domingo, 28 de janeiro de 2024

Fique dentro do Barco


Não abandone o barco
Pois a ordem é chegar do outro lado
E você vai chegar
Não abandone o barco
Pois esse seu deserto vai servir de testemunho
Para levantar alguém de novo
Ele vai restaurar alguém de novo
E vai ressuscitar os sonhos de alguém de novo......
(Trecho do Louvor de Samuel Messias)


Talvez você não se lembre de ter lido esta frase nos evangelhos, porém não precisa ser nenhum exegeta pra compreender que esta mensagem ficou gravada no subconsciente dos discípulos quando sentiram que as águas do lago iriam inundar o barco.
Posso sentir a aflição dos discípulos que pareciam não entender as lições do Mestre. Entraram no barco; era apenas para uma simples travessia, algo de costume. Jesus então muito cansado, descansou dormindo em algum canto do barco, confiando que seus discípulos iriam conduzir o barco para a outra margem.
Viagem tranquila, até que de repente, algo inesperado acontece: Um vento forte começa a soprar; talvez alguém tenha dito: é apenas um vento, isso é comum. O vento começa a se tornar mais forte e os discípulos nadam fazem. Será que realmente eles poderiam fazer algo nesta situação? – Isso o próprio Jesus irá responder mais tarde – O vento fica cada vez mais forte e aí os discípulos pareciam não compreender os ensinos sobre poder e autoridade de Jesus, parece que não foram suficientes para que eles entendessem que a solução dependia das suas atitudes.

Surpreendidos o vento traz uma Tempestade, de modo que o barco começa a encher de água. O medo, até então simples mecanismo de defesa do ser humano, transforma-se em pavor diante da situação. Conflito gera conflito, então posso vê-los discutindo sobre acordar ou não o mestre. – Ele está cansado, não é bom despertar deste sono, passou o dia anunciando a boa nova, deixemos descansar. Talvez essa discussão tenha demorado alguns minutos enquanto tramavam uma solução humana pra resolver aquela situação.
Com certeza todo esforço humano, de subirem as velas, remar contra a tempestade e até mesmo colocar a água do barco para fora com as mãos ou vasilhas, havia-os vencido pelo cansaço. E agora? Nem mesmo uma comunidade bem formada seria capaz de acalmar a tempestade. Uma nova discussão então começa; só que agora em meio ao barulho do vento e da água que cada vez mais tentava se aproximar dos joelhos. Em meio a gritos alguém diz: Precisamos chamar o mestre.
Nesta situação coloque-se um instante no lugar de Jesus só para compreender esta narrativa. No v. 24 vejo que os discípulos ao acordar o mestre já estavam em descontrole emocional. Veja bem, não foi apenas um só que o despertou e sim todos eles. Então, Jesus acorda em meio a gritos de desespero: Mestre, Mestre, nós vamos morrer… Isso não se diz de forma suave, alguém que se vê diante da morte não bate no ombro de alguém com uma voz mansa dizendo: olha meu amigo, eu vou morrer. Certamente o sentimento de morte os deixavam cada vez mais desesperados.

Jesus se levanta, em silêncio, se segurando em meio ao vai-e-vem do barco, balança a cabeça, chega até a proa e ordena ao vento e à tempestade para se acalmarem, e assim foi feito. Um silêncio ensurdecedor toma conta daquele lugar. Antes ventos fortes, agora brisa suave; Jesus depois de instantes de silêncio olha para os discípulos e solta: Homens de pouca fé. Em meio a murmúrios e olhos estupefatos diante daquele fato, em sussurros os discípulos comentam: Quem é este homem, que até os ventos obedecem?
É bem verdade que diante de algumas situações nos encontramos assim. Jesus nos permite muitas vezes direcionar o barco. E direcionar o barco também significa se responsabilizar pela viagem. Comandar as situações contrárias e chegar até o destino desejado. As tempestades se formam com o vento, e assim em nossa vida os sofrimentos são gerados pelos pequenos conflitos. Conflitos estes que muitas vezes deixamos para resolver depois e vão gerando em nós marcas capazes de nos deixar em desesperos.
Outros sofrimentos são gerados pelas nossas escolhas. Desviamos o destino final do barco e aí batemos de frente com situações dolorosas. Cabe a nós colhermos o resultado desta escolha, e se o barco quebrou durante esta viagem, precisamos consertá-lo para retomarmos a rota.
Alguns são gerados por situações fortuitas como morte de alguém que amamos ou uma doença grave que aparece de repente sem nenhum histórico. Isso tudo têm uma razão, talvez não pudéssemos evitar esta perda, ou nem sabíamos de tal situação quando fomos surpreendidos pelo fato. Mas aqui transcrevo o que gostaria de deixar nesta mensagem: PERMANEÇA NO BARCO.

