sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Na casa do Pai



Na casa dos pais é o único lugar que chegamos sem precisar avisar, sem convite, sem cerimônias. É o lugar em que você encontra abrigo e um sorriso no rosto dos donos da casa. 

É nesse lugar que podemos descansar sem medo, é nesse lugar que encontramos abrigo, encontramos colo, podemos tirar a armadura e sermos nós mesmos. Nesse lugar temos liberdade seja para abrir a geladeira a procura de uma coisa gostosa para comer, ou até mesmo para deitar no sofa, colocar os pés sobre os mesmos, puxar uma coberta e assistir um filme. É na casa dos pais que você sempre encontra um sorriso sincero, um calor humano e verdadeiro quer seja do seu pai, quer seja da sua mãe. As risadas e conversas ao redor da mesa, os ensinamentos, os conselhos tudo é tão bom e jamais deveria ser deixado ou esquecido. 

Os encontros familiares tem se tornado cada vez menos comuns, o corre corre do dia a dia tem afastado consideravelmente as famílias e com isso laços tem sido rompidos, e a distância a maior inimiga de tudo isso. 

Muitos filhos já não vêem seus pais há anos, seus irmãos já nem sabem por onde andam, as famílias tem se tornado apenas uma história e não uma realidade. Apenas a morte é que tem reunido a família ultimamente, e mesmo assim ainda não são todos que se dispõem a estar presente nesse momento também. 

Quando eu aviso meus pais que vou na casa deles no final de semana, a alegria deles é tão grande, eles perguntam o que quero comer, se vou com a minha família (marido e filhos) se vou sozinha, pois eles querem agradar a qualquer custo nossa presença ali, nos enchem de mimos e coisas gostosas, damos boas risadas das histórias do passado, conversamos sobre o dia a dia e na despedida aquela pergunta de sempre: quando vocês voltam? Pois a saudade já é visível nos olhos deles.

Quando olhamos tudo isso na visão  espiritual também vemos esse distanciamento em estar na casa do Pai, aquela liberdade de estar na casa do pai foi-se enchendo de afazeres e corres, que quando você finalmente encontra um tempo para ir até a casa do pai, você se sente um estranho, porque a sua intimidade já não é mais a mesma, outras pessoas estão ali, você não as conhece, você se sente perdido, deslocado, olha o redor e não conhece ninguém, então a ficha cai e vem a pergunta: Nossa como a igreja mudou, quanta gente nova, como fulano cresceu, as coisas evoluíram e você ficou estacionado no tempo da falta de tempo de estar na casa do Pai. Mas o Pai nunca deixou de te esperar, nunca cansou de te amar, sempre espera ouvir você o chamar e o buscar, ele jamais mudou de endereço, está a todo tempo pronto a te oferecer o colo e o aconchego que você precisa. Basta você estar disposto a enxergar e entender isso. 

O nosso Deus, assim como nossos pais tem um amor enorme por nós, de querer nos ter por perto sempre, no caso de Deus então é inexplicável seu amor por nós, e sim Ele tem ciúmes de nós e quando dedicamos a maior parte do nosso tempo em todos os afazeres e o deixamos por último dia tristeza é enorme. 

Lembre-se que na casa do Pai você tem liberdade, você é chamado pelo nome, você é amado e valorizado. 

Enquanto o mundo te despreza, zomba e quer a qualquer custo roubar seu lugar, na casa do Pai seu cantinho sempre estará reservado.


Não deixe de frequentar a casa do Pai.




Fiquem com Deus e até a próxima



Adriana Faria 

domingo, 13 de agosto de 2023

Qual tem sido sua prioridade?


Todos nós conhecemos a história do filho pródigo, em Lucas 15:11-35 podemos ler essa passagem, te convido a viajar no tempo e pensar em como isso poderia ter tido um triste fim, mas a bondade de Deus é tão infinita que a triste história teve um reencontro emocionante e que podemos trazer para os nossos dias como algo que pode estar acontecendo nesse momento em sua vida, em sua família ou com alguém que você conhece.


