sexta-feira, 9 de junho de 2023

Marcas do Passado



Quem não tem uma marca do passado, algo bom ou ruim que você viveu, uma lembrança, uma cicatriz, que muitas vezes lembramos e as lágrimas vem aos olhos. Falar do passado é um assunto que desperta interesse. Cristãos ou não falam sobre as feridas do passado, os abusos do passado e as memórias dolorosas do passado. Muitos buscam em fontes alheias à palavra suficiente de Deus, a Bíblia, as respostas para essa área que diz respeito ao homem interior.

Sabemos que biblicamente que o passado de uma pessoa pode afetar profundamente o seu presente e futuro. Podemos encontrar pelo menos três formas de esclarecer acerca do passado:

Primeiro, a Bíblia fala em Gálatas 6: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará".

Segundo, a palavra de Deu revela por meio de princípios claros que o passado de uma pessoa pode afetar seu futuro, no livro de Provérbios, por exemplo, argumenta repetidamente que se uma pessoa fiz "tal coisa" agora (no presente, que mais adiante será o seu passado), "tal coisa" acontecerá no futuro. "Por uma prostituta o máximo que se paga é um pedaço de pão, mas a adúltera anda a caça de vida preciosa". (Prov. 6:26)

Por último, a Bíblia fala do passado por meio de narrativas. As muita narrativas que encontramos nas Escrituras permitem ter uma visão panorâmica da vida de personagens bíblicos e perceber como as escolhas e ações do passado afetam o futuro.

Muitas vezes lembrar do passado nos trás uma sensação de tristeza, raiva, decepção, frustração, e aquela pergunta: "Porque eu tive que passar por isso?" 

Lembro que no ano de 2006, meu sogro faleceu e com isso veio a tristeza profunda ao coração do meu marido, que não aceitava a morte do pai, e a pergunta básica: "Porque o Senhor não o livrou da morte?" E quando estávamos em meio ao velório, todos que o conheciam olhavam para o caixão e se perguntavam: Nossa ele está tão diferente, parece que está dormindo, está com o semblante de feliz, e aquilo aliviou meu coração, pois dias antes de morrer, ali naquele leito de UTI ele aceitou a Jesus, então nós podíamos entender que tudo aquilo que as pessoas estavam vendo era a prova de que meu sogro estava bem, pois a enfermidade já não fazia mais parte dele. Mas meu marido queria que tivesse tido a cura, e aquilo ficou marcado em seu coração por mais de um ano, ele ficou magoado, triste e desanimado. Até chegar ao ponto dele entender tudo o que aconteceu naquele velório, o porque das pessoas falarem tudo aquilo, então ele compreendeu que o propósito de Deus na vida do seu pai não era a cura física, mas a cura espiritual, era tirar ele daquele vida e de como ele vivia, e ser liberto. Quando finalmente ele compreendeu tudo o que tinha acontecido aquelas marcas do passado se curou sobre a sua vida, então ele voltou a viver, a sorrir e a entender que o propósito de Deus não vai mudar por um capricho nosso, mas irá permanecer até o fim.

Não podemos viver nos lamentamos por aquilo que perdemos, por aquilo que não está ao nosso alcance, para de se lamentar pelas marcas do passado, se posicione em ser livre do seu passado, livre dos maus pensamentos, pelo emprego que você tinha, pela casa que você tinha, pelo carro, pelo dinheiro....é passado!!! Aquele famoso ditado: "Quem gosta de passado é museu" se torna uma verdade, porque ficar vivendo no passado é se esquecer que você tem um Deus que renova suas forças todos os dias, que caminha contigo, que te ama incondicionalmente e que entregou seu único filho pra morrer em nosso lugar, e que carrega consigo as marcas dos cravos em suas mãos.

Você tem a oportunidade de viver o novo de Deus, levante-se agora como um servo, uma serva de valor e avance. Não lamente, não questione, não duvide, apenas tenha fé. Pode ter certeza que tudo isso que você viveu foi para seu crescimento, entenda que se você está aqui hoje é porque o Senhor te sustentou e te livrou, curou suas feridas e fez você uma nova pessoa.

A perspectiva bíblica é completamente diferente quando se fala de passado, nossa memória é um dom do nosso Criador. Deus criou seus filhos com a capacidade de lembrar, e o passado pode ser de grande benefício espiritual para nós. Veja alguns exemplos:

1- O passado nos ajuda a enfrentar os desafios com força e confiança (1 Sm 17:37)

2- O passado no ajuda a lidar com as provações. (Jó 2:10

3- O passado nos ajuda em direção ao arrependimento. (Ap. 2:5)

4- O passado nos mantém humildes. (Dt.9:7)

5- O passado nos ajuda a perdoar. (Mt. 18: 32-33)

O fato é que enquanto o mundo costuma falar sobre o passado de um ponto de vista negativo, as Escrituras mostram de várias maneiras que o passado pode ser de grande ajuda no processo de crescimento que Deus opera em nós.

O passado de uma pessoa pode ser uma ajuda ou um obstáculo. A chave para lidar com seu passado (falando biblicamente) envolve dois pontos: Primeiro, o cristão deve procurar tirar o melhor proveito possível daquilo que Deus quer usar para ajudá-lo a crescer - com relação ao seu passado. Segundo, o cristão deve fazer tudo quanto estiver ao seu alcance para romper todos aqueles laços de passado que impedem a santificação. Isso inclui pecados não confessados, as restituições deixadas para trás, a amargura e o descuido no aprendizado das lições que Deus quer ensinar a partir das circunstancias tanto do passado em que fomos culpados como do passado em que sofremos quando inocentes.

Peça a Deus sabedoria, discernimento e forças para vencer quaisquer obstáculos que te impedem de superar seu passado. 



Fiquem com Deus e até a próxima!

Adriana Faria

4 comentários:

  1. De fato, o passado pode ter feridas que só a Graça de Deus pode curar e nos fazer vencer o trauma. Mas uma vez vencido, pelo poder e graça de Deus, estaremos livres e tudo.que era peso, dor e vergonha agora torna-se testemunho e lição prática, para aquele que passou pelo infortúnio e uma lição de esperança para todos aqueles que estão chegando a Cristo...

    ResponderExcluir
  2. Amém!! É usar das experiências como testemunho vivo.

    ResponderExcluir
  3. O passado já me prendeu por muito tempo, mas agora sou liberto. Glória a Deus 🙏🏻. Deus abençoe por essa matéria.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada irmãos pelos comentários. Que Deus a vida de cada um de vocês.

    ResponderExcluir

Por que estamos tão sem tempo?

Vivemos em uma geração marcada pela correria. Os dias parecem curtos demais para as tarefas, e a frase “estou sem tempo” se tornou um bordão...