quinta-feira, 29 de junho de 2023

Cristocêntrico

 



O que significa Cristocêntrico?
Que considera Cristo, Jesus Cristo, o centro da história do mundo, do universo; refere-se à ciencia que admite ser Cristo o centro do universo: milagre Cristocêntrico. 

No dicionário podemos encontrar a seguinte tradução: teologicamente centrado em Jesus Cristo.


O que é uma mensagem Cristocêntrica?
O livro R.C. Sproul "Pregação Cristocêntrica" é um guia profundo, equilibrado e útil sobre o que a pregação expositiva já foi e ainda pode se tornar..... O livro expõe aos alunos o propósito redentivo de toda a Escritura enquanto comunica o  método expositivo de pregação.

O que é um louvor Cristocêntrico?
São canções, letras que tem como tema central o Cristo, sua mensagem, seus atributos, seus atos e suas promessas para nossas vidas.

Qual o significado do louvor?
É o ato de enaltecer e glorificar algo ou alguma coisa; exaltar a ação de alguém ou de uma divindade. O uso da palavra "louvor" pode ser empregado em frases que representam situações de glória ou orgulho ao cumprir e realizar determinada tarefa ou ação.


Quando não colocamos Cristo como centro da nossa vida, deixamos de acreditar que Ele tem o poder de fazer e mudar as estações das nossas vidas.
É impossivel interpretar corretamente as Escrituras e não ser pelo entendimento de que a Bíblia é uma unidade cristocêntrica. Toda pregação fiel mostra o contexto redentor das Escrituras. Por isso, todo sermão deve ser cristocêntrico.

A violência, injustiças, falta de amor e tudo de ruim que temos visto a cada dia mostra o quanto o mundo está doente por falta de ter deixado Cristo de lado de suas vidas.
Temos que entender que o pulpito não é um local de relações publicas, ou uma plataforma de apresentação de shows, mais sim um lugar do conselho de Deus para nós, seguindo fielmente o que diz as Escrituras e sendo guiado pelo Espirito Santo.

Quando lemos "ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar" (Mt 11:27) podemos ter a clara explicação do que é cristocêntrico. 

Busque a Deus, conheça as Escrituras, medite constantemente na Palavra de Deus, e tenha Cristo como o centro de toda a sua vida.


Fique na paz do Criador.

Adriana Faria
 



domingo, 25 de junho de 2023

Floresça o seu coração

 



"Um coração aberto a Deus é um solo no qual a semente da Sua Palavra floresce."


Quantas vezes você já orou a Deus para que Ele fizesse a vontade Dele sobre a sua vida? Eu confesso que muitas vezes já orei dessa forma, e em muitas dessas vezes eu fracassei, pois não queria esperar o tempo certo para a colheita, queria que a resposta (digamos "o adubo") tivesse super poderes para geminar da noite para o dia, e com isso me frustrei por diversas vezes.

Mais com a maturidade e o tempo em que caminho com Cristo fui aprendendo que o modo Dele agir é sem sombra de dúvidas a melhor escolha que eu poderia optar para mim.

Cresci num lar evangélico e sempre tive como exemplo de vida, "meus pais" que sempre me ensinaram que estar debaixo das mãos de Deus é a melhor escolha que podemos fazer por nós e para nós. E que não existe melhor lugar do que estar na presença de Deus, e com certeza eles tem toda razão.

 Quando abrimos nosso coração para que Deus possa agir, ele encontra ali uma terra fértil para que ele possa plantar as sementes certas para florescer e multiplicar e assim cumprir seu propósito para com cada um de nós.

Somos únicos para Deus, e ele deseja ansiosamente nos usar com seus dons e talentos, mais como está essa terra (coração) para que ele possa trabalhar?

Alguém já tentou plantar em uma terra seca? Com certeza irá precisar de muita força e uma boa enxada, mais com certeza irá fracassar...porque aquela terra não está preparada para isso e tudo o que plantar ali irá morrer, pois não há vida.

Na Bíblia a parábola do semeador (Mateus 13: 1-9) onde lemos que o semeador saiu para semear e algumas sementes caíram pelo caminho, algumas foram comidas pelos passarinhos, outras caíram em solo rochoso, outras entre os espinhos e outras em terra fértil, das quais foram as únicas que sobreviveram, o que quero dizer com isso? - Se não estivermos plantados em solo fértil e na profundidade não iremos conseguir florescer, pois não temos raízes para enfrentar os dias maus e nem as tempestades e vendavais.

Analisando o que significa a palavra "semente" encontrei essa explicação: "A palavra semente vem do latim sementis e se refere tanto à semente de um fruto como a qualquer causa que permite criar algo".

Sabemos e entendemos que a cada dia, os dias tem se tornado cada vez mais obscuros e com isso as pessoas tem se tornado mais insensíveis, menos tolerantes e mais amargas, transformaram seus corações em depósitos de rancor, amargura, ódio e desesperança, e é aí nesse solo infrutífero que Deus quer plantar, mas como assim? Isso mesmo Deus o semeador tem as ferramentas e os ingredientes certos para transformar qualquer tipo de solo em fértil, mais pra isso você (solo) precisa estar disposto a se entregar nas mãos do semeador para ele cuidar de ti.

É querer receber esse cuidado diário em sua vida, sendo alimentado pela palavra de Deus que é fonte de vida, é estar preparado para receber porção diária de água (palavra), de adubo (oração), de sol (louvor) e de tempo para geminar (comunhão).

Existe vários livros e devocionais diários que podem te ajudar a ter esse momento com Deus, para todos os gostos e bolsos. Você encontra em livrarias evangélicas, tanto as físicas como as virtuais.

Separe esse tempo para estar a sós com Deus.



Algumas indicações de Devocionais:
  •  Pão Diário Mulheres (Ministério Pão Diário)
  • Gotas de Sabedoria para a vida (Hernandes Lopes)
  • Bom dia - Leituras diárias (Stormie Omartian)






Siga-nos no Instagram: www.instagram.com/livrocafeeprosa
Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/livrocafeeprosa/



Não esqueça de deixar um comentário!!