Qual o significado de "Filho Pródigo?

Aquele que retorna à casa dos pais ou à vida familiar após um longo período, tendo levado uma vida desregrada, extravagante, repleta de esbanjamentos e desperdícios.


Qual foi o erro do filho pródigo? 

O filho pródigo cometeu um erro de prioridade, e esse erro é fatal. Quando nós deixamos o que é importante de lado, nós cometemos o mesmo erro. Estamos deixando as coisas mais importantes para o último lugar e estamos perdendo o melhor da vida. 


O que o irmão do filho pródigo representa? 

Na parábola do filho pródigo, o irmão mais velho representa o mundo daqueles que vivem na casa do Pai, mas sua vivência não tem origem no amor. 


O que podemos aprender com essa parábola? 

Essa parábola explica bem a relação que Deus tem com o pecador. Nós sempre seremos aceitos de volta onde o amor for verdadeiro. Nunca será tarde demais para demonstrar seu arrependimento! Como pai, Deus não guarda mágoas de seus filhos e sempre ficará feliz ao tê-los por perto.


O que aprendemos com o filho mais velho? Devemos aprender com essa atitude, devemos aprender a  perdoar. Diversas vezes somos impiedosos, julgamos, de forma que deixamos em segundo plano o perdão. Devemos perdoar uns aos outros, e o perdão deve ser inerente a nós, que já morremos para o velho homem.


Já presenciei uma pessoa de minha família trocar sua prioridade à Deus, pelo dinheiro, pelo que o dinheiro pode comprar, os olhos estavam voltados para os prazeres do mundo, e seu coração estava convicto que não precisava ir na igreja assiduamente, então os dias maus chegaram, e tudo foi-se perdendo, emprego, dinheiro, amigos, uma reviravolta em sua vida o fez chegar ao fundo do poço, restando apenas o amor de sua família, mas como um filho pródigo ele se voltou para Deus, pediu perdão pela sua imaturidade e meninice e voltou para os braços do Pai, hoje é um servo fiel a Deus, grato e convicto de que sua prioridade é adorar a Deus. 

Não precisamos passar pelo que o filho pródigo passou, mas muitas vezes somos tão arrogantes e incrédulos, que merecemos passar, para entender de que somos dependentes de Deus, e que sem Ele não somos nada, apenas pobres mortais, inúteis  e cegos nessa terra. 

Quando Deus nos escolheu, Ele não errou, aliás Ele nunca será, seu amor e sua misericórdia por nós é tão imenso que nos perdoa com facilidade e jamais deixa de nos amar. Mesmo sendo nós pecadores, Deus nos ama. 

Se você se afastou dos caminhos, ou por algum motivo está magoado com alguém é tempo de rever, é tempo de se reencontrar com Deus, é tempo de se consertar e de fazer melhorias em sua vida.

Cristo em breve vem buscar sua igreja e você não pode continuar vivendo como está, achando que você é vítima, amadureça seus pensamentos, e também não seja o irmão mais velho que está dentro da igreja, mas não vive de fato o amor, que guarda rancor, não sabe perdoar, não viva de fachada ou com uma máscara, antes porém seja verdadeiro em tudo quanto dizer.


Volte para casa hoje e reveja suas prioridades.



Fiquem com Deus e até a próxima.


Adriana Faria 

sábado, 5 de agosto de 2023

Envolvimento requer renúncia



Crescer profissionalmente é um dos objetivos que todos nós buscamos. Receber aquela promoção, aquele aumento, aquele cargo, aquele reconhecimento da empresa, com isso você se dedica, se empenha, corre atrás e acredita que pode ir além.