Duas lições interessantes aprendo nesta narrativa:
A primeira é que Deus nos deu poder e autoridade (Mc 9:1) para resolvermos as situações difíceis em nossa vida. Se ele deu a direção do barco em nossa mão, é porque ele acredita que somos capazes de resolver as situações adversas;
A segunda é que mesmo diante de toda situação e que nos leva muitas vezes a situações de desespero nos fazendo questionar a nossa fé, não devemos pular do barco, pois este, mesmo com toda tempestade ainda é o lugar mais seguro. O barco representa aqui a tua família, a tua Igreja, não desista dos teus sonhos. Mesmo que você se encontre em situação que humanamente é impossível de solução, NÃO PULE FORA DO BARCO, pois do contrário você morrerá em meio a tempestade. Não abandone a tua família. Insista, ore, acredite, confie no tempo de Deus, pois ele fará tudo ao seu tempo. Não abandone a tua igreja, não abandone a sã doutrina da salvação. Muitos pulam de igreja em igreja não porque amam a Deus e sim porque querem apenas satisfazer os seus desejos. Igreja hoje virou mantimento de prateleira de supermercado. Onde me agradar mais eu vou. Não buscam mais o Deus das curas, e sim as curas de Deus. Estão interessados apenas em receber dádivas, não querem adorá-lo, não querem compromisso, não querem conversão. Quando na igreja não se sente bem, saem à procura de outra. E pra essa gente Deus diz: VOCÊS IRÃO MORRER AFOGADOS.

Não desista da tua comunidade (ou do teu grupo de oração). Lá certamente foi o início de tudo.. Deus te confiou a direção de um grupo ou ministério, então cumpra, pois se você abandonar devido às tempestades, certamente se afogará. Não desista dos teus sonhos; Quem desiste certamente nunca saberá o resultado final.

Quando meu marido de afastou dos caminhos do Senhor, por um período de aproximadamente 1 ano e 1 mês, muitos vieram até mim com os conselhos (malignos) larga dele, porque viver com um homem que não quer saber de Jesus, você está sofrendo, sim eu estava sofrendo, mas eu não estava só, Jesus estava comigo e eu continuei no barco, após o período de tempestade, veio a calmaria, ele se reconciliou com o Senhor e hoje está caminhando novamente comigo na casa do Pai. Desistir não é uma opção. 


“Só saia do barco quando Jesus lhe der esta ordem, do contrário, FIQUE DENTRO DO BARCO”.


Fiquem com Deus e até a próxima.


Com amor em Cristo


Adriana Faria 

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Abra o seu Baú



Você já se deparou pensando em coisas que gostaria de ter feito ou que ainda pretende fazer em sua jornada aqui na terra? Todos os dias temos algum pensamento que nos motiva de alguma forma, seja para baixo ou para o alto. O que cabe a você é distinguir qual deles você quer levar consigo.

Na minha infância e início da adolescência eu queria cantar na igreja, tentei por algumas vezes me arriscar pegando o microfone e soltando a voz, participei até mesmo de uma banda como back vocal, mas aquele lugar não era o meu chamado. Por algumas vezes no meu secreto eu chorava e pedia a Deus que me desse voz para cantar, mas o silencio de Deus foi a resposta que eu não queria aceitar, mas entendi que aquele dom não era para mim. Passado um tempo eu comecei a me envolver com a leitura e com isso veio o desejo de escrever, então nasceu um pequeno jornalzinho, comecei a escrever matérias cristãs, entrevistar os irmãos da igreja e o pequeno jornal (na época escrito com uma máquina de escrever e algumas folhas de sulfite) todos os meses no primeiro domingo eu estava lá com as cópias do jornal para vender na porta da igreja, e o recurso era voltado para ajudar no ministério dos adolescentes da igreja e assim foram-se três anos fazendo esse trabalho.

Depois desse período de três anos, eu estava um pouco cansada e com outros objetivos e deixei de lado o jornal. O tempo foi passando, outros focos foram surgindo, mas o desejo de escrever nunca tinha saído de dentro de mim. Então eu escrevia num caderno, em meu secreto, lá estava eu escrevendo pensamentos, estudos e guardando só para mim.

Veio o casamento, depois os filhos, a faculdade, alguns cursos, o trabalho e o tempo foi ficando cada vez mais curto, mas a escrita continuava ali, ardendo dentro de mim, mas por um tempo deixei escondido essa paixão, adormecida dentro do baú do meu coração.