Fiquem com Deus, e até a próxima!!

Adriana Faria.

terça-feira, 20 de junho de 2023

Entrevista: "Missão no Deserto" com a Missionária Gabriela Rodrigues.


Hoje compartilho com vocês essa história linda do chamado de Deus sobre a vida da missionária Gabriela Rodrigues e de seu marido o Missionário João Rodrigues que deixaram tudo, por um propósito: GANHAR VIDAS para Jesus. Em nosso bate papo, mesmo que distante pude sentir a presença de Deus tão forte, é notório o agir de Deus e como Ele cuida de cada detalhe. 
Confesso que escrevi essa entrevista em meio a lágrimas, emoção, temor, e me senti pequena na fé diante de tantas coisas que ouvi e de ver o quanto podemos fazer pelo nosso país, não é preciso sair daqui, para ver o quanto ainda existem pessoas que não conhecem o amor do nosso Deus e o quanto precisam de nós. 


Confira abaixo a entrevista:

1 - Conte-nos um pouco sobre você.

Prazer, me chamo Gabriela tenho 37 anos, nasci na cidade de Caçapava que fica no interior de São Paulo. Me converti no ano de 2006 na cidade de Caçapava com 20 anos. Sou casada com o Missionário João Batista há 15 anos. Casamos em 2008 e seis meses depois recebemos o chamado para irmos para o campo de missões. Sou mãe de 3 filhos, sendo 2 biológicos (Luís Otávio e João Lucas) e 1 adotivo (João Mateus) que é filho do coração, estamos com ele desde que nasceu, ajudei no parte e desde então ele faz parte da nossa família.


2 - Como nasceu o desejo de ser missionária, como você recebeu esse chamado? 

O desejo nasceu através do meu marido, que na época era meu namorado, ele já era cristão, ele tinha um chamado missionário muito forte para as áreas desertas. Depois que eu conheci a Jesus através da vida dele, eu tinha em meu coração um desejo ardente, uma alegria e uma disponibilidade de fazer Jesus conhecido. Tanto que o versículo que marcou muito meu início com Jesus que está em Isaías 6:8 eu dizia: "Senhor eis-me aqui, envia-me a mim".  E foi até interessante com meu pastor na época, ele dizia: a mulher pra casar com o João Batista tem que ter um foco para missões, e eu dizia: "oh pastor tô dentro, até se for para o Nordeste, nem tinha noção de vir para o Nordeste, mas eu já declarava isso, e como diz a palavra: as palavras tem poder. Então eu creio que isso foi alinhado no céu também.


3 - Qual a maior dificuldade que você enfrentou com relação ao chamado missionário? 

A maior dificuldade foi a questão de eu ser nova convertida, eu não tinha nenhuma experiência na prática com relação a missões, eu só tinha 1 ano e 9 meses de convertida. Meu esposo que tinha uma bagagem, curso de teologia, serviços voluntários, ele já tinha mais envolvimento, e eu não tinha nada disso. Interessante que eu comecei um curso de missiologia na época, só que tive que parar para vir para cá, eu estava com seis meses de casadas, só vim com as malas de roupas, então a minha missão aqui começou na prática, fui sendo forjada no dia a dia, embaixo das árvores, com o povo, arrancando feijão, carregando lenha, indo lavar roupa nos açudes, porque não tinha água encanada, foi um choque de realidade, como paulista sair de uma cidade bem desenvolvida, tomar banho de canequinha, ir nos açudes longe, então eu acho que essa foi a maior dificuldade da realidade, com a realidade do sertanejo. Mas eu louvo a Deus, por esses 15 anos e até aqui Ele tem nos sustentado.


4 - Porque Sertão da Bahia? 

Foi pelo chamado do meu esposo, o chamado dele era para regiões desertas e inóspita em 2008 quando o pastor que nos pastoreava, veio visitar um dos trabalhos que ele tinha no nordeste, foi apresentado a ele essa comunidade, esse povoado de Lagoa da Barra que fica no município de Quijingue, quando ele chegou aqui nesse comunidade ele começou a ver as crianças, as famílias, e ele disse: Deus quem é o casal que vai pastorear esse povo, então na hora ele sentiu Deus falar para ele, que já tinha um casal, e que éramos nós. Lembrando que nós só tínhamos seis meses de casados, quando fomos enviados. Esse povoado fica a 24km da cidade e na época que chegamos aqui não tinha água encanada, muitas casas não tinham energia elétrica, tanto que eu fiquei cinco anos tomando banho de canequinha, não tínhamos internet, nem sinal de telefone de nenhuma operadora, era um lugar bem excluído, tipo tribo de índio, fechada para o evangelho, toda semana matavam um, e desde que chegamos aqui em 2008, nós temos visto o quanto Deus tem operado e resplandecido a luz neste lugar. Era uma comunidade excluída, outras comunidades não passavam por aqui, pelo contexto do lugar o povo aqui bebia muito, e hoje para a honra e glória do Senhor, depois de 15 anos nós trabalhando com as famílias, hoje Lagoa da Barra é um ponto de referência do evangelho de Jesus Cristo, e nesse período o meu esposo batizou mais de 100 almas que se renderam ao Senhor, nesse período já implantamos 2 igrejas, e trabalhamos em 19 povoados, sendo que 17 é como igreja móvel, os cultos acontecem em escolas, embaixo de árvores a gente chega e evangeliza as pessoas dessas comunidades vizinhas.

 

5 - O que você deixou para trás quando aceitou o seu chamado?

Eu tive que renunciar a tudo pelo meu chamado, deixar para trás a terra natal, o conforto que uma cidade desenvolvida proporciona, deixar meus familiares, amigos, meu emprego, e desde 2008 que estou aqui vivendo integralmente no campo missionário, servindo ao Senhor, tanto eu quanto meu esposo estamos em tempo integral, e nós não somos remunerados por nenhum ministério, nós vivemos da aposentadoria dele e servimos aqui no sertão, então exigiu de nós muita renuncia, eu digo que aqui vivemos como a igreja primitiva dividindo o pão com os necessitados.


