quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Saia da zona de conforto

 


O que é sair da zona de conforto?

- É a expressão que remete ao lugar "mental" onde permanecemos, resistindo a mudanças e a desafios. 
Ou seja, é tudo aquilo que estamos acostumados a fazer, pensar ou sentir, é o habitual, o conhecido para nós mesmos e que não causa nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco.


O que a Bíblia diz sobre a zona de conforto?

Se você está confortável bonde você está espiritualmente, se acha que não precisa aprender mais nada ou está contente em vir à igreja uma vez por semana, então você está na zona de conforto. 

Uma das principais coisas que impedem que sejamos novas pessoas é a zona de conforto. É aquele lugar onde você fica confortável. Não é ruim, mas talvez não é excelente. Você nunca vai conquistar nada se você ficar na zona de conforto.

Muitas vezes nós queremos algo novo, mas queremos permanecer sendo as mesmas pessoas.

Filipenses 3:13-14 – Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. 

Um dos mais claros sinais que você está na zona de conforto é que você não consegue fazer sacrifícios para Deus. Tudo para Deus parece um ato de dor e extremamente difícil. Esse sacrifício está presente em muitos níveis, dependendo do seu nível de intimidade com Deus. Alguns não conseguem vir em sequência na igreja. Outros não conseguem parar de pecar. Outros não conseguem se comprometer. Outros não conseguem trabalhar ministerialmente. Outros ainda não conseguem louvar a Deus.
Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás. Salmos 51:17


Como sair da zona de conforto?

1 – Siga o exemplo dos discípulos
Para mim um dos grandes empecilhos para sair da zona do conforto é saber o que Jesus irá nos dar. Vamos ser sincero. O motivo para você pecar sempre na mesma coisa e não parar de fazer isso é porque você não tem total confiança do que Deus pode te proporcionar. Em momentos como esse você deve seguir o exemplo dos discípulos. Jesus fazia o convite e eles aceitavam porque tinha testemunhado o poder de Deus. Será que não é isso que falta na sua vida? Testemunhar o poder e amor de Deus?
Os discípulos não tinham garantias, não quiseram saber o que ia acontecer. Eles simplesmente viram Deus e acreditaram que o que Ele tinha para oferecer era melhor e valia a pena.

2 – Livre-se das desculpas

O preguiçoso diz: “Há um leão lá fora! ” “Serei morto na rua! ” Provérbios 22:13

Essa é uma clássica de quem está na zona de conforto: Desculpas.
Pessoas sempre estão dando desculpas de porque não podem largar o pecado, porque não podem se comprometer com Deus, porque não podem aceitar Jesus e coisas parecidas. Parece que sempre há um empecilho. Esse versículo é brilhante porque retrata uma desculpa muito esfarrapada. Até antigamente era difícil encontrar um leão na rua. Você quer sair da zona de conforto? Pare com as desculpas. Há uma frase famosa que diz: Quem quer dá um jeito. Se você quer realmente alguma coisa, você vai dar um jeito.

POR QUE VOCÊ DEVE SAIR DA ZONA DE CONFORTO?

a) Para experimentar alegria verdadeira

Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita. Salmos 16:11

Há uma alegria REAL e que não acaba em Cristo Jesus. Não estou dizendo que você nunca será triste ou que você nunca mais terá problemas, mas há uma alegria em saber que as coisas aqui são passageiras. Há uma alegria em saber que Deus veio como homem para sofrer como nós e morrer por nós para nos dar vida eterna. Há uma alegria em saber que o criador do universo, aquele que chama as estrelas pelo nome, que sabe os fios de cabelo que caem das cabeças das pessoas, sabe o nosso nome e se importa conosco. Isso é alegria. E quando estamos na presença dEle nós sentimos essa alegria. É por isso que choramos, que sorrimos.
b) Para viver o propósito de Deus na sua vida
Se você quer mesmo descobrir realmente porque Deus fez você, então você precisa sair da zona de conforto. Parte de ser uma nova pessoa é ter um novo propósito, um novo objetivo de vida. E ninguém sabe mais o seu propósito do que aquele que te fez.
Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. 1 Coríntios 12:4-7
Quanto mais perto de Deus você estiver, mais você saberá qual é o motivo da sua existência.
c) Para ser salvo

Se você está preso na zona de conforto do pecado, você precisa sair dela para ser salvo. O pecado é como uma cadeia confortável. Há uma cama macia, boa companhia, comida a vontade, alegrias e prazeres, mas AINDA É UMA CADEIA. Não se engane. Um dia a porta dessa cadeia irá fechar. Quando você menos perceber estará trancado e sem toda essa mordomia que o pecado proporciona.

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23
O salário, a recompensa, do pecado é a morte. Se hoje você está preso nessa zona de conforto saiba que a morte te espera. Mas há uma esperança: O dom gratuito de Deus é a vida ETERNA através de Jesus Cristo, nosso Senhor. Entregue sua vida a Ele, confie nEle e decida sair da zona de conforto para ser uma nova pessoa. 



Quando me mudei para uma outra cidade, tive que sair da minha zona de conforto, me adequar a nova cidade, seus costumes, novas pessoas e principalmente nova igreja. No começo não é fácil, você se sente deslocado, inseguro com tudo e com todos, por várias vezes chorei querendo voltar a trás, para meu conforto, para aquilo que eu acreditava que era melhor para mim. Então um dia Deus falou grandemente comigo, que Ele havia me trazido para aquele lugar para ser um canal de bençãos e ser usada por Ele, e que Ele estava cuidando de cada detalhe, mas que eu precisava me libertar do passado.

Muitas vezes sair da nossa zona de conforto, causa feridas, cicatrizes emocionais, mas que são necessárias para o nosso crescimento, para que possamos crescer e avançar. E tudo vai ficar bem, tudo vai passar, e com o passar do tempo sua nova casa, seus novos irmãos, e tudo o que te cerca será tão familiar quanto aquela que se foi. 

Não desista de avançar, não tenha medo do novo, lembre-se: Se Deus chamou para ir, é porque vai ser bem melhor, e Ele nunca irá te abandonar.

Tenho vivido esses últimos meses essa fase, de sair da zona de conforto e viver o chamado de Deus e com isso expectativas, emoções, sentimentos são tocados, mas eu creio que Aquele que me chamou irá me capacitar e me conduzir pela mão, e não me deixará sozinha um dia sequer. 

Apenas creia e viva o novo de Deus, deixa Ele te usar!




Deus abençoe sua vida!


Adriana Faria

Um comentário:

Por que estamos tão sem tempo?

Vivemos em uma geração marcada pela correria. Os dias parecem curtos demais para as tarefas, e a frase “estou sem tempo” se tornou um bordão...