Quando veio a pandemia, e o mundo inteiro viveu um período de incertezas, medos e temores, a chama por escrever veio a tona, com tanta força que eu não aguentava a pressão que ela estava exercendo sobre mim, eu precisava fazer algo, sem poder ir a igreja, sem poder sair, sem poder trabalhar, senti ali o desejo de fazer algo para o Senhor, por alguns dias pensando em como fazer e o que fazer, veio em meu coração o desejo de criar um blog, onde a palavra de Deus pudesse chegar ao maior numero de pessoas do mundo todo, que a palavra viva pudesse chegar aos quatros cantos dessa terra, aonde eu não poderia chegar, mas que a palavra Dele pudesse ser levada através da escrita e com o recurso que a internet nos proporciona, então assim nasceu o blog. Hoje com quase 4 anos de existência do blog ele já foi visualizado por mais de 140 países e o blog conta com uma ferramenta de tradução, onde pode ser lido em qualquer idioma.

O que quero dizer com tudo isso é que você precisa abrir o seu baú e resgatar aquele sonho, aquela promessa, colocar para fora e deixar Deus te usar. Claro que os obstáculos, as pessoas negativas iram surgir na sua frente aos montes, mas você precisa parar de ter medo e avançar. 
O medo nos paralisa, mas nossa confiança precisa estar firmada em Deus. Eu ouvi por diversas vezes: porque você perde tempo escrevendo em um blog? Ninguém vai ler, ninguém mais curte isso, mas eu creio que dê alguma forma está surtindo efeito e cumprindo seu propósito, chegar aonde eu não posso estar. Que se tocar em um única pessoa já valeu todo o meu tempo e trabalho.

Não podemos estacionar no tempo, a hora de virar a chave e começar a escrever uma nova história e agora, não há mais tempo a se perder com pessoas que não querem crescer. Se desprenda de tudo aquilo que tira seu foco, que afoga seus sonhos e paralisa sua mente.
Deus deseja te usar, seja qual for o seu dom, faça o melhor para o Senhor. 
Tenha coragem, ouse sonhar em meio as tempestades, você não vai estar só.

Existe um louvor na Harpa Cristã que fiz: 

Se as águas do mar da vida quiserem te afogar
Segura na mão de Deus e vai
Se as tristezas desta lida quiserem te sufocar
Segura na mão de Deus e vai

Segura na mão de Deus, segura na mão de Deus
Pois ela, ela te sustentará
Não temas, segue adiante, e não olhes para trás
Segura na mão de Deus e vai

Se a jornada é pesada e te cansas da caminhada
Segura na mão de Deus e vai
Orando, jejuando, confiando e confessando
Segura na mão de Deus e vai

O Espírito do Senhor sempre te revestirá
Segura na mão de Deus e vai
Jesus Cristo prometeu que jamais te deixará
Segura na mão de Deus e vai


Não importa como esteja o mar da sua vida, Deus irá acalmar o mar, a tempestade e irá te trazer a tona todos seus sonhos para que você possa viver esse tempo. 

Quem não se lembra da frase da Doris (desenho animado) "Continue a nadar". Não importa as ondas, ou o tamanho do seu oceano, continue a nadar.

Encontre pessoas que irão caminhar contigo, que oram e apoiam seus sonhos. Procure andar com pessoas que te motivam a subir, que te levam mais perto de Deus. Fuja dos coveiros de sonhos.

Abra o seu baú e tire os tesouros escondidos.


Que Deus te abençoe, e que você continue seguindo o seu propósito.


Com amor em Cristo

Adriana Faria

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Entrevista com a Pra Rafaela Marques

E a entrevistada do mês de Janeiro/24 é a Pastora Rafaela Marques da Igreja Batista da Lagoinha de Paulínia, onde tive o privilégio de conhecê-la pessoalmente na Conferência Mulheres que muito Amam, uma mulher de Deus, que exala o perfume de Cristo por onde passa. Para mim foi um privilégio ter feito esse convite para ela, que prontamente aceitou o convite e aqui estou escrevendo para vocês essa linda entrevista.
Que Deus abençoe cada um de vocês que me acompanha aqui no blog.



1 - Quem é Rafaela Marques? Conte-nos um pouco sobre você.