6 - Como você analisa as escolas preparatórias para missionários? Você acredita que um preparo vai além do chamado? Ou ambos têm que estar ligados um ao outro? 

Todo o estudo que vem acrescentar conhecimento é fundamental para os missionários, tanto que aqui enviamos os jovens para a JOCUM de Salvador, e depois eles voltam para nos ajudar aqui no campo missionário do sertão. Então a escola preparatória é fundamental, porém é imprescindível que a pessoa tenha um chamado para missões, não é só ter o preparo, mas sim ter a convicção do chamado para missões, sabendo que missões não é uma aventura, mas sim uma entrega, é uma vida de renúncia na prática, como está em Lucas 14:33 - "Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possuir não pode ser meu discípulo". 

Eu acredito que quando não se tem o chamado não se tem o êxito no campo missionário, mas uma vez dizendo missões não é uma aventura, mas sim uma vida de renuncia na prática. O missionário antes de ir para o campo, ele deve ser revestido pelo Espirito Santo para que ele possa ser testemunha, como está escrito em Atos 1:8, e eu também acredito que tanto o conhecimento, curso preparatório e o chamado andam juntos, o curso preparatório é uma ferramenta que vai auxiliar o missionário, mas a soma do chamado autentico na vida dela como cristão.

 

7 - Você teve apoio familiar? E da sua igreja? 

Não tive apoio familiar, devido eles não professarem da mesma fé, e da igreja de onde vim tivemos o apoio e ajuda por 9 meses de quando nos enviaram, depois devido a crise financeira eles cortaram a ajuda de custo, e a ordem foi que voltássemos para a sede (para a igreja de onde fomos enviados) como a gente já tinha ganhado as primeiras almas, já tínhamos feito batismo, nós já tínhamos criado um vínculo com a comunidade, então nós conversamos com nosso pastor da época e ele nos disse: então vocês ficam ligados somente em amor e autônomos, então nós resolvemos ficar no sertão, independente de ajuda financeira, tanto que a gente ficou 10 anos servindo aqui no sertão no anonimato, ninguém conhecia a "Missão no Deserto", e agora fazem 5 anos através da rede social as pessoas tem conhecido a Missão no Deserto. Que hoje é um Instituto Missionário Interdenominacional. 

  

8 - Quais projetos estão em andamento? 

Hoje o Instituto Missão no deserto ele atua com o projeto na evangelização das crianças e seus familiares, hoje nós temos contato com 860 crianças em 19 povoados, sendo como já mencionei em dois deles nós já temos implantado 2 igrejas e 17 são igrejas móveis, temos o projeto da "Bíblia em cada casa", e visitamos cada casa durante o ano, estamos com projeto "Bola Viva" através do esporte nós alcançamos os corações da crianças, e o projeto da "Construção da Base Missionária", do Instituto Missão no Deserto aqui no povoado Lagoa da Barra, nesse local estamos construindo dormitórios para hospedar pessoas que desejam conhecer o projeto, teremos dormitórios femininos, masculinos e de casal, teremos salinhas de aula para as crianças e um auditório para cultos para 100 pessoas. Então hoje esses projetos estão ativos aqui na Lagoa da Barra.


9 - Como os leitores do blog podem contribuir com o projeto? 

As pessoas podem contribuir conosco com orações, nós carecemos muito das orações dos irmão, podem vir visitar o prjeto, ajudar através de oferta missionária,  também podem contribui através do telefone (75) 9850-1126, e através das informações abaixo:



Também podem nos ajudar seguindo nossas paginas nas redes sociais. Nos ajude sendo um mantenedor do projeto.


10 - Que conselho você pode deixar para os leitores do blog com relação a ser um missionário?

Meu conselho é que você não desista do seu chamado, porque eu e você nós somos privilegiados em sermos escolhidos pelo Senhor. E vale muito a pena se dispor para o serviço do reino, vale a pena viver uma vida de renuncia, vale a pena promover o bem no reino de Deus, e é fundamental que eu e você sejamos sensíveis a voz do Senhor, então não desista do seu chamado. Quero deixar para vocês um versículo que tem nos acompanhado aqui no sertão: Isaías 58:11 - "O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam".



Separei 3 testemunhos de tantos que a Gabi ainda pode contar, para que vocês possam entender como é o agir de Deus.

1- O projeto da Bíblia nas casas, estávamos na comunidade Lagoa do Capim, na primeira casa que eu cheguei, era uma casa de farinha, as pessoas estavam lá farinhando, então eu me apresentei e disse que tinha ido ali para entregar um presente, dai uma das pessoas que estava ali me disse, moça justamente hoje de manhã quando nós chegamos o senhor dono dessa casa que tem 76 anos teve um sonho, e nesse sonho um homem falava pra ele que nessa manhã ele ia receber um presente, e esse presente era a palavra, você estará recebendo uma Bíblia, e quando foi 8h da manhã estava eu lá com uma Bíblia para presentear, e quando ele nos recebeu ele veio numa alegria receber o presente que ele tinha visto no sonho.


2 - Porque o nordeste, porque o sertão, quando nós chegamos aqui a primeira casa que eu fui evangelizar, meu marido estava viajando, eu estava sozinha, então saí para evangelizar, e encontrei um casa de adobe (feita de barro), tinha um senhor de 86 anos lá, ele se chama Rufino, eu cheguei me apresentei e ele disse assim: eu pensei que iria morrer sem conhecer um crente, há mais de 20 anos que eu espero um crente aqui na minha casa, olha a importância do IDE, ainda existem muitos povos que não foram alcançados, ganhamos ele pra Jesus, e só ali naquela casa batizamos 8 pessoas. Interessante que nessa casa não tinha energia, nós fazíamos o culto embaixo da árvore as três horas da tarde.


