Como é difícil ter que esperar por algo que queremos para já. Como é difícil entender os planos e o modo de Deus agir. As vezes é por algo físico, uma cura para nós ou até mesmo por um familiar. Vivemos uma era de imediatismo, que o esperar mesmo que 1 minuto no microondas para aquecer um pacote de pipoca se torna uma eternidade.
Lembra da história de Abraão e Sara? Quanto tempo tiveram que esperar até que a promessa de Deus se cumprisse, mas ela finalmente se realizou, mas a pressa de Sara ocasionou inúmeras tristezas e dor no decorrer dessa espera.
Que promessas de Deus você está esperando que se cumpram em sua vida? De que modo você pode ser como Abraão e esperar com um coração cheio de fé?
Tantos outros exemplos podemos ler nas Sagradas Escrituras sobre o tempo de espera, a história de José, a do povo de Deus nos 40 anos no deserto até entrar na terra prometida, a construção da arca até o dilúvio.....
Mas em todas elas podemos ver que o tempo de Deus não é o nosso tempo, e que Ele não age pelo impulso que nós, insistimos todos os dias em agir dessa forma.
Muitas vezes "esperar" tem uma conotação amarga, um gosto terrível ao paladar, pois queremos tudo à nosso tempo. Lembro quando meu filho era pequeno ele queria muito um tablet, e naquela época estávamos passando algumas dificuldades, mas mesmo assim dissemos que iríamos nos esforçar e dar a ele de presente, porém ele teria que esperar um pouco. Aquela palavra "esperar" soou como um sofrimento para ele, esperar não fazia parte dos planos dele, todos os dias ele esperava ansiosamente pelo pai no portão, e quando olhava em suas mãos e não via nada voltava triste e desolado, ele precisava entender que as coisas não são como queremos que seja, ou até mesmo no nosso tempo, existia algumas prioridades e aquele presente ainda não estava no momento de acontecer. Ele precisava amadurecer e entender que tudo tem um tempo para acontecer, e aquilo para ele foi uma lição, quando o grande dia chegou, ele não estava esperando no portão, ele já havia acalmado seu coração, e aprendeu durante aqueles dias em que ficou ansioso que nada acontece no nosso tempo e do jeito que queremos, mas no tempo de Deus, quando ele me perguntava se era hoje o grande dia, eu respondia: ore, confie e peça a Deus que abençoe o trabalho do papai, pois é de lá que vem nosso recurso, e no tempo certo ele ia receber seu presente. Quando o grande dia chegou como disse acima, ele estava assistindo TV e estava mais tranquilo, e foi aí que meu marido o chamou para ajudar com uma coisa, e ele foi até o pai e ao ver nas mãos do pai o presente tão esperado, ele gritou de alegria, e disse: "Deus ouviu minhas orações" com isso ele compreendeu que o tempo de espera é algo que faz parte da nossa vida, e que o tempo de Deus é muito melhor que o nosso. Ele aprendeu a orar e abençoar o trabalho do pai, e entendeu que tudo que precisamos temos que pedir a Deus e que não podemos ficar ansiosos, ele esqueceu e foi viver cada dia, e quando ele não esperava ele recebeu, seu presente foi muito melhor do que ele havia pedido.
Quantas vezes nós vivemos assim, nessa ansiedade e nesse desespero de ter, receber e conquistar algo que não nos custou nada. Nem um dia de oração, nem um dia de preparo, nem um dia de espera. Não podemos viver nessa pressa, temos que compreender que a espera nos molda e nos lapida para aquilo que Deus reservou para nós.
O Salmo 46:10 diz: Aquietai-vos e sabeis que eu sou Deus.... Todas as vezes em que me vejo numa situação assim, eu me lembro desse versículo e procuro me achegar nos braços do pai e descansar.
Quantas vezes a pressa te levou a errar? Quantas vezes a pressa te levou a pecar? Quantas vezes a pressa te levou a ter que voltar e começar tudo de novo?
A Bíblia ensina que esperar nele é na verdade uma bênção em nossa vida. Suas bênçãos são eternas e não temporárias. Quando esperamos no Senhor, temos a inestimável oportunidade de descobrir que há muitos que esperam por nós. Nossos filhos esperam que lhes mostremos paciência, amor e compreensão. Nossos pais esperam que mostremos gratidão e compaixão.
O que significa quando Deus manda esperar?
Significa depositar nossa vida nas mãos de Deus, pois Ele e só Ele é quem cuida dos nossos caminhos. Assim, devemos manter ardente sempre nosso desejo de seguir em frente, trilhar o nosso caminho, superar nossos obstáculos a todo custo, pois sabemos que no final Deus nos aguarda com a vitória.
Como ter paciência e esperar em Deus?
Uma atitude que pode nos ajudar a ser paciente e esperar o tempo de Deus é mudar a nossa perspectiva sobre as situações. Aprenda a rir das circunstâncias e de você mesmo! Procure os aspectos engraçados e irônicos, pois podem ajudar a enxergar as coisas com maior paz e viver com menos tensões.
Esperar no Senhor significa ponderar no coração e “[receber] o Espírito Santo” para que possamos saber “todas as coisas que [devemos] fazer”.
Esperar no Senhor significa plantar a semente da fé e nutri-la “com grande esforço e com paciência”.
Significa orar como o fez o Salvador — a Deus, nosso Pai Celestial — dizendo “Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade”. É uma oração de todo o coração, em nome do nosso Salvador, Jesus Cristo.
Na minha vida, aprendi que, às vezes, não recebo resposta a uma oração porque o Senhor sabe que não estou pronta. Quando Ele responde, muitas vezes é só “um pouco aqui e um pouco ali” , porque isso é tudo o que posso suportar ou tudo o que estou disposta a fazer.
Talvez não saibamos quando ou como as respostas do Senhor serão dadas, mas no Seu tempo e a Seu modo. Testifico que as respostas virão. Para algumas respostas, talvez tenhamos de esperar até a vida futura. Isso se aplica a algumas promessas de nossa bênção patriarcal e a certas bênçãos para nossos familiares. Não desistamos do Senhor. Suas bênçãos são eternas e não temporárias.
Esperar no Senhor significa “[permanecer] firmes na fé”, “tendo um perfeito esplendor de esperança".
Que esperemos Nele, prosseguindo firmemente com fé, para podermos dizer em nossas orações: “Faça-se a tua vontade”, e retornar a Ele com honra. No sagrado nome de nosso Salvador e Redentor, sim, Jesus Cristo. Amém.
- E se Deus tiver outros planos?
- Quando Deus diz, espere.
- O lugar de espera na vida cristã
Fiquem com Deus e até a próxima!
Adriana Faria
Nenhum comentário:
Postar um comentário