Primeiro gostaria de agradecer de estar aqui com vocês compartilhando um pouco do que Jesus vem fazendo na nossa vida, de modo que toda Glória seja dada a Ele. De fato, sou uma improvável nas mãos de um Deus poderoso! Sou filha amada do Pai Celestial, fui encontrada por Ele no auge da minha juventude, dos 17 para 18 anos. Nunca havia recebido amor assim e da mesma forma que o Senhor se entregou por mim, fiz uma aliança com Ele para me entregar totalmente também. Atualmente, tenho 33 anos, sou casada com o Pr. André Marques, temos 2 filhos lindos, o Miguel (8) e João (6), somos pastores sênior da Igreja Batista da Lagoinha Paulínia e sub-regional do Estado de SP, onde estão sob nossos cuidados cerca de 10 igrejas. Sou formada em Moda e bacharel em Propaganda e Marketing, seminarista, autora do livro "Mulheres Que Muito Amam", conselheira bíblica e líder de mulheres, tanto na igreja local como de forma interdenominacional. Amo aprender e ensinar. Tenho sido conduzida pelo Senhor a levantar outras mulheres para que cumpram seus chamados através da Verdade que liberta e direciona.

2 - Quando teve convicção do seu chamado? E como se tornou pastora na Igreja Batista da Lagoinha em Paulínia?

Aos 19 anos em um culto de Jovens o Senhor me deu uma visão durante um louvor, na qual me mostrava em cima de um púlpito pregando, e me dizia: "Seu chamado é pastoral." É claro que para uma recém convertida, achei que era coisa da minha cabeça, e eu mesma me disse, "Pastora, não!". Tamanho era meu preconceito, pois eu ainda estava em processo de ser moldada por Deus, aprender mais sobre Ele e sonhos para uma carreira profissional. Porém, fui amando servir a Deus através da Igreja local, amando servir pessoas, tudo que eu fazia era para o Senhor e porque eu desejava que todos conhecessem o Amor que eu conhecia e fui alcançada. E ano após ano, passando em diversas áreas, desde teatro, dança, organização, intercessão, em tudo Ele colocava pessoas ao meu redor que buscavam estar perto para ouvir e aprender, de forma natural entendi que ardia em meu coração o chamado de cuidar de vidas, em paralelo, diversas Palavras que recebi, desde na Bíblia como profetas confirmando meu propósito. Ele chama, Ele cuida, Ele move!
Após meu marido ganhar uma bolsa integral para estudar no Seminário Teológico Christ For The Nations em Dallas-TX, moramos cerca de 2 anos nos EUA e ali implantamos junto com outros casais a Lagoinha Dallas Church, porém no meio da pandemia em 2020, o Senhor me mostrou através de uma visão, que havia um povo no Brasil que precisava ser cuidado, muitos desviados, talentos enterrados, chamados recusados, famílias destruídas, e um ardor mostrou que o Brasil precisava estar em nossos corações. Oramos e voltamos ao Brasil, não sabíamos como iríamos ajudar essas pessoas, mas não demorou muito para que o Pr. Marcos, Regional da Lagoinha aqui do Estado de SP, movido por Deus, nos ligasse e em oração, muita confirmação, Paulínia seria a cidade e Lagoinha a plataforma para esses perdidos. E assim Deus tem feito, uma unção especial foi derramada e temos visto a bondade, misericórdia e sobrenatural se mover aqui em Lagoinha. Em 3 anos de igreja, já foram cerca de 3.000 novos começos e recomeços. E é só o início!

3 - Ouvi em um breve testemunho seu durante uma ministração que você conheceu a Jesus através de um acampamento, qual a importância do acampamento na vida dos nossos jovens e adolescentes? Qual impacto isso pode trazer para eles? 

Não nasci em um lar evangélico, então minha adolescência foi bem conturbada e tive experiências mundanas desde muito nova. Aos 14 conheci um rapaz, que era desviado, e 3 anos depois ele foi convidado por amigos para um acampamento, como não queria deixá-lo ir sozinho, eu fui. Mas ali encontrei de fato o amor da minha vida "Jesus". Fui tocada de uma forma sobrenatural como nunca antes. Uma experiência incrível com Deus. Depois que conheci Jesus, aprendi tanto e uma delas foi: 
"Gostaria de vê-los livres de preocupações. O homem que não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, em como agradar ao Senhor. " 1 Coríntios 7:32
Dediquei minha vida de solteira ao Senhor e como foi bom, há tempo para todas as coisas assim como Eclesiastes 3 nos ensina. Aconselho aos jovens e adolescentes cristãos, dedicam-se à obra do Senhor, chegará o tempo onde as responsabilidades de uma vida de casados, dos filhos virão, e tudo ficará diferente. Aproveite para aprender muito com o Pai Celestial, ser um bom filho para ser um bom esposo, um bom discípulo, submissão aos pastores, exercer a fé e seja sempre fiel aos princípios, dízimos e ofertas é um deles, precisa permear nossa vida, se desejamos colher bem. Sê fiel no pouco!

