sábado, 5 de agosto de 2023

Envolvimento requer renúncia



Crescer profissionalmente é um dos objetivos que todos nós buscamos. Receber aquela promoção, aquele aumento, aquele cargo, aquele reconhecimento da empresa, com isso você se dedica, se empenha, corre atrás e acredita que pode ir além.

O que quero dizer com tudo isso, é que assim como dedicamos horas e horas, anos e anos para sermos alguém reconhecido profissionalmente, temos que nos dedicar primeiramente para sermos reconhecidos por Deus. Consegue imaginar Deus te olhando lá do alto e vendo todo seu esforço em aprender mais da Bíblia, você levantando cedo em pleno domingo e indo para a Escola Dominical aprender mais sobre as escrituras e sobre tudo aquilo que enaltece o nome de Deus? A alegria de Deus em ver seus filhos se dedicando em algum ministério dentro da igreja, se envolvendo em projetos que edificam o nome de Cristo.

Fazemos tanto para o mundo secular, horas extras, chegamos cedo, saímos tarde, dedicamos 8,10,12h ou até mais horas do nosso dia pelo trabalho e nos queixamos de um culto de 1:30h/2h como demorado. Nosso coração deveria ser menos agitado com as coisas terrenas e perecíveis e mais voltado para as coisas espirituais que são eternas e nos aproximam de Deus.

Você já observou quanto tempo tem dedicado para a obra de Deus? Quanto tempo tem aproveitado para estar fazendo as coisas para Deus. Quando foi a ultima vez que você fez um serviço voluntário, ou participou de um evento da igreja, junto aos seus irmãos. 

Precisamos fazer algumas renúncias para que nosso tempo seja melhor aproveitado, nossas 24h do dia pode sim ser melhor gasta, se tivermos foco, equilíbrio e destreza em usar nossas habilidades para aquilo que realmente importa e vale a pena.

Queremos ser abençoados, queremos ser prósperos, queremos conquistar, avançar, mas não queremos nos envolver, achamos que nosso tempo é valioso demais para estar ali na igreja, ajudando nos ministérios (principalmente se esse ministério não está visível), queremos holofotes, queremos aplausos, e reconhecimentos. Mas Deus nos chamou para servir, e o ato de servir deve ser na humildade, muitas vezes no anonimato, deixando que resplandeça a luz de Cristo e não a nossa.

A palavra "servo" podemos classificar como: "aquele que obedece ou serve a alguém". Essa deveria ser a nossa maior alegria, nossa prioridade e nosso desejo. Quando pedimos que Deus nos use, e entregamos nosso coração de verdade à Ele, certamente Ele irá fazer a vontade Dele, mesmo que para isso tenha que te levar ao inicio, quebrar a altivez, o ego, a arrogância, e nos moldar novamente, voltarmos à casa do oleiro, feridas e cicatrizes podem surgir no caminho, mas se estamos dispostos a sermos usados da maneira como Ele quer, jamais enfrentaremos seja o que for sozinhos, estaremos amparados e guiados por ele, nosso barquinho não estará sem o condutor.

Você já ouviu a frase: O servo que não "serve", não serve? Pois é bem assim, se você não está disposto a servir como Cristo serviu sua igreja e seu ministério, você não está seguindo de fato o que Cristo nos incumbiu de fazer.

Pare de arrumar desculpas para se envolver, para de dizer que não tem habilidade ou dom, pois se Deus te escolheu, certamente Ele te capacitou com dons e talentos,mas cabe a você descobrir qual é, pedir a ajuda de Deus e o discernimento para qual área é o seu chamado. 

Desde minha infância sempre me envolvi nos ministérios dentro da igreja, EBD (como professora e secretária por muitos anos),  ministério infantil, adolescentes, jovens e mulheres, mas nesses últimos tempos meu coração tem ardido por missões, não o fato de ir a campo, mas de buscar meios em que posso contribuir e ajudar quem de fato está em campo, por isso um projeto está nascendo, da qual visa ajudar os missionários que estão espalhados pelo Brasil e também fora dele. E confesso que sempre foi para mim um prazer e uma satisfação servir ao Senhor nos ministérios da igreja, seja por qual igreja eu tenha passado, o servir sempre fez parte da minha vida. 


Tenha em mente que o envolver não deve ser superficial e nem pesado, mas sim uma satisfação em saber que tudo é para o Senhor e que sua vida é Dele. 



Fiquem na paz do nosso criador, e que Deus abençoe seu caminhar.


Até a próxima!


Adriana Faria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que estamos tão sem tempo?

Vivemos em uma geração marcada pela correria. Os dias parecem curtos demais para as tarefas, e a frase “estou sem tempo” se tornou um bordão...