é uma parte muito importante da vida de um cristão maduro.

4. Participar de uma igreja

Por mais que você tente, você não vai conseguir amadurecer sozinho, sem contato com outros cristãos. Jesus fundou a igreja para que todos pudessem ajudar uns aos outros a crescer e ficar mais maduros. Quando você se envolve em uma igreja local, você tem muitas oportunidades para amadurecer (Efésios 4:14-16).

 
Nenhuma igreja é perfeita. Todos os cristãos estão em processo de amadurecimento. Mas, juntos, nos aproximamos mais de Deus e temos a oportunidade de pôr em prática aquilo que Deus no ensina. Não se isole. A Bíblia diz que a igreja é o corpo de Cristo e todos os membros precisam uns dos outros (1 Coríntios 12:21-23)

O que acontece quando alguém não amadurece?

Quando um cristão não amadurece espiritualmente, seu relacionamento com Deus sofre e continua cometendo muitos pecados (1 Coríntios 2:1-3). Sua capacidade para distinguir entre o bem e o mal e tomar decisões certas continua fraca e nunca vive a vida plena que Jesus tem para lhe oferecer.
Infelizmente, existem muitos cristãos que não se tornam espiritualmente maduros. Isso acontece porque é difícil largar os velhos hábitos da vida antes de Cristo. Os maus hábitos impedem de ir além do básico sobre a salvação. A Bíblia avisa que não deve ser assim ( Hebreus 5:11-14). É bom lembrar os fundamentos da fé cristã mas o cristão maduro já conhece a verdade da salvação e quer aprofundar seu conhecimento e relacionamento com Deus.



Vamos assumir uma posição madura e crescer?


Fiquem com Deus e até a próxima!

Adriana Faria

4 comentários:

Por que estamos tão sem tempo?

Vivemos em uma geração marcada pela correria. Os dias parecem curtos demais para as tarefas, e a frase “estou sem tempo” se tornou um bordão...