4 - E a conferencia Mulheres que muito Amam, como nasceu esse desejo? 

A Conferência foi um marco em nossas vidas. O Senhor ministrou em meu coração um dia, de que o que Ele ama são corações quebrantados e contritos, humildes em entrega e adoração. Perguntei a Ele o que devemos fazer para que nunca saíssemos de sua presença, e Ele me levou a Lucas 7:47, "Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito", ou seja, quem entende o valor daquele sangue derramado na cruz do calvário através de Jesus, entende o preço que foi pago para nos perdoar. Só ama Jesus de forma profunda e sacrificial, quem compreende o tanto que é um pecador. A conferência nasceu num desejo de unir mulheres que são pecadoras, mas buscam a santidade através de Jesus e amam a ponto de entregar suas vidas e planos para O adorar e fazer sua vontade. Um ajuntamento para levantar Seu nome e sermos equipadas a cumprir o IDE com ousadia e plenitude, assim como a mulher do vaso de alabastro.


5 - E aquele perfume "Perdoada" conte-nos como nasceu a essência. (Eu experimentei e é maravilhosa)

Uma vez, quando jovenzinha, participei de um curso rápido que foi oferecido numa loja de perfumes no shopping Iguatemi de Campinas, como ia ganhar amostras, eu e uma amiga fizemos. Foi muito interessante e me marcou, aprendi o poder que há no perfume na construção de uma memória olfativa, ou seja, um aroma marca situações, pessoas e lugares. Quem nunca foi a uma loja no shopping e o perfume da loja é único, e quando sente a mesma fragrância, lembra da marca? Ou um perfume que te faz lembrar uma pessoa. Então, foi isso, Deus nos direcionou a fazer um perfume que as fizessem lembrar todas as vezes em que borrifassem, de que elas são perdoadas por Deus, por isso o nome. Fizemos uma parceria com a Lalui Cosméticos, que nos ajudou a chegar nesta essência, usando os melhores perfumistas e óleos, e muito amor e reuniões.


6 - Seu primeiro livro nasceu como que num sopro, como foi isso? Em 15 dias é isso mesmo?

Sim, quando o Senhor me falou da Conferência, logo Ele me direcionou a escrever um livro com mesmo nome, com intuito de aprofundar a ligação do perdão e amor, para que pudéssemos cumprir nossos chamados. Porém algumas editoras negaram a publicação, entendi que não era hora, acabei sendo co-autora de um lindo livro na qual fui convidada. Porém um querido amigo, pastor e digo mais profeta de Deus, em uma mesa, ahh a mesa, lugar de cura, conexões, presença de Deus, em um bate papo, me impulsionou e disse que o livro precisava ser lançado na conferência, fazia sentido e Deus estaria no controle de tudo, me apresentou uma revisora maravilhosa, que é tradutora de todos os livros da Joyce Meyer (ah como eu a amo!) e a gráfica. Foi muito trabalho, debaixo de oração, lágrimas e unção, e nasceu! 15 dias escrevendo e os outros 15 a gráfica imprimindo. Foi lindo, um livro único e tem meu coração.


7 - Que honra ser convidada pela Pra Mowana para liderar o "Memórias do Casulo", como foi receber esse convite? Conte-nos um pouco sobre esse intensivo e imersão no curso.

Conheci Pra Mowana em Dallas-TX, quando morei lá, participei de seus encontros Rise Up Women, assim como também o Memórias do Casulo. Quando voltei para o Brasil, o Senhor me direcionou para realizar aqui na igreja para cuidar do coração e do espírito das mulheres da igreja, e em 2 anos foram cerca 12 grupos do MDC, mais de 120 mulheres. Como o curso demanda 8 semanas de forma presencial, e muitas mulheres de fora, pastoras e líderes que desejam levar para suas igrejas surgiram, eu conversei com ela e oramos por isso, assim ela me liberou e estamos indo para 3 edição do modo Intensivo e já passaram mais 360 mulheres nos 2 primeiros. Só o Senhor faz, pastoras, esposas de pastores, líderes, mulheres de todo canto do Brasil já vieram, foram cuidadas e levantadas para levantar, desde então muitas estão levando o curso para suas cidades de forma mais assertiva, pois foram ministradas para ministrar.


8 - Quais projetos para 2024? Podemos contar com a Conferencia Mulheres que muito amam em 2024? 