3 -  Outro testemunho que me marcou profundamente foi uma criança da comunidade, ele tem 6 aninhos, ele disse Gabi eu fico tão feliz quando você realiza esses projetos, pois eu e meus amigos ficamos mais pertos de Deus. Teve uma outra criança do povoado de Lagoa da Caraíba, nós fomos até lá para o projeto Páscoa feliz ele chegou em mim e disse: tia você vai nos dar um bombom, eu respondi não filho, tem toda a dinâmica do culto kids e no final nós iremos dar uma caixa de bombom, ele falou hoje eu tenho a plena certeza que Jesus me ama, pois eu nunca ganhei uma caixa de bombom, isso aconteceu em abril/2023.  

 Temos visto muitos testemunhos através dessas ações, desses projetos, entregamos a palavra e depois damos presente para as crianças e para as famílias.

O importante é não deixar de contribuir com esse lindo projeto, mesmo que você não possa ir, você pode ajudar de outras formas.


Sigas as redes sociais:

Instagram: @missaonodeserto

Facebook: Gabriela Macedo

YouTube: Missão no Deserto


Segue abaixo algumas fotos dos projetos para você conhecer um pouco do trabalhos dos missionários João Batista e Gabriela.


Evangelizando
Projeto Páscoa Feliz









Construção da Base Missionária









Instituto Missão no Deserto













Que Deus abençoe e até a próxima!!


Adriana Faria

domingo, 18 de junho de 2023

A oração que transforma




Quando leio essa passagem bíblica me emociono como uma simples oração que Jabez fez ao Deus altíssimo ter surtido um efeito tão grande naquela época e que podemos sentir nos dias de hoje com o mesmo impacto que foi naquele tempo, bom pelo menos eu me sinto assim quando leio esse versículo.


"Oh! Que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição"! (I Crônicas 4:10)

Como tem sido suas orações:
- lamentos...(como aquele velho desenho dizia: ó vida, ó céus..)
- pedidos de prosperidade
- agradecimentos
- não tenho tempo pra isso....
  
A história de Jabez relata que ele viveu no reino do sul de Israel, depois da conquista de Canaã e durante um tempo em Juízes. Nasceu na tribo de Judá, tornou um líder notável em sua tribo. Porém sua trajetória começa com seu nome; sua mãe o chamou de "Jabez", dizendo: Porque com dores o dei a luz.
 Já me perguntei:
- Como será que foi o seu parto? 
- O que levou essa mãe para chamá-lo assim? 
- Sua chegada não foi bem-vinda?
 Só uma certeza tenho da qual eu sei a resposta: Ele era um escolhido do Senhor, e isso basta para eu crer que Deus usa quem Ele quer, da forma que Ele quer.

Jabez descobriu uma saída, ele clamou a Deus, aquele Deus de Israel que ele cresceu ouvindo: " Deus de Milagres" e assim ele fez, orou ao Deus de Israel e sua oração foi ouvida: Oh! Que me abençoes.

Bênçãos não foram feitas para serem jogadas fora, quantas vezes ouvimos a palavra BÊNÇÃO, ABENÇOAR....mais sem entendimento do que significa de fato a palavra bênção.

Abençoar no sentido espiritual significa: pedir ou conceder um favor sobrenatural. 
Não estamos pedindo aquilo que podemos conseguir com o nosso próprio esforço, estamos clamando pela maravilhosa graça e ilimitada bondade que apenas Deus tem o poder de conhecer e nos conceder.

Prov. 10:22 " A benção do Senhor é a base da verdadeira riqueza, pois não traz tristezas e preocupações".

Ore por aquilo que Deus deseja para a sua vida. Caminhe na direção Dele.

Abençoar faz parte da natureza de Deus
Você pode ter até pensado que seu nome também tem sinônimo de dor, problema, ou não se considera um candidato para receber bênçãos. Não pense que uma vez salvo você não precisa buscar a bênção, que elas simplesmente cairá sobre sua cabeça.
Se recuse a deixar qualquer obstáculo que seja impedir você de adorar, buscar as bênçãos de Deus e de acreditar que Ele fará muito mais por você.

Viva de maneira abundante: "E me alargues as fronteiras"....
Desejo em Deus, que Ele engrandeça sua vida de modo que você possa abençoar outras pessoas ao seu redor. (família, amigos, irmãos, missionários....)

Procure por oportunidades para deixar a marca de Cristo por onde quer que fores, peça sabedoria de Deus para abençoar sua família, seu relacionamento conjugal, seu trabalho, sua igreja, estude as escrituras para ter as armas certas para vencer as adversidades, as opressões, e que por onde você passar você possa ser luz e exemplo para todos que o cercam, e vejam através de você a marca da promessa.

Peça a Deus para mostrar sua vocação se ainda não sabe ou não tem certeza de qual é o seu chamado.

Você já se perguntou porque está aqui na terra?
Qual o propósito de Deus pra você? O que Ele espera de você?

Deus quer operar seus grandes feitos através de nós e não por nós ou associados a nós.

Você acredita que milagres acontecem hoje em dia?
- não precisa ser só os sobrenaturais para ser um milagre, você é um milagre, sua família é um milagre.

Quanto mais íntimos nos tornamos de Deus, mais entendemos seu propósito, e mais preparados estamos para enfrentar as adversidades que surgem em nosso caminhos. 

Seja um propagador das bênçãos sobrenaturais de Deus por onde for. 