O que quero dizer com tudo isso, é que assim como dedicamos horas e horas, anos e anos para sermos alguém reconhecido profissionalmente, temos que nos dedicar primeiramente para sermos reconhecidos por Deus. Consegue imaginar Deus te olhando lá do alto e vendo todo seu esforço em aprender mais da Bíblia, você levantando cedo em pleno domingo e indo para a Escola Dominical aprender mais sobre as escrituras e sobre tudo aquilo que enaltece o nome de Deus? A alegria de Deus em ver seus filhos se dedicando em algum ministério dentro da igreja, se envolvendo em projetos que edificam o nome de Cristo.

Fazemos tanto para o mundo secular, horas extras, chegamos cedo, saímos tarde, dedicamos 8,10,12h ou até mais horas do nosso dia pelo trabalho e nos queixamos de um culto de 1:30h/2h como demorado. Nosso coração deveria ser menos agitado com as coisas terrenas e perecíveis e mais voltado para as coisas espirituais que são eternas e nos aproximam de Deus.

Você já observou quanto tempo tem dedicado para a obra de Deus? Quanto tempo tem aproveitado para estar fazendo as coisas para Deus. Quando foi a ultima vez que você fez um serviço voluntário, ou participou de um evento da igreja, junto aos seus irmãos. 

Precisamos fazer algumas renúncias para que nosso tempo seja melhor aproveitado, nossas 24h do dia pode sim ser melhor gasta, se tivermos foco, equilíbrio e destreza em usar nossas habilidades para aquilo que realmente importa e vale a pena.

Queremos ser abençoados, queremos ser prósperos, queremos conquistar, avançar, mas não queremos nos envolver, achamos que nosso tempo é valioso demais para estar ali na igreja, ajudando nos ministérios (principalmente se esse ministério não está visível), queremos holofotes, queremos aplausos, e reconhecimentos. Mas Deus nos chamou para servir, e o ato de servir deve ser na humildade, muitas vezes no anonimato, deixando que resplandeça a luz de Cristo e não a nossa.

A palavra "servo" podemos classificar como: "aquele que obedece ou serve a alguém". Essa deveria ser a nossa maior alegria, nossa prioridade e nosso desejo. Quando pedimos que Deus nos use, e entregamos nosso coração de verdade à Ele, certamente Ele irá fazer a vontade Dele, mesmo que para isso tenha que te levar ao inicio, quebrar a altivez, o ego, a arrogância, e nos moldar novamente, voltarmos à casa do oleiro, feridas e cicatrizes podem surgir no caminho, mas se estamos dispostos a sermos usados da maneira como Ele quer, jamais enfrentaremos seja o que for sozinhos, estaremos amparados e guiados por ele, nosso barquinho não estará sem o condutor.

Você já ouviu a frase: O servo que não "serve", não serve? Pois é bem assim, se você não está disposto a servir como Cristo serviu sua igreja e seu ministério, você não está seguindo de fato o que Cristo nos incumbiu de fazer.

Pare de arrumar desculpas para se envolver, para de dizer que não tem habilidade ou dom, pois se Deus te escolheu, certamente Ele te capacitou com dons e talentos,mas cabe a você descobrir qual é, pedir a ajuda de Deus e o discernimento para qual área é o seu chamado. 

Desde minha infância sempre me envolvi nos ministérios dentro da igreja, EBD (como professora e secretária por muitos anos),  ministério infantil, adolescentes, jovens e mulheres, mas nesses últimos tempos meu coração tem ardido por missões, não o fato de ir a campo, mas de buscar meios em que posso contribuir e ajudar quem de fato está em campo, por isso um projeto está nascendo, da qual visa ajudar os missionários que estão espalhados pelo Brasil e também fora dele. E confesso que sempre foi para mim um prazer e uma satisfação servir ao Senhor nos ministérios da igreja, seja por qual igreja eu tenha passado, o servir sempre fez parte da minha vida. 


Tenha em mente que o envolver não deve ser superficial e nem pesado, mas sim uma satisfação em saber que tudo é para o Senhor e que sua vida é Dele. 



Fiquem na paz do nosso criador, e que Deus abençoe seu caminhar.


Até a próxima!


Adriana Faria 

terça-feira, 1 de agosto de 2023

Abastecendo o corpo

Quando estamos necessitando de algo para nossa casa, vamos até ao supermercado para abastecer nosso lar, pegamos o carrinho e vamos passando pelos corredores, colocando tudo aquilo que sabemos que são itens necessários, abastecemos nosso celeiro, enchemos nossa geladeira, compramos itens que saciam nossa fome, guloseimas das mais saborosas, até em excesso as vezes. Mas o importante é saber que por um tempo estaremos tranquilos e abastecidos.

Assim tem sido a vida de muitos cristãos, tem ido a igreja como vai ao supermercado, retira da prateleira os itens que estão precisando e vão embora.

Seu interesse em ir até a igreja é para simplesmente receberem algo, mas o coração não está ali, está apenas na satisfação dos seus desejos.

Quando deixamos de entender que a igreja é não é só um lugar de receber, mas de dar o seu melhor a Deus, um lugar onde os servos do Senhor se reúnem para adorar e exaltar o Grande Eu Sou, algo de errado está em nós. Assim como nosso corpo carnal precisa de alimento todos os dias, nosso corpo espiritual precisa também desse alimento diário, e não apenas o bater do ponto aos domingos. 

Quando criança, meus pais tinham o costume de ir nos cultos praticamente todos os dias, na segunda era o culto de doutrina, na terça culto nas congregações da igreja, na quarta ensaio dos grupos, na quinta culto de campanha, na sexta culto nas congregações, no sábado culto dos jovens, no domingo EBD pela manhã e culto da família a noite, e assim cresci tendo esse amor e entendendo que servir a Deus não é só aos domingos, mas todos os dias. Mesmo que em muitas vezes eu dizia: de novo tem que ir na igreja? E meu pai dizia: você não come e bebe todos os dias para saciar a sua fome e sede? Sim, eu respondia, então nosso corpo espiritual também precisa dos ingredientes certos para se manter forte e saudável para vencer todas as batalhas do dia a dia.

Desde os primeiros minutos do seu acordar deve ser de gratidão a Deus, por lhe proporcionar mais um dia de vida, em todos os momentos do nosso dia deve ser para adorar e exaltar o nome de Deus, em tudo o que fizermos, enquanto estamos dirigindo até o trabalho, nos afazeres domésticos, enquanto estamos no trabalho que nosso pensamento estava sempre voltado a Deus, pedindo a Ele sabedoria, proteção, direção, equilíbrio, perseverança, mansidão, e acima de tudo que nossa boca seja instrumento para trazer paz aonde estivermos. 

É uma fome gritante na alma, é uma fome de eternidade, de sentido da vida; é uma fome de se encontrar com a razão da existência. Quando não encontramos, nos saciamos com os alimentos deste mundo.

Assim como está escrito em Mateus 6:33 e 34 "buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal."

Que possamos ao buscar ao Senhor, irmos com o maior carrinho do supermercado, e não com uma cestinha, que nossa fome por mais conhecimento seja insaciável e constante. E não somente quando a dispensa estiver vazia. 

Lendo um trecho do livro "Fome de Deus" do Pr. Hernandes Dias Lopes ele fala o seguinte: "Fome de Deus é algo real nos nossos dias. Deus deseja matar essa fome na vida dos homens declaradamente necessitados. Homens que chegam a assumir essa atitude são os candidatos preferidos por Deus para saciar a fome espiritual que assola a humanidade. Pessoas que se alimentam da suficiência de Deus vivem com propósito e firmes em meio às mais diversas fases da vida."


E aí vamos ao supermercado hoje?


Que Deus abençoe sua vida e que você tenha muita fome espiritual.


Fiquem com Deus e até a próxima.


Adriana Faria 

 

 


Por que estamos tão sem tempo?

Vivemos em uma geração marcada pela correria. Os dias parecem curtos demais para as tarefas, e a frase “estou sem tempo” se tornou um bordão...