O Senhor tem movido minha vida de uma forma diferente, um novo soprar para o ano de 2024. Sou pastora de igreja local, então ministrar aos cultos de mulheres mensalmente está nos planos de Deus, cuidado com as vidas, atendimentos pastorais, estar junto com meu marido dando suporte para o que precisar, mas nascerá em breve uma novidade que vem do Pai para equipar as mulheres. Sobre a conferência MQMA haverá a edição 2, e já temos data, 21 e 22 de Junho e também convidadas confirmadas, logo divulgaremos.

9 - Como conciliar, casa, marido, filhos e ministério?

Um grande desafio, não apenas para mim, mas creio que para toda mulher contemporânea. Não podemos inverter as prioridades, essa é a chave, o Senhor em primeiro lugar sempre, Marido, Filhos, Trabalho e Igreja. As tarefas da igreja e dos ministérios a qual servimos não podem ser mais importantes ou estarem a frente da intimidade com Deus, da nossa família e nem prejudicar nosso trabalho que nos traz sustento, muitos tem deixado seus empregos em prol de dedicar-se a obra, e infelizmente, a conta chega, fazendo muitos jogar a culpa a Deus. Colocá-Lo sobre TUDO, não é colocar a Igreja local em primeiro, que tenhamos sabedoria em equilibrar a nossa vida, sem deixar de nos cuidar nas diversas áreas: corpo, alma e espírito. Isso requererá de nós dizer alguns nãos e disciplina. Tenho buscado essa constância e sabedoria, mas com toda certeza é um desafio para todas nós.


Pra Rafa, Pr. André e seus filhos: Miguel e João

Conferencia Mulheres que muito Amam

- Livro: Mulheres que muito Amam

- Perfume Perdoada

- caderno de anotações (distribuídos para as inscritas na 1ª Conferencia)



Acompanhe nas redes sociais:

@rafaela.mqs

@lagoinhapaulinia

@elaspaulinia

@memoriasdocasulo.brasil

@mulheresquemuitoamam


Para adquirir o livro e o perfume (19) 99886-7663 - falar com Pra Melissa



Espero que tenham gostado dessa entrevista, não esqueça de deixar um comentário abaixo.

Siga-nos: @livrocafeeprosa



Agradeço a Deus pela sua vida, pelo seu ministério, que sejas muito próspera em tudo quanto fizer e que sejas luz para todos aqueles que vierem ao seu encontro.


Fiquem com Deus e até a próxima!!


Adriana Faria


quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Saia da zona de conforto

 


O que é sair da zona de conforto?

- É a expressão que remete ao lugar "mental" onde permanecemos, resistindo a mudanças e a desafios. 
Ou seja, é tudo aquilo que estamos acostumados a fazer, pensar ou sentir, é o habitual, o conhecido para nós mesmos e que não causa nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco.


O que a Bíblia diz sobre a zona de conforto?

Se você está confortável bonde você está espiritualmente, se acha que não precisa aprender mais nada ou está contente em vir à igreja uma vez por semana, então você está na zona de conforto. 

Uma das principais coisas que impedem que sejamos novas pessoas é a zona de conforto. É aquele lugar onde você fica confortável. Não é ruim, mas talvez não é excelente. Você nunca vai conquistar nada se você ficar na zona de conforto.

Muitas vezes nós queremos algo novo, mas queremos permanecer sendo as mesmas pessoas.

Filipenses 3:13-14 – Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. 

Um dos mais claros sinais que você está na zona de conforto é que você não consegue fazer sacrifícios para Deus. Tudo para Deus parece um ato de dor e extremamente difícil. Esse sacrifício está presente em muitos níveis, dependendo do seu nível de intimidade com Deus. Alguns não conseguem vir em sequência na igreja. Outros não conseguem parar de pecar. Outros não conseguem se comprometer. Outros não conseguem trabalhar ministerialmente. Outros ainda não conseguem louvar a Deus.
Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás. Salmos 51:17


Como sair da zona de conforto?

1 – Siga o exemplo dos discípulos
Para mim um dos grandes empecilhos para sair da zona do conforto é saber o que Jesus irá nos dar. Vamos ser sincero. O motivo para você pecar sempre na mesma coisa e não parar de fazer isso é porque você não tem total confiança do que Deus pode te proporcionar. Em momentos como esse você deve seguir o exemplo dos discípulos. Jesus fazia o convite e eles aceitavam porque tinha testemunhado o poder de Deus. Será que não é isso que falta na sua vida? Testemunhar o poder e amor de Deus?
Os discípulos não tinham garantias, não quiseram saber o que ia acontecer. Eles simplesmente viram Deus e acreditaram que o que Ele tinha para oferecer era melhor e valia a pena.

2 – Livre-se das desculpas

O preguiçoso diz: “Há um leão lá fora! ” “Serei morto na rua! ” Provérbios 22:13

Essa é uma clássica de quem está na zona de conforto: Desculpas.
Pessoas sempre estão dando desculpas de porque não podem largar o pecado, porque não podem se comprometer com Deus, porque não podem aceitar Jesus e coisas parecidas. Parece que sempre há um empecilho. Esse versículo é brilhante porque retrata uma desculpa muito esfarrapada. Até antigamente era difícil encontrar um leão na rua. Você quer sair da zona de conforto? Pare com as desculpas. Há uma frase famosa que diz: Quem quer dá um jeito. Se você quer realmente alguma coisa, você vai dar um jeito.

POR QUE VOCÊ DEVE SAIR DA ZONA DE CONFORTO?

a) Para experimentar alegria verdadeira

Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita. Salmos 16:11

Há uma alegria REAL e que não acaba em Cristo Jesus. Não estou dizendo que você nunca será triste ou que você nunca mais terá problemas, mas há uma alegria em saber que as coisas aqui são passageiras. Há uma alegria em saber que Deus veio como homem para sofrer como nós e morrer por nós para nos dar vida eterna. Há uma alegria em saber que o criador do universo, aquele que chama as estrelas pelo nome, que sabe os fios de cabelo que caem das cabeças das pessoas, sabe o nosso nome e se importa conosco. Isso é alegria. E quando estamos na presença dEle nós sentimos essa alegria. É por isso que choramos, que sorrimos.
b) Para viver o propósito de Deus na sua vida
Se você quer mesmo descobrir realmente porque Deus fez você, então você precisa sair da zona de conforto. Parte de ser uma nova pessoa é ter um novo propósito, um novo objetivo de vida. E ninguém sabe mais o seu propósito do que aquele que te fez.
Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. 1 Coríntios 12:4-7
Quanto mais perto de Deus você estiver, mais você saberá qual é o motivo da sua existência.
c) Para ser salvo

Se você está preso na zona de conforto do pecado, você precisa sair dela para ser salvo. O pecado é como uma cadeia confortável. Há uma cama macia, boa companhia, comida a vontade, alegrias e prazeres, mas AINDA É UMA CADEIA. Não se engane. Um dia a porta dessa cadeia irá fechar. Quando você menos perceber estará trancado e sem toda essa mordomia que o pecado proporciona.

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23
O salário, a recompensa, do pecado é a morte. Se hoje você está preso nessa zona de conforto saiba que a morte te espera. Mas há uma esperança: O dom gratuito de Deus é a vida ETERNA através de Jesus Cristo, nosso Senhor. Entregue sua vida a Ele, confie nEle e decida sair da zona de conforto para ser uma nova pessoa. 



Quando me mudei para uma outra cidade, tive que sair da minha zona de conforto, me adequar a nova cidade, seus costumes, novas pessoas e principalmente nova igreja. No começo não é fácil, você se sente deslocado, inseguro com tudo e com todos, por várias vezes chorei querendo voltar a trás, para meu conforto, para aquilo que eu acreditava que era melhor para mim. Então um dia Deus falou grandemente comigo, que Ele havia me trazido para aquele lugar para ser um canal de bençãos e ser usada por Ele, e que Ele estava cuidando de cada detalhe, mas que eu precisava me libertar do passado.

Muitas vezes sair da nossa zona de conforto, causa feridas, cicatrizes emocionais, mas que são necessárias para o nosso crescimento, para que possamos crescer e avançar. E tudo vai ficar bem, tudo vai passar, e com o passar do tempo sua nova casa, seus novos irmãos, e tudo o que te cerca será tão familiar quanto aquela que se foi. 

Não desista de avançar, não tenha medo do novo, lembre-se: Se Deus chamou para ir, é porque vai ser bem melhor, e Ele nunca irá te abandonar.

Tenho vivido esses últimos meses essa fase, de sair da zona de conforto e viver o chamado de Deus e com isso expectativas, emoções, sentimentos são tocados, mas eu creio que Aquele que me chamou irá me capacitar e me conduzir pela mão, e não me deixará sozinha um dia sequer. 

Apenas creia e viva o novo de Deus, deixa Ele te usar!




Deus abençoe sua vida!


Adriana Faria

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Coloque Deus no início e aproveite o final.





Temos o hábito de sempre colocar Deus no final, quando não vemos mais solução, quando não encontramos mais saída para nossas dificuldades. Quando já não temos mais forças.

Nos lembramos Dele somente quando não vemos a luz no fim do túnel. Há quem dera se em tudo que erramos na vida tivesse sido colocado Deus em primeiro lugar, á frente da batalha, com toda a certeza hoje eu e você estaríamos muito melhor. Claro que mesmo com nossos erros podemos aprender e a crescer, mas muitos deles teriam sido evitados e tivéssemos colocados Deus à frente e não no final. 

Aquele casamento rompido, aquele lar destruído, aquela sociedade, aquela tomada de decisão, enfim são tantas coisas que queremos fazer com as nossas forças, com a nossa pequinês em achar que sabemos tudo, que fazemos melhor, que somos heróis..... E deixamos Deus de lado, para vivermos a nossa experiência "frustrante"

No princípio...... era Deus. Coloque Deus na frente de tudo que você precisa fazer, mesmo que para você seja uma coisa pequena, Ele é seu Senhor e merece toda a honra e toda a glória, tenha em mente que quando entregamos nossas vidas nas mãos de Deus, Ele se torna dono e Senhor das nossas vidas, então tudo que fazemos é para glorificar seu nome. 

O primeiro bom dia do seu dia é para Ele, tudo que você é, tudo o que você tem é para exaltar o nome Dele, a alegria do Senhor é que o adoremos em tudo que temos e que sempre o coloquemos no início. 

Crie o hábito de priorizar quem merece ser prioridade em sua vida "DEUS".

Assim como diz em Mateus 6:33 "Busquem, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês".

Provérbios 3:6 Busque a vontade dele em tudo que fizer, e ele lhe mostrará o caminho que deve seguir.

Colocar Deus em primeiro lugar é a base de toda a moralidade e a base de todos os relacionamentos humanos. A Bíblia tem centenas de mandamentos relacionados à nossa vida espiritual e ética, mas tudo começa com este primeiro mandamento de colocar Deus em primeiro lugar.



Fiquem com Deus e até a próxima



Adriana Faria

domingo, 7 de janeiro de 2024

Deus quer te levar a outro nível



Instrua o homem sábio, e ele será ainda mais sábio; ensine o homem justo, e ele aumentará o seu saber. (Provérbios 9:9)


Embora Deus queira que vivamos vidas alegres e contentes, às vezes Ele gera em nós o descontentamento ou um sentimento de que algo não está bem porque não quer que continuemos fazendo as mesmas velhas coisas. Ele quer nos impulsionar a buscá-lo para nos levar a novos níveis.


Deus sempre quer que nos tornemos mais fortes, que mergulhemos mais fundo e que cresçamos em intimidade com Ele. Na maior parte do tempo, Ele nos leva àquele processo de maturidade, nos tirando dos lugares onde nos sentíamos confortáveis no passado. Conforto demais por muito tempo pode signifi car que não estamos crescendo. Se você sente alguma coisa que absolutamente não entende fervilhando em seu coração, simplesmente pergunte a Deus o que está acontecendo e dedi- que tempo para esperar Sua resposta.


O tempo que passamos com Deus é de vital importância para o nosso crescimento e a nossa maturidade, mas não podemos fazer as mesmas coisas o tempo todo e experimentar tudo o que Deus tem para nós. Houve momentos em minha vida em que ler a Bíblia se tornou algo trabalhoso e Deus simplesmente me levou a ler uma versão diferente por alguns meses. Essa pequena mudança trouxe um novo crescimento porque eu via as coisas de uma maneira diferente. Satanás tentou me condenar porque eu não queria ler a Bíblia, mas Deus estava simplesmente tentando me levar a fazer uma alteração na versão que eu estava lendo. Um dia, senti-me um pouco entediada enquanto tentava ler e orar, então sentei em outra cadeira em meu escritório e de repente vi coisas que estavam no meu escritório havia anos, mas que eu não havia percebido. Um pequeno ajuste fez com que eu visse as coisas de uma perspectiva inteiramente nova, e Deus me ensinou uma lição espiritual apenas porque me sentei em uma cadeira diferente.


A palavra de Deus para você hoje: Não tenha medo de mudar de cadeira.


Adaptação Joyce Meyer 



Decida estar na presença e na vontade do Pai para que ele possa te levar a outro nível, mais profundo e mais intenso com Ele. 

Isso é uma das coisas que mais tenho pedido a Deus, ir para outro nível de intimidade com Ele, ser usada na obra Dele, amar vidas e ser um canal de bençãos para todos aqueles que cruzarem meu caminho. Possa ter a palavra certa no momento oportuno, ser o ombro nos dias sombrios, a amiga nos dias de felicidade e serva em todos os momentos que Ele precisar de mim. 



Com amor em Cristo



Adriana Faria

Por que estamos tão sem tempo?

Vivemos em uma geração marcada pela correria. Os dias parecem curtos demais para as tarefas, e a frase “estou sem tempo” se tornou um bordão...