Lembro quando me deparei com minha primeira gestação, durou apenas 1 mês e veio o aborto, triste e dolorosa notícia que me abalou profundamente, mais os dias que se passou foram ainda piores, um sangramento constante se prolongava por mais de 1 mês após o aborto, quando procurei o médico novamente para relatar como eu  me sentia, os exames apontou que meu útero estava apodrecendo e com isso seria impossível eu engravidar novamente pois se não parasse o sangramento após a curetagem eu teria que retirar o útero, dias sombrios me acompanhou por um período de mais 1 mês, aos poucos foi melhorando, o sangramento cessou, os novos exames apontaram que o útero estava se recuperando e que não seria necessário retirar, mais que eu teria que fazer um longo tratamento para engravidar e isso poderia levar pelo menos há 2 anos, mais os médicos não conheciam o Deus que eu sirvo, então clamando, orando, pedindo orações de todos os irmãos que conhecia, fazendo campanhas em favor da restauração completa do meu útero após 7 meses do aborto eu estava grávida novamente, aos olhos do médico eu estava com uma gravidez psicológica, pois era impossível uma gestação ter acontecido em tão pouco tempo do inicio do tratamento, mais ele foi surpreendido por aquele ultrassom que mostrou ali a glória de Deus, quando ele viu aquele minúsculo coração batendo com toda força e me disse: Você acredita em milagres? E eu comecei a chorar e a agradecer a Deus ali mesmo dentro daquele consultório, e o medico me disse: sua fé é forte mesmo garota, num é que tem um coração aqui? Vamos então dar inicio ao seu pré natal....e ali foram mês após mês, o filho amado e esperado crescendo e sendo a prova viva do cuidado do Senhor para comigo, passei por uma gravidez delicada, o inimigo sempre queria me abater com pensamentos que eu não iria levar até o fim, que eu iria perder novamente, foi preciso fazer um repouso absoluto, mais tudo que foi necessário eu fiz e faria tudo novamente, e no tempo certo com 40 semanas e 5 dias no dia 28 de fevereiro de 1999 eu recebi em meus braços a minha herança, que mudou minha vida, me fez enxergar a beleza da criação de Deus, meu filho nasceu forte, saudável, pesando 3.420g e com 49 cm, assim o Ramon chegou para a nossa alegria, e após quase 7 anos veio a minha outra herança que é a Rafaela, também linda e saudável para a glória de Deus.

O que quero passar com esse testemunho da minha vida é para que você não desista jamais, eu acreditei e confiei no Deus do impossível e alcancei a minha vitória, eu encorajo você a acreditar, confiar e a esperar o agir de Deus sobre a sua vida. 


Não há nada melhor do que viver na dispensação e na certeza que Deus é por você!!

(O livro "A oração de Jabez" é um livro que vale a pena você ler e ver a transformação na vida de um homem, que fez uma oração transformadora)





Fiquem com Deus, e até a próxima!!

Adriana Faria





 

quinta-feira, 15 de junho de 2023

Quarto de Guerra - Do livro as telas de cinema

 Após ter assistido ao filme "Quarto de Guerra" confesso que fui tomada de grande temor e fé, mais o mais marcante mesmo foi quando li o livro, a riqueza de detalhes e a fé daquela senhora idosa, mais com uma fé inabalável em Deus, a sra Clara me fez enxergar a fé com outros olhos. A acreditar que quanto mais sua intimidade com Deus for alimentada, mais você terá vontade de estar com Ele.


Confesso que na minha antiga casa, cheguei a fazer o meu cantinho também....e ali estava apenas nós 2, e foi um tempo muito bom. Já agora na nova casa, não tenho espaço para esse cantinho particular, mais tenho meu quarto que quando sozinha em casa, uso ele para minha intimidade com Deus, como no louvor de Marquinhos Gomes (fecha a porta do quarto e ora..)

A leitura desse precioso livro da qual já li 2x me faz refletir todas as vezes em que orei com aquela mesma fé de Clara e também de Elizabeth, e contemplei o mover de Deus em situações em que eu não tinha mais forças para lutar. Quando eu pensava em abrir mão, ou até mesmo a desistir, eu me lembrava do livro e então buscava forças para continuar a batalha.

Quantas vezes você pensou em desistir, em parar, em entregar tudo.....acredito que muitas vezes, mais eu te encorajo a prosseguir, a continuar, Deus escolheu você pois Ele acredita em seus soldados de guerra, e em todas as circunstâncias Ele sempre estará com você, o nosso maior problema é que sempre buscamos a Deus como o ultimo recurso, e nunca como o primeiro, se o colocarmos como primeiro em tudo que iremos fazer com certeza nosso fracasso será zero.

Pegue uma caneta e papel e comece a anotar tudo aquilo que você deseja que Deus trabalhe, seja no seu relacionamento conjugal, financeiro, familiar, no seu trabalho, vizinhança, ministério enfim em tudo aquilo que você acredita que precisa mudar, Deus sabe de tudo o que você precisa, mais Ele quer te ouvir, quer te ver pedir a Ele, peça com sabedoria e entendimento. Peça a Ele que te dê discernimento sobre todas as coisas e esteja com seu coração aberto para começar as mudanças primeiro em você, se aceite, se ame, se valorize e acima de tudo honre a Deus.

Eu oro e peço a Deus que levante homens e mulheres com disposição para a obra, com fé e com muito amor, oro por essas coisas com todo meu coração....levanta-os Senhor, Levanta-os!







Fiquem com Deus e até a próxima!

Adriana Faria

segunda-feira, 12 de junho de 2023

O poder do Perdão

 

Estudando o livro As cinco linguagens do perdão pude analisar a importância de entender o motivo pelo qual devemos pedir e liberar perdão.

Quantos relacionamentos são quebrados e frustados pela falta de perdão? Quantos casais poderiam estar juntos até hoje se o perdão tivesse encontrado espaço dentro dos corações, quantas familia poderiam estar vivendo unidas se o perdão tivesse feito parte dos seu convívio.

Nenhum de nós estamos isentos de sermos machucados por pessoas próximas, familiares, amigos, colega de trabalho, se render ao pedido de perdão é um ato de fé e amor, é se despir do seu orgulho e mostrar seu lado sensível de contentamento e de temor a Deus.

Mas porque devo pedir perdão?
- Se fossemos nos basear ao que o mundo diz, diríamos que ninguém deveria de desculpar por nada, virar a página e seguir em frente. Mais o ato de pedir perdão é um processo que deve ser lapidado e moldado, podemos dizer que é um "senso de dever moral", e que deveria vir impressa em todos os seres humanos.

Pedido de desculpas....
Ao meu ver entendo que um pedido de desculpas sincero pode se aproximar de um pedido de perdão, se quem o recebe esteja preparado para aceitar como forma de arrependimento por quem o fez.
Pedir desculpas é um ato para muitos normal de se fazer e pedir, mais já para outros é algo dificil de se fazer. Presenciei uma cena uma vez em que o marido havia magoado sua esposa a tal ponto de quase romper seu casamento, ela muito ferida me disse: Só fico com ele se ele me pedir perdão por tudo que me fez, não aceito desculpas, pois desculpas é algo que a pessoa não está disposta a liberar do fundo do coração e sim da boca pra fora...... fiquei pensando nisso que ela me falou, será mesmo que o pedido de desculpas pode ser sincero e ser comparado ao pedido de perdão? Confesso que relutei para aceitar isso como um SIM.
Mais depois de estudar alguns casos e também vivenciar alguns, pude entender que realmente existe pessoas que interpretam o ato de pedir desculpas com a mesma intensidade que o pedido de perdão.
Presenciei pessoas pedindo desculpas com tanta sinceridade em suas palavras, atitudes e sua mudança de comportamento que então mudei meu modo de ver e entender sobre essa questão.

Baseando no livro "As cinco linguagens do perdão" abordados tópicos importantes que podem nos ajudar a entender e a praticar isso em todos nossos relacionamentos, quer seja conjugal, familiar, com os filhos, trabalho e na igreja.

1- Manifestação de arrependimento:
É se concentrar na solução do problema causado pelo comportamento inadequado e na manifestação de solidariedade à pessoa que ficou magoada. A falta de sinceridade também pode ser sinalizada quando dizemos "sinto muito", só para que a outra pessoa pare de falar no assunto que incomoda.
Para algumas pessoas, ver uma manifestação genuína de arrependimento funciona como a mais poderosa linguagem do perdão. É o que as convence de que o pedido é sincero.

2- Aceitação da responsabilidade:
Não ache que justificativas eliminam a necessidade de pedir perdão, quando na verdade essas justificativas comprometem os relacionamentos. O problema é achar que fazendo isso você esta assumindo que errou.
Por isso é tão dificil para algumas pessoas dizer: Errei... pois pra essas pessoas pode dar a impressão de fraqueza. Admitir que está errado, e não ficar procurando por um culpado. 

3- Compensação do prejuízo:
Compensar um erro, fazendo o que é justo. Para muitos a compensação do prejuizo é a principal linguagem do perdão. 
As pessoas que acreditam que o esforço de compensar um erro é a maior prova de sinceridade de um pedido de desculpas. 

4- Arrependimento genuíno:
A palavra "arrependimento" significa "voltar atrás" ou "mudar de atitude". É perceber que está se comportando de maneira nociva, sentir remorso por causar algum tipo de sofrimento ou prejuízo a outra pessoa e fazer a opção por uma mudança de atitude.

5 - Pedido de perdão:
Quando se comete um ato ofensivo ou prejudicial, cria-se imediatamente uma barreira emocional entre duas ou mais pessoas. Até que esse obstáculo seja removido, o relacionamento não tem como progredir. O pedido de perdão é a tentativa de remover tal barreira. Se você descobre que a principal linguagem da pessoa é o pedido de perdão, então está diante da maneira mais óbvia e simples de resolver o problema.


Para que você possa descobrir qual a sua linguagem do perdão você precisa estar preparado e disposto a responder algumas perguntas:

1- O que espero que a outra pessoa faça ou diga?
2- O que mais magoa você nessa situação?
3- Qual é a linguagem mais importante na hora de pedir perdão?

Pedir perdão é questão de escolha
Muitos o fazem como um ato de amor, respeito, liberação de culpa, porém para outros não vale o esforço, acreditam que não há necessidade de se chegar a esse ponto, já outros buscam por culpados e jamais admitem que errou.

Aprenda a perdoar
Pra mim é até mais forte e mais dificil do que pedir perdão. Mais quando se libera o perdão à outra pessoa é como se um peso saísse de cima de nós e nos deixa leve, isso não quer dizer que passamos uma borracha, apagamos tudo e vivemos como se nada tivesse acontecido, não temos amnésia, mais sim é até lembrar do que ocorreu, mais é não sentir mais dor ao lembrar do fato.

Aprenda a si perdoar
Quantas pessoas são levadas a ficar por meses, anos com essa dor e com esse impedimento de não se perdoar por um ato falho, se deprimem, sua auto-estima é abalada emocionalmente a tal ponto que muitos não sentem mais prazer até mesmo na vida.
Quando sentimos que agimos mal, nossa autoimagem é prejudicada, ainda que nosso comportamento possa nem ter sido imoral ou mesmo muito importante. Lamentamos por não ter sido mais maduros e nos martirizamos por isso.
Aumento de depressão e ansiedade é outra razão pela qual não consegue se erguer, se sentem oprimida e acreditam que todos a sua volta irão reprimí-los e não irão perdoar e com isso cada dia mais vemos pessoas recorrendo a medicamentos, ao invés de lidar com o problema diretamente com quem os provocou.

O bom seria se todos aprendesse a pedir perdão, e a transformasse em um estilo de vida.
Não é fácil, mais pode ser aprendida.

Se você ainda não consegue pedir ou liberar perdão eu o encorajo a orar da seguinte maneira: "Pai, ajuda-me a liberar e a pedir perdão, mostra-me a quem eu preciso que me perdoe, por favor me ensine a pedir perdão de maneira eficaz, amém!"


Extraído do Livro: "As cinco linguagens do perdão" escrita por Gary Chapman e Jennifer Thomas.


Gostaria de estar orando por você, deixe nos comentários seu nome.


Fiquem com Deus, e até a próxima!!

Adriana Faria

sexta-feira, 9 de junho de 2023

Marcas do Passado



Quem não tem uma marca do passado, algo bom ou ruim que você viveu, uma lembrança, uma cicatriz, que muitas vezes lembramos e as lágrimas vem aos olhos. Falar do passado é um assunto que desperta interesse. Cristãos ou não falam sobre as feridas do passado, os abusos do passado e as memórias dolorosas do passado. Muitos buscam em fontes alheias à palavra suficiente de Deus, a Bíblia, as respostas para essa área que diz respeito ao homem interior.

Sabemos que biblicamente que o passado de uma pessoa pode afetar profundamente o seu presente e futuro. Podemos encontrar pelo menos três formas de esclarecer acerca do passado:

Primeiro, a Bíblia fala em Gálatas 6: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará".

Segundo, a palavra de Deu revela por meio de princípios claros que o passado de uma pessoa pode afetar seu futuro, no livro de Provérbios, por exemplo, argumenta repetidamente que se uma pessoa fiz "tal coisa" agora (no presente, que mais adiante será o seu passado), "tal coisa" acontecerá no futuro. "Por uma prostituta o máximo que se paga é um pedaço de pão, mas a adúltera anda a caça de vida preciosa". (Prov. 6:26)

Por último, a Bíblia fala do passado por meio de narrativas. As muita narrativas que encontramos nas Escrituras permitem ter uma visão panorâmica da vida de personagens bíblicos e perceber como as escolhas e ações do passado afetam o futuro.

Muitas vezes lembrar do passado nos trás uma sensação de tristeza, raiva, decepção, frustração, e aquela pergunta: "Porque eu tive que passar por isso?" 

Lembro que no ano de 2006, meu sogro faleceu e com isso veio a tristeza profunda ao coração do meu marido, que não aceitava a morte do pai, e a pergunta básica: "Porque o Senhor não o livrou da morte?" E quando estávamos em meio ao velório, todos que o conheciam olhavam para o caixão e se perguntavam: Nossa ele está tão diferente, parece que está dormindo, está com o semblante de feliz, e aquilo aliviou meu coração, pois dias antes de morrer, ali naquele leito de UTI ele aceitou a Jesus, então nós podíamos entender que tudo aquilo que as pessoas estavam vendo era a prova de que meu sogro estava bem, pois a enfermidade já não fazia mais parte dele. Mas meu marido queria que tivesse tido a cura, e aquilo ficou marcado em seu coração por mais de um ano, ele ficou magoado, triste e desanimado. Até chegar ao ponto dele entender tudo o que aconteceu naquele velório, o porque das pessoas falarem tudo aquilo, então ele compreendeu que o propósito de Deus na vida do seu pai não era a cura física, mas a cura espiritual, era tirar ele daquele vida e de como ele vivia, e ser liberto. Quando finalmente ele compreendeu tudo o que tinha acontecido aquelas marcas do passado se curou sobre a sua vida, então ele voltou a viver, a sorrir e a entender que o propósito de Deus não vai mudar por um capricho nosso, mas irá permanecer até o fim.

Não podemos viver nos lamentamos por aquilo que perdemos, por aquilo que não está ao nosso alcance, para de se lamentar pelas marcas do passado, se posicione em ser livre do seu passado, livre dos maus pensamentos, pelo emprego que você tinha, pela casa que você tinha, pelo carro, pelo dinheiro....é passado!!! Aquele famoso ditado: "Quem gosta de passado é museu" se torna uma verdade, porque ficar vivendo no passado é se esquecer que você tem um Deus que renova suas forças todos os dias, que caminha contigo, que te ama incondicionalmente e que entregou seu único filho pra morrer em nosso lugar, e que carrega consigo as marcas dos cravos em suas mãos.

Você tem a oportunidade de viver o novo de Deus, levante-se agora como um servo, uma serva de valor e avance. Não lamente, não questione, não duvide, apenas tenha fé. Pode ter certeza que tudo isso que você viveu foi para seu crescimento, entenda que se você está aqui hoje é porque o Senhor te sustentou e te livrou, curou suas feridas e fez você uma nova pessoa.

A perspectiva bíblica é completamente diferente quando se fala de passado, nossa memória é um dom do nosso Criador. Deus criou seus filhos com a capacidade de lembrar, e o passado pode ser de grande benefício espiritual para nós. Veja alguns exemplos:

1- O passado nos ajuda a enfrentar os desafios com força e confiança (1 Sm 17:37)

2- O passado no ajuda a lidar com as provações. (Jó 2:10

3- O passado nos ajuda em direção ao arrependimento. (Ap. 2:5)

4- O passado nos mantém humildes. (Dt.9:7)

5- O passado nos ajuda a perdoar. (Mt. 18: 32-33)

O fato é que enquanto o mundo costuma falar sobre o passado de um ponto de vista negativo, as Escrituras mostram de várias maneiras que o passado pode ser de grande ajuda no processo de crescimento que Deus opera em nós.

O passado de uma pessoa pode ser uma ajuda ou um obstáculo. A chave para lidar com seu passado (falando biblicamente) envolve dois pontos: Primeiro, o cristão deve procurar tirar o melhor proveito possível daquilo que Deus quer usar para ajudá-lo a crescer - com relação ao seu passado. Segundo, o cristão deve fazer tudo quanto estiver ao seu alcance para romper todos aqueles laços de passado que impedem a santificação. Isso inclui pecados não confessados, as restituições deixadas para trás, a amargura e o descuido no aprendizado das lições que Deus quer ensinar a partir das circunstancias tanto do passado em que fomos culpados como do passado em que sofremos quando inocentes.

Peça a Deus sabedoria, discernimento e forças para vencer quaisquer obstáculos que te impedem de superar seu passado. 



Fiquem com Deus e até a próxima!

Adriana Faria

terça-feira, 6 de junho de 2023

É necessário amadurecer






Quando meu filho estava com 7 anos começou a sentir fortes dores nos pés, após alguns exames com um ortopedista especialista em pés, foi diagnosticado com a síndrome da dor do crescimento, o que o levava a ficar com o seu pezinho imobilizado por longos períodos, as vezes seu pé direito, outras vezes o pé esquerdo, isso durou cerca de quase 2 anos, idas e vindas do ortopedista, remédios, gessos, muletas, tudo para ajudar ele a passar essa fase, cerca de 10 a 20% das crianças sofrem com esse tipo de dor, que mesmo benigna causa alguns desconfortos, mas ele venceu e superou a tudo isso.

O que quero dizer com tudo isso? 
É que amadurecer dói, porque crescer dói, mas precisamos entender que o processo das dores do crescimento nos elevam e nos empurram para um propósito e mesmo que para isso tenhamos que passar com alguns desconfortos e sair da nossa zona de conforto no final veremos que valeu a pena. 

Quando estamos sendo esticados, ou sendo amassados como o barro, ou sendo amolados por um ferreiro, é melhor que seja pelas mãos do nosso Deus. Que sabe a forma exata de trabalhar e a quantidade exata que precisamos para estar de acordo com aquilo que Ele sonhou para cada um de nós, as vezes precisamos um pouco mais de preparo, para poder estar prontos para o propósito. 

Precisamos entender que já não é mais tempo de ficar na infância da vida, é necessário crescer, evoluir, ser homens e mulheres crescidos em sabedoria e graça, e deixarmos que pequenas coisas da vida nos tire do foco, já não é tempo de ficar de carinha feia, é hora de amar, de anunciar o evangelho, de entender que seu propósito é servir ao Rei e não de ser servido.

Estamos à porta da vinda do Cordeiro, então já é hora de deixar de lado tudo aquilo que te tira do foco, tudo aquilo que não merece lugar de destaque que te leva pra baixo, já é hora de fazer as escolhas certas, eiiii você cresceu, lembra? 

Crescer espiritualmente faz parte do processo, é entender que o novo convertido precisa de um pouco mais de atenção que você, é entender que seu pastor tem as 99 também para cuidar, é deixar de querer ser o centro das atenções e ser parte da multidão.

Amadurecer envolve muitas coisas, das quais você precisa estar disposto a entender e a querer isso para sua vida, as vezes brinco com minha filha caçula, enquanto viajamos vejo ela dormindo na banco de trás sem se preocupar com nada, tirando aquilo soninho gostoso, e comento: "aproveita minha filha, a vida passa muito rápido, e logo as responsabilidades chegaram para você também". 

Como alcançar maturidade espiritual?

Você pode alcançar maturidade espiritual se aproximando de Jesus e pondo em prática as coisas que a Bíblia ensina.
O amadurecimento é um processo constante ao longo da vida cristã. Há sempre mais para aprender e espaço para crescer. Por isso é importante ter humildade para entender e procurar mais maturidade espiritual.

Tudo que você precisa para começar é: a palavra de Deus, a ação do Espírito Santo em sua vida e o desejo de aprender. Com o tempo, você vai se tornar mais maduro, se você fizer essas quatro coisas:

1. Estudar a Bíblia

A Bíblia é a palavra de Deus que ensina tudo que você precisa para viver como cristão maduro, agradando a Deus (2 Timóteo 3:16-17). Acima de qualquer outra palavra ou personalidade, a Bíblia é a autoridade máxima e o fundamento da fé cristã. Se você quer amadurecer ao ponto de não ser enganado por ensinamentos errados, você precisa conhecer a Bíblia.

Leia a Bíblia, estude-a e pense naquilo que diz. Nela, com a orientação do Espírito Santo, você vai encontrar a sabedoria de Deus.

2. Aplicar o que você aprende

Você pode ter muito conhecimento da Bíblia mas, se você não aplicar, nada disso tem valor! Você precisa obedecer à palavra de Deus. Jesus disse que a pessoa que ouve suas palavras mas não as põe em prática é como um homem que construiu uma casa sem alicerces, que caiu na primeira tempestade (Lucas 6:49). O alicerce para uma vida madura é obedecer a Deus.

A Bíblia diz para amar seus inimigos. Se você não ama seus inimigos, isso vai ser um entrave no processo de amadurecimento. A Bíblia diz para ser generoso. Se você não é generoso, não vai conseguir alcançar uma maior maturidade. E assim por adiante. Somente quando você muda sua vida para estar mais de acordo com a palavra de Deus é que você cresce.

3. Orar

Deus não espera que você amadureça sozinho! Ele está sempre próximo para lhe ajudar. Ore, fale com Deus, e peça Sua ajuda para ficar mais maduro. Quando você fala com Deus, você aprofunda seu relacionamento com Ele e aprende mais dele.

Você pode orar em todo tempo. Deus está sempre ouvindo e tem sempre sabedoria e amor para oferecer (Tiago 1:5). A oração é uma parte muito importante da vida de um cristão maduro.

4. Participar de uma igreja

Por mais que você tente, você não vai conseguir amadurecer sozinho, sem contato com outros cristãos. Jesus fundou a igreja para que todos pudessem ajudar uns aos outros a crescer e ficar mais maduros. Quando você se envolve em uma igreja local, você tem muitas oportunidades para amadurecer (Efésios 4:14-16).

 
Nenhuma igreja é perfeita. Todos os cristãos estão em processo de amadurecimento. Mas, juntos, nos aproximamos mais de Deus e temos a oportunidade de pôr em prática aquilo que Deus no ensina. Não se isole. A Bíblia diz que a igreja é o corpo de Cristo e todos os membros precisam uns dos outros (1 Coríntios 12:21-23)

O que acontece quando alguém não amadurece?

Quando um cristão não amadurece espiritualmente, seu relacionamento com Deus sofre e continua cometendo muitos pecados (1 Coríntios 2:1-3). Sua capacidade para distinguir entre o bem e o mal e tomar decisões certas continua fraca e nunca vive a vida plena que Jesus tem para lhe oferecer.
Infelizmente, existem muitos cristãos que não se tornam espiritualmente maduros. Isso acontece porque é difícil largar os velhos hábitos da vida antes de Cristo. Os maus hábitos impedem de ir além do básico sobre a salvação. A Bíblia avisa que não deve ser assim ( Hebreus 5:11-14). É bom lembrar os fundamentos da fé cristã mas o cristão maduro já conhece a verdade da salvação e quer aprofundar seu conhecimento e relacionamento com Deus.



Vamos assumir uma posição madura e crescer?


Fiquem com Deus e até a próxima!

Adriana Faria

Por que estamos tão sem tempo?

Vivemos em uma geração marcada pela correria. Os dias parecem curtos demais para as tarefas, e a frase “estou sem tempo” se tornou um bordão...