domingo, 13 de agosto de 2023

Qual tem sido sua prioridade?


Todos nós conhecemos a história do filho pródigo, em Lucas 15:11-35 podemos ler essa passagem, te convido a viajar no tempo e pensar em como isso poderia ter tido um triste fim, mas a bondade de Deus é tão infinita que a triste história teve um reencontro emocionante e que podemos trazer para os nossos dias como algo que pode estar acontecendo nesse momento em sua vida, em sua família ou com alguém que você conhece.


Qual o significado de "Filho Pródigo?

Aquele que retorna à casa dos pais ou à vida familiar após um longo período, tendo levado uma vida desregrada, extravagante, repleta de esbanjamentos e desperdícios.


Qual foi o erro do filho pródigo? 

O filho pródigo cometeu um erro de prioridade, e esse erro é fatal. Quando nós deixamos o que é importante de lado, nós cometemos o mesmo erro. Estamos deixando as coisas mais importantes para o último lugar e estamos perdendo o melhor da vida. 


O que o irmão do filho pródigo representa? 

Na parábola do filho pródigo, o irmão mais velho representa o mundo daqueles que vivem na casa do Pai, mas sua vivência não tem origem no amor. 


O que podemos aprender com essa parábola? 

Essa parábola explica bem a relação que Deus tem com o pecador. Nós sempre seremos aceitos de volta onde o amor for verdadeiro. Nunca será tarde demais para demonstrar seu arrependimento! Como pai, Deus não guarda mágoas de seus filhos e sempre ficará feliz ao tê-los por perto.


O que aprendemos com o filho mais velho? Devemos aprender com essa atitude, devemos aprender a  perdoar. Diversas vezes somos impiedosos, julgamos, de forma que deixamos em segundo plano o perdão. Devemos perdoar uns aos outros, e o perdão deve ser inerente a nós, que já morremos para o velho homem.


Já presenciei uma pessoa de minha família trocar sua prioridade à Deus, pelo dinheiro, pelo que o dinheiro pode comprar, os olhos estavam voltados para os prazeres do mundo, e seu coração estava convicto que não precisava ir na igreja assiduamente, então os dias maus chegaram, e tudo foi-se perdendo, emprego, dinheiro, amigos, uma reviravolta em sua vida o fez chegar ao fundo do poço, restando apenas o amor de sua família, mas como um filho pródigo ele se voltou para Deus, pediu perdão pela sua imaturidade e meninice e voltou para os braços do Pai, hoje é um servo fiel a Deus, grato e convicto de que sua prioridade é adorar a Deus. 

Não precisamos passar pelo que o filho pródigo passou, mas muitas vezes somos tão arrogantes e incrédulos, que merecemos passar, para entender de que somos dependentes de Deus, e que sem Ele não somos nada, apenas pobres mortais, inúteis  e cegos nessa terra. 

Quando Deus nos escolheu, Ele não errou, aliás Ele nunca será, seu amor e sua misericórdia por nós é tão imenso que nos perdoa com facilidade e jamais deixa de nos amar. Mesmo sendo nós pecadores, Deus nos ama. 

Se você se afastou dos caminhos, ou por algum motivo está magoado com alguém é tempo de rever, é tempo de se reencontrar com Deus, é tempo de se consertar e de fazer melhorias em sua vida.

Cristo em breve vem buscar sua igreja e você não pode continuar vivendo como está, achando que você é vítima, amadureça seus pensamentos, e também não seja o irmão mais velho que está dentro da igreja, mas não vive de fato o amor, que guarda rancor, não sabe perdoar, não viva de fachada ou com uma máscara, antes porém seja verdadeiro em tudo quanto dizer.


Volte para casa hoje e reveja suas prioridades.



Fiquem com Deus e até a próxima.


Adriana Faria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que estamos tão sem tempo?

Vivemos em uma geração marcada pela correria. Os dias parecem curtos demais para as tarefas, e a frase “estou sem tempo” se tornou